Este não é um problema muito comum, porém diversos tutores o relatam pra gente e hoje vamos esclarecer a questão. Afinal, por que cachorro faz xixi na cama? É o que iremos descobrir!

Existem algumas razões para que este problema ocorra e você precisa identifica-la antes de tentar corrigir o problema, por isso vamos falar sobre as duas causas mais comuns a seguir. Então, preste atenção para saber como resolver os xixis fora de lugar.

Saúde

Existe a possibilidade do xixi na cama ser ocasionado por algum problema de saúde, provavelmente incontinência urinária. Este é um problema comum em animais que foram castrados e precisa da atenção do seu veterinário de confiança. Além da castração, a incontinência urinária pode ser causada por problemas como pedras nos rins, aumento na ingestão de água (devido a alta ingestão de sal), infecção urinária e outros problemas na região.

Por que cachorro faz xixi na cama? 3

Por isso, se seu cachorro começou a fazer xixi na cama há pouco tempo e além disso seu comportamento mudou, é importante que você leve-o diretamente ao veterinário para descobrir o problema. Lá serão realizados exames para identificar o problema e trata-lo. Assim que curado, o cachorro irá parar de fazer xixi na cama.

Problema de comportamento

Se você estiver enfrentando este problema com um filhote, certamente é por motivo comportamental. Neste caso você precisa ter paciência pois precisará ensina-lo a fazer xixi no local correto. Sempre que ele urinar no lugar correto, dê-lhe um petisco para que entenda onde deve fazer xixi.

Aproveite e leia também como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo.

Além disso, seu cachorro pode simplesmente estar agitado ou ansioso demais. Por estar se sentindo estranho, ele corre para a cama por ser ali um lugar onde encontra conforto e carinho e o acidente acontece. Ele também pode fazer isso para ficar com você nesses momentos e se for o caso, o ideal é que você o ignore quando fizer isso.

Também é importante definir um lugar para seu cachorro naquele ambiente, com uma caminha confortável, um cobertor, brinquedos e com o cheiro do tutor. Assim, com o tempo lá será a referência para local seguro – com certeza é mais fácil lavar uma pequena cama de cachorro em caso de acidente do que seu colchão, hehe.

Caso isso esteja se tornando um comportamento recorrente, é importante consultar seu veterinário de confiança e contar a ele o quanto seu cachorro se sente ansioso. Assim, ele poderá ajudar você a resolver o problema.

Importante

Estas são apenas as razões mais comuns, porém existem uma série de problemas de saúde e transtornos comportamentais que podem estar causando o problema. Seu cachorro pode estar com medo de outros animais, estar com doenças neurológicas, desconfortável no local, estressado, com ansiedade de separação e diversos outros motivos.

Por isso, sempre que houver alguma mudança de comportamento que você considere estranha em seu cachorro, leve-o ao veterinário. Apenas ele conhecerá bem seu amigão e poderá fizer qual a razão mais provável. Não brinque com a situação nem brigue com seu cachorro por isso.

Por que cachorro faz xixi na cama? 3

Como tirar o cheiro de xixi na cama

O primeiro passo é absorver a urina com toalhas de papel. Faça isso o mais rápido possível pois quanto mais tempo a urina ficar no colchão, mais difícil será devido a penetração no tecido. Depois, é importante retirar toda a roupa de cama e lava-la na máquina usando os produtos regulares de lavagem e também 1/2 copo de vinagre morno. Se for possível, lave os lençóis com água morna.

Voltando ao colchão, após retirar todo o excesso de urina é importante que você espalhe bicarbonato de sódio por todo o local. Então, aguarde 1h30 para que ele aja corretamente. Depois disso, aspire o bicarbonato de sódio com um aspirador e misture em um copo água morna em 1/2 copo de vinagre branco e o borrife por toda a área do colchão. Após agir por 30 minutos, retire o excesso e deixe o colchão naturalmente. Caso tenha pressa, você pode secar a área com secador de cabelo a uma distância de 20 centímetros.

Dica importante: Não deixe seu colchão no sol para secar. Isso porque pode até ser que o cheiro da urina seja amenizado, porém a mancha ficará muito maior e mais forte. O irritante neste caso é que as manchas dificilmente saem, por isso é importante ter cuidado nesta etapa até mesmo com o secador de cabelo.

Mas então, seu cachorro está fazendo xixi na cama? Você já sabe a razão? Conseguiu resolver? Comente! Conte para a gente como foi o seu caso.