Macarrão é um alimento delicioso e não há um ser humano que não o adore. Entretanto, será que podemos da-lo para nossos cachorros também? É seguro ou devemos evitar? É hora de descobrir!

Aqui há uma resposta difícil, isso porque o macarrão não é tóxico nem matará seu cachorro ou irá prejudica-lo. Porém, não é saudável come-lo. O macarrão tradicional é feito apenas com farinha, água e alguns ovos ou óleos, logo não há nenhum ingrediente prejudicial. Porém, nenhum deles também é necessário ou saudável necessariamente. É claro, este é um alimento rico em carboidrato, logo também possui glicose que é essencial para o funcionamento do cérebro e dos músculos, assim proporcionando toda energia necessária.

Um macarrão integral é a forma mais fácil de fazer com que o cachorro ingira carboidratos complexos, capazes de liberar energia lentamente. Logo, não há uma super onda de energia seguida de um acidente. O macarrão integral também possui baixo nível de sódio e é totalmente livre de colesterol, também possui alguns nutrientes interessantes como ferro e vitaminas do complexo B. Nela você encontra 25% das fibras necessárias para regularizar a digestão e melhorar a consistência das fezes.

Cachorros que possuem diabetes se beneficiam do macarrão integral devido ao baixo índice glicêmico, assim não fazendo com que a glicose no sangue aumente rapidamente. Porém, vale ressaltar que ele não evita o ganho de peso. Por isso cachorros com sobrepeso ou obesos precisam come-lo com muito cuidado. O macarrão precisa ser um agrado, um deleite ao animal, isso porque oferecer diariamente não fará nada bem ao seu organismo.

Leia mais: Cachorro pode comer batata doce?

Posso dar macarrão para o meu cachorro? 3

Mas e os molhos?

Aqui mora o perigo. Você comeu na vida algum molho para macarrão que não possuísse cebola ou alho? Certamente não, porém preciso lembra-lo aqui que tanto o alho quanto a cebola são incrivelmente tóxicos para os cachorros. Ambos possuem um grande poder de ataque aos glóbulos vermelhos, assim fazendo com que eles se rompam, criando uma potencialmente fatal anemia hemolítica.

Dependendo do consumo, é necessário que se faça uma transfusão de sangue completa para evitar a morte do cachorrinho. Por isso, mantenha os molhos longe dos cães. Todo molho pronto possui alho e cebola, seja ele dissolvido, inteiro, em pó ou de qualquer outra forma. Por isso, torne este um alimento totalmente proibido!

Importante

Apesar dos benefícios do macarrão integral que eu citei, não há a menor necessidade de você dar macarrão ao seu cachorro. Isso porque os mesmos benefícios são facilmente encontrados em outros alimentos mais saudáveis e com menor quantia de carboidratos. A massa é mundialmente conhecida por seu poder no engorde tanto do ser humano quanto dos cachorros, então evite alimenta-lo com produtos que possam causar sua obesidade. A obesidade canina é um problema seriíssimo que precisa ser lembrado sempre.

Cachorros obesos tendem a desenvolver problemas nas articulações, diabetes, colesterol e diversos outros problemas que afetam diretamente sua qualidade de vida. Preze sempre por manter seu cachorro saudável e feliz, por isso evite este tipo de alimento gorduroso. Mantenha-se na ração ou em um cardápio orgânico estipulado pelo veterinário. Além de tudo isso, existem cachorros que são alérgicos a trigo e a glúten também, por isso toda a atenção é pouco nestes casos.

Além disso, existem raças que possuem pré-disposição genética a obesidade, são elas: Labrador, Pug, Basset Hound, Dachshund (linguicinha), Beagle, Rough Collie, Bulldog Inglês e Roxer. Cachorros idosos, castrados, sedentários ou braquicéfalos também possuem tendências a obesidade.

Também é sempre importante relembrar que antes de dar qualquer tipo de alimento novo ao seu cachorro, é de suma importância que você questione seu veterinário sobre isso. Só ele conhece todas as informações do seu cachorro, sabe qual é sua raça, porte e também pré-disposições genéticas. Por isso, sempre respeite a opinião do profissional e principalmente, a siga!

Posso dar macarrão para o meu cachorro? 4

Má digestão do macarrão

É possível que seu cachorro não se adapte bem a este alimento e por isso tenha alguns sintomas de má digestão. É importante conhece-los para saber o que fazer nestas situações. Veja a seguir os principais sintomas que poderão acontecer caso seu cachorro esteja com má digestão devido a alergias ou intolerâncias:

  • Diarreia;
  • Flatulência em excesso;
  • Vômito;
  • Inchaço;
  • Dor na região;
  • Mal-estar.

Caso você acredite que estes sintomas estão perdurando, não hesite em visitar seu veterinário de confiança. Só ele poderá ajudar seu cachorro neste momento difícil. Também é muito importante mantê-lo hidratado, por isso disponibilize água fresca constante. Todo o cuidado é pouco e caso ele tenha se sentido assim na primeira vez que você deu macarrão, não dê nunca mais.

Você conhecia essas informações? Comente!