Muitas raças surgiram devido a necessidade de que trabalhassem para ajudar o ser humano, seja protegendo, caçando ou ajudando no abate de animais. Porém, o mundo evoluiu e hoje as funções dos cachorros trabalhadores são outras. Conheça 6 profissões realizadas por cachorros!

Segundo os pesquisadores, a domesticação dos cachorros começou há cerca de 30 mil anos! Desde este período eles realizam atividades cotidianas e ajudam os seres humanos nas mais diversas tarefas como dissemos acima. Porém, com a passagem do tempo nossas necessidades foram se transformando, além disso o potencial dos cachorros começou a ser visto cada vez mais, trazendo inúmeras novas profissões.

1. Cachorro policial

Esta você conhece, afinal não exite cachorro mais marcante do que Jerry Lee, o Pastor Alemão de K9: Policial Bom para Cachorro. Faz algum tempo que a força policial descobriu o grande potencial dos cachorros como policiais, sendo muito eficientes no rastreio de drogas, na proteção do policial e também nos ataques contra os bandidos quando necessário. Sua audição aguçada também é de grande importância na profissão.

Se bem treinados, os cachorros policiais se tornam imprescindíveis em uma força policial, auxiliando em apreensões, salvamentos, rastreio e recuperações de provas. As principais raças escolhidas para desempenhar essas funções são Pastor Alemão, Pastor Belga e Labrador.

profissões

2. Pastor

Esta faz parte da lista de profissões mais antigas para os cachorros. Eles são peça fundamental em diversas fazendas ao retor do mundo, ajudando a pastorear ovelhas, gados e cavalos. Todo cachorro pode ser pastor desde que desenvolva relação com a criação de animais. Basta que ele aprenda a guiar os animais para conseguir a profissão, entretanto algumas raças são tradicionais neste posto. São elas: Old English Sheepdog, Collie, Australian Shepherd, Pastor Alemão e Pastor Belga.

3. Terapeuta

Sim, cachorros podem ser excelentes terapeutas. Isso porque não haja ninguém no mundo que não fique feliz ao ver um cachorro abanando seu adorável rabinho. Existe todo um ramo da medicina que estuda e realiza a chamada terapia assistida com animais. Ela possui o objetivo de melhorar o humor do paciênte e também aumentar sua imunidade. Esta prática é chamada de zooterapia.

Os zooterapeutas ajudam muito na recuperação de pessoas doentes e em recuperação, isso além de também auxiliarem em casos como depressão, ansiedade e diversos transtornos psiquiátricos também. Inclusive, hoje existem Animais de Assistência Emocional que tem a função de acompanhar seus donos com transtornos psiquiátricos para lhes manterem calmos e seguros.

4. Resgate

Os cachorros com certeza são excelentes na profissão de resgate devido a seu faro apuradíssimo unido a sua excelente audição. Por isso, são imprescindíveis na hora de buscar alguém desaparecido. Também são fundamentais em situações de desmoronamento, acidentes, avalanches e diversas outras situações de risco onde existem pessoas que precisem ser localizadas ainda com vida.

Já parou para pensar em quantas vidas não foram salvas graças ao olfato canino? Dentre as raças mais escolhidas para a função estão Pastor Alemão, Border Collie, Labrador, Golden Retriever, São Bernardo e Springer Spanel.

Conheça 6 profissões realizadas por cachorros 2

5. Farejadores

Existem cachorros que trabalham apenas como farejadores, sendo esta uma das profissões mais utilizadas desta lista. Todo aeroporto possui sua própria equipe assim como as fronteiras também. Além disso, o que seria do DENARC sem estes animais espetaculares? Graças a seu olfato apurado, os cachorros treinados são capazes de sentir o cheiro de drogas, explosivos e também substâncias proibidas. Isso auxilia muito no combate a diversos crimes.

Também existem cães farejadores que trabalham em outros ramos de localização como a gastronomia, por exemplo. Existem os chamados caçadores de trufas, cães treinados para localizar o sofisticado ingrediente da alta gastronomia. Dentre as raças mais utilizadas como farejadoras estão Labrador, Golden Retriever, Beagle, Border Collie e Pastor Alemão.

6. Guias

Os cães-guia possuem uma das profissões mais louváveis de todas. Isso porque são eles os responsáveis por auxiliar pessoas que possuem deficiências visuais ou ainda necessidades especiais. Para chegar ao título de cão-guia um cachorro passa por um sério treinamento para que consiga evitar todo e qualquer acidente que possa acontecer no dia-a-dia de uma pessoa que não consegue enxergar.

Infelizmente, não existem muitos cães-guia no Brasil devido ao alto custo de treinamento. Dentre as raças mais utilizadas para a função temos Labrador, Pastor Alemão e Golden Retriever.

Você sabia que os cachorros poderiam desempenhar tantas funções? É incrível como os cães conseguem nos ajudar em tantos âmbitos, não apenas nos dando amor como salvando nossas vidas. Você considera que existam outras profissões que deveriam estar na lista? Comente! Use nosso campo logo abaixo para isso… 😉

Espero que tenha gostado da matéria!