Doenças de pele sempre são assustadoras, afinal elas logo aparecem provocando machucados e quedas de pelo. Por isso, é normal que tutores fiquem apavorados e pensando nisso hoje vamos falar sobre a papilomatose canina, uma doença dermatológica que atinge cachorros. Vamos saber mais sobre ela?

É importante ressaltar que independente do que você leia aqui, caso tenha qualquer suspeita de que seu cachorro esteja com papilomatose canina, marque uma consulta veterinária imediatamente. Apenas um profissional poderá diagnosticar o problema com precisão e trata-lo. Tudo bem? Tudo bem. Agora, vamos lá!

O que é papilomatose canina?

A papilomatose canina é uma doença causada pelo papilomavirus, ela causa pequenos tumores de pele que na maior parte são benignos. Esta doença viral aparece principalmente em cachorros, sendo rara sua incidência em gatos. Ela é transmitida através do contato direto com cães infectados e indiretos também, através de sangue ou saliva. Esta não é uma doença transmissível para os seres humanos, sendo bem específica da raça.

Leia também: Cachorro pode ter acne? Quais as causas?

O que é a Papilomatose canina? 3

A papilomatose possui um período de incubação que varia entre um e dois meses, inclusive um animal que a possui no organismo só manifestará a doença após o período de incubação. Não há uma predisposição de raças ou gêneros, ele apenas se aproveita de animais que estejam com um sistema imunológico mais fraco para se espalhar. Assim, ela acaba atingindo mais cachorros idosos, filhotes ou imunodeprimidos devido a outras doenças.

Sintomas

Os sintomas são bastante aparentes, por isso caso você veja qualquer sinal semelhante ao que vamos descrever é importante que você visite um veterinário rapidamente. Veja:

  • Verrugas em formato de couve-flor duras, irregulares e ásperas;
  • Cor que varia entre cinza, rosa e negro;
  • São localizadas ou multifocais;
  • Possuem tamanho variável;
  • Aparecem na mucosa oral, faringe e pele também, sendo a face, lábios, pálpebras, espaço interdigital e coxins os locais mais comuns;

Se localizada na boca causará:

  • Mau hálito;
  • Salivação em excesso;
  • Dores;
  • Úlceras;
  • Hemorragias;
  • Dificuldade para engolir;
  • Obstrução parcial ou completa da faringe.

Se localizada nos olhos e pálpebras, causará:

  • Acuidade visual afetada;
  • Blefarospasmo (piscar constantemente);
  • Dor;
  • Conjuntivite.

Diagnostico da Papilomatose Canina

Para diagnosticar esta doença viral o veterinário precisará fazer um exame físico, assim analisando a aparência das verrugas. Inclusive, sua aparência específica faz com que o profissional não tenha dúvidas de que esta seja a doença já na hora da consulta. Porém, é preciso coletar amostras do tumor para que seja feita uma biópsia e em seguida uma análise histopatológica ou PCR.

O que é a Papilomatose canina? 4

Tratamento

Em geral, não é realizado nenhum tipo de tratamento devido a forma como a doença age. Ela regride de forma espontânea entre quatro e seis meses após aparecer, podendo prolongar no máximo até 12 meses. Entretanto, caso as verrugas infeccionem, ulcerem ou haja perda na qualidade de vida devido ao comprometimento da visão ou deglutição, é indicada a remoção cirúrgica. Dependendo do caso e do veterinário, também podem ser realizadas crioterapia – remoção pelo frio – ou eletrocauterização para a retirada das verrugas, porém nem toda clínica possui acesso a essas ferramentas.

Medicamentos e Prevenção

Existe hoje uma vacina que possui o papiloma vírus na intenção de estimular o organismo a se defender dele. Porém, é importante que seu cachorro tenha um bom sistema imunológico pois do contrário poderá causar o efeito contrário, desenvolvendo os papilomas e outros problemas mais graves. Existem também alguns remédios que podem ser utilizados como azitromicina, interferon e imiquimod, porém diversos veterinários não acreditam em sua eficácia. A quimioterapia também pode ser indicada para não espalhar as verrugas.

Infelizmente não há nenhum tipo de remédio caseiro que irá ajudar você neste caso. A única coisa que você pode fazer é aplicar um pouco de óleo de rícino, ele irá diminuir a irritação e o incômodo causado no seu cachorro. É muito importante que você não demore para leva-lo ao veterinário para diagnosticar o problema, isso porque existem inúmeras doenças dermatológicas e apenas um profissional é capaz de fazer o diagnóstico preciso.

Atenção

Esta é uma matéria com fins educativos e não tem o propósito de substituir uma consulta veterinária. O Cachorro Amigo tem como objetivo ajudar você, tutor, a estar sempre informado e preparado diante das adversidades que podem ocorrer. Entretanto, nós não temos capacidade de diagnosticar seu cãozinho. Apenas um veterinário formado, registrado e com experiência poderá fazer isso. Então, não demore para marcar uma consulta e obter o diagnóstico preciso.

Você sabia de tudo isso? Seu cachorro já desenvolveu papilomatose canina? Conte para a gente como foi!