Em tempos de crescente obesidade canina, a quantidade de comida que deve ser oferecida por dia é uma preocupação dentre os tutores responsáveis. Por isso hoje venho contar para você quantas vezes deve alimentar seu cachorro por dia. Vamos lá?

A primeira informação que você precisa ter em mente é que sim, cachorros possuem uma frequência de alimentação correta. Além disso, é importante saber que esta frequência depende da raça e do porte, ela também varia de acordo com a idade. Todas essas informações vamos passar para você agora mesmo.

Rotina alimentar

A frequência de alimentação e quantia correta de ração são dois elementos muito importantes para garantir a saúde do seu amigão. Ao estabelecer uma rotina, fica muito mais fácil seguir esses dois fatores, fazendo com que tanto você quanto o cachorro se acostumem com os horários onde as refeições são servidas.

Isso garante que ele estará com apetite naquele momento e também que você saberá quando e quanto ele comeu naquele dia. Esta prática tem inúmeras vantagens para a saúde canina e também para a higiene da sua casa já que a ração pode atrair insetos e até mesmo ratos.

Leia também: Qual o melhor tipo de ração para os cães?

alimentar

Quantidade correta

Tudo depende da idade do seu cachorro. Isso porque dependendo da faixa etária há um gasto de energia diferente que precisa ser considerado. Veja bem, filhotes entre 2 e 4 meses precisam ser alimentados 4 vezes ao dia. Já filhotes de 4 a 8 meses, 3 vezes ao dia e cães saudáveis a partir dos 8 meses, 2 vezes. ao dia.

Já a quantidade, é necessário que você consulte a embalagem da ração que você compra pois cada uma possui uma indicação diferente. Algumas rações são mais calóricas, outras tem mais proteínas e por isso já na embalagem existem tabelas que dividem a quantidade que deve ser oferecida de acordo com o peso do cachorro. Vale lembrar que todas essas orientações levam em consideração que seu cão seja saudável.

Caso ele possua doenças hepáticas ou outras em geral é preciso que você siga a orientação do seu veterinário de confiança. Faça sempre um check-up a cada seis meses e sempre siga as orientações de dieta dadas pelo profissional para evitar que quatros de doença se agravem.

Por que não posso oferecer a ração apenas uma vez por dia?

Deixar a ração disponível durante todo o dia não é bom, mas dá-la apenas uma vez é pior ainda. No caso de filhotes, há um grande risco de que acabem desenvolvendo hipoglicemia e até mesmo doenças hepáticas sérias. Isso porque eles passariam muito tempo sem nenhum alimento no estômago e seu corpo precisa de calorias para crescer. Dentre os sintomas mais comuns da hipoglicemia podemos destacar a letargia, apatia e até mesmo convulsões.

Sabe aquela sua tia que disse que cachorro só come a noite em função dos instintos? Esqueça ela. Este tipo de afirmação é totalmente incorreta e deixar seu cachorro com fome durante o dia inteiro pode causar sérias complicações na saúde do seu cachorro. Cachorros são esfomeados e se ficarem sem se alimentar durante o dia, quando finalmente a ração for servida eles irão se alimentar rapidamente, sobrecarregando seu sistema digestivo. Além disso, não irá absorver corretamente os nutrientes e poderá ter diversos sintomas incômodos como vômito, gases, congestão, asfixia – engasgo – e torção gástrica.

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro por dia? 2

Meu cachorro pulou uma refeição, o que devo fazer?

Se você dá o alimento corretamente, duas vezes por dia, porém ele pulou uma refeição, é importante ficar atento. Como dissemos acima, comer tudo de uma vez só não é legal para a saúde do cãozinho e é necessário que ele coma com a frequência de 2x por dia. Entretanto, caso ele tenha pulado uma refeição, não significa que ele esteja doente ou algo parecido. Só é importante monitorar para saber se ele está fazendo isso com frequência ou se foi algo esporádico.

É importante que você observe o que pode estar acontecendo. Em dias quentes, por exemplo, é normal que o cachorro deseje se alimentar menos. Além disso, existem raças que são mais seletivas e talvez o cheiro no pote ou na própria ração o tenha deixado sem apetite. Outro fato importante a ser observado são os petiscos. Não exagere na dose durante o dia, dando apenas às vezes e só quando ele merecer.

Com saúde não se brinca

É muito importante que você mantenha a saúde do seu amigo peludo em dia, sempre fazendo as vacinas corretas, seguindo o cronograma de desparasitação e também levando-o ao veterinário para check-ups e também em qualquer sinal de que algo esteja errado. Apenas a sua observação constante é capaz de salvar a vida do seu cãozinho.