Canecas para Presente

Cachorros são seres carnívoros, logo, precisam se alimentar principalmente com carne. Na antiguidade, eles precisavam caçar para comer e – obviamente – não cozinhavam para comer. Porém, será que hoje eles podem comer carne crua? Será que é seguro? Descubra agora!

Então, depende do especialista. O que? Acontece que os veterinários discordam neste assunto. Isso porque existem inúmeros parasitas e patógenos na carne que podem causar problemas de saúde no seu amigão. Entretanto, outros acreditam que ao cozinhar a carne, você perde uma série de enzimas e probióticos naturais, isso além de algumas vitaminas. Mas e agora, em quem acreditar?

Leia também: Cachorro pode comer canela?

carne crua

Devido a domesticação, o corpo do cachorro mudou muito ao longo dos anos. É claro que isso inclui sua fisiologia digestiva, isso além de outras estruturas que causam a grande diferença que existe hoje entre cachorros e lobos. Hoje, um cão é considerado um ser onívoro – ou seja, que come também frutas, verduras e legumes além de carne para complementar sua dieta. Lobos não são capazes de digerir este tipo de alimento, por exemplo.

Porém, a domesticação ainda garante que cachorros possam comer carne crua devido a seus dentes fortes, estômago pequeno e musculoso – capaz de digerir tranquilamente o alimento – intestino curto – o que impede que a carne estrague durante a digestão – e também sucos digestivos poderosos para assimilar a proteína. Ou seja, o sistema digestivo do cachorro digere tranquilamente a carne crua, inclusive prefere que ela seja consumida assim.

Porém, os veterinários tem razão ao afirmar o perigo de consumi-la assim devido aos patógenos e parasitas que ficam na carne crua. Existem inúmeras infecções e problemas alimentares que podem ser causados por estes agentes como a salmonela, E.coli ou ainda triquinoses. Para impedir que seu cachorro acabe tendo estes problemas, é importante que você congele a carne e antes de servi-la, que passe levemente na chapa antes de servir. Você também pode cozinha-la ligeiramente, tudo com o objetivo de terminar com o risco de doenças.

Entretanto, a grande verdade é que quem irá escolher como prefere comer é o cachorro mesmo. Alguns cachorros simplesmente salivam só de ver uma carne crua enquanto outros desprezam o alimento. Raças pequenas, filhotes e idosos em geral não são muito fãs de comer a carne assim.

Tá, mas carne crua faz bem para o cachorro?

Veja bem, cachorros são e sempre serão carnívoros. Mesmo que sua evolução os tenha tornado onívoros, a carne ainda possui papel imprescindível na alimentação deles. Por isso, é muito importante que ela seja a maior parte de sua alimentação diária. A carne crua, com os devidos cuidados mencionados acima, é muito boa para o organismo dele já que dada desta forma mantém uma série de probióticos, enzimas e vitaminas que são simplesmente maravilhosas para o corpinho carnívoro dos cães.

Entretanto, é preciso ter alguns cuidados que jamais devem ser esquecidos. Primeiro, lembre-se que o estômago dos cães é pequeno, por isso devem ser dadas pequenas porções de carne de cada vez. Para ter uma boa ideia da quantia, o ideal é perguntar a seu veterinário de confiança pois ele poderá calcular a partir do porte, raça e idade do seu cachorro. Além disso, é importante não servir as vísceras da carne para o cachorro pois elas estão muito intoxicadas. Como assim? Simples. As vacas, por exemplo, recebem muita medicação e hormônios e todos estes são metabolizados no fígado. Logo, seu órgão acaba acumulando estes resíduos que não fazem nada bem ao cachorro.

Então, qual carne devo dar?

É importante que você compre sempre carne magra, optando sempre por ovelha, cabra ou vaca. Se seu cachorro tiver porte pequeno, aposte na carne de aves e coelhos. É claro, essas carnes são mais caras e por isso, caso você não tenha muito para investir, vou dar uma dica de ouro. Vá até o açougue mais próximo e peça sobras de carne magra. Durante os cortes, é comum que sobre alguns pequenos pedaços e estes são mais do que suficientes para seu cachorro. Assim, você economiza um dindim e deixa seu cachorro felizão!

Como dar a carne ao cachorro

É importante que você opte pela carne congelada para evitar os parasitas e patógenos que falamos lá em cima. Porém, na hora de servir a carne, você deve esperar que ela descongele completamente e fique à temperatura ambiente. Você não precisa moê-la, sendo suficiente apenas corta-la em pedaços menores.

Cachorro pode comer carne crua? 2

Passe a carne em uma chapa fervente (frigideira, chapa, panela ou o que você tiver em casa) para garantir que ela fique segura aos cães. Então, a sirva e espere para ver a satisfação canina. Você pode fazer isso diariamente, certamente o corpo do seu cão irá agradecer a grande quantia de proteínas que irá receber. Lembre-se que o organismo dele está preparado para esta alimentação, então você pode servir a carne sem problemas e com segurança. Só sempre compre carne magra, não sirva vísceras, gorduras ou partes não nobres da carne para evitar problemas de saúde posteriores.

Importante

Jamais restrinja a alimentação dos cachorros à carne, é importante que 75% de sua alimentação seja baseada em proteína, porém os outros 25% são muito importantes para que não haja nenhuma deficiência nutricional. Também sempre peça ajuda ao seu veterinário de confiança, jamais estabelecendo uma nova alimentação sem ouvir a opinião dele.

Gostou da dica? Comente!