Canecas para Presente

Se você dorme com seu cachorro à noite, pode ter percebido que ele adora dormir embaixo do cobertor. Basta você deitar e se cobrir para que ele raspe a patinha pedindo para correr debaixo do lençol, se aninhando pertinho de você. Porém, você sabe por que ele faz isso?

Razões para dormir embaixo do cobertor

Não é segredo que os cães adoram nossa companhia, fazendo de tudo para ficar próximos da gente sempre que podem. Logo, é possível que seu cachorro goste de ficar embaixo do cobertor simplesmente para poder encostar em você. Fofo, não é mesmo? Tenha sempre em mente que a maior paixão de um cachorro é seu tutor, por isso eles adoram ficar pertinho e tocando em nós enquanto dormem.

Leia também: Por que cachorro gosta de deitar em cima do tutor?

embaixo do cobertor

Também não é segredo que cães sentem bastante frio devido a sua alta temperatura corporal, então é possível que ele goste de ficar embaixo do cobertor para conseguir se aquecer através da temperatura do corpo humano e também da própria coberta. É importante que os cachorros sempre tenham tecidos para se aquecer à disposição assim como também usem roupinhas durante os dias mais frios. Quanto menor o porte de um cão, maior a dificuldade que ele possui em se aquecer. Raças que possuem pouco ou nenhum pelo também sofrem com as baixas temperaturas.

Por último, ele também pode estar buscando segurança. Um cachorro que confia no seu tutor se sente seguro em sua presença. Então, caso ele não esteja feliz em sua casa ou se sinta ameaçado de alguma forma, é comum que ele busque por um porto seguro próximo a você. Ficar embaixo das cobertas e em contato com a sua pele é o suficiente para que ele se sinta bem, confortável e em plena segurança para dormir tranquilamente. Já pensou?

Cuidados importantes

Este é um comportamento adorável, porém também pode ser muito perigoso tanto para ele quanto para você. Por isso, é importante tomar alguns cuidados.

O primeiro deles é cuidar para que o cão sempre tenha uma rota de fuga. Cachorros que se sentem presos podem desenvolver claustrofobia, isso além de ficarem muito ansiosos e se sentirem muito mal nesta situação. Por isso, jamais prenda a coberta e deixe que ele tenha um percurso de escape caso queira sair devido ao calor ou queira fazer suas necessidades fisiológicas.

Além disso, é importante que vocês não compartilhem o mesmo ar. Não é segredo que inspiramos oxigênio e expiramos CO², por isso é importante deixar uma janela um pouco aberta e também que vocês dois não fiquem respirando o mesmo ar embaixo dos lençóis para evitar um possível mal estar. Você também precisa garantir que seu amigo peludo esteja vacinado conforme o calendário, limpo e com a desparasitação em dia. Isso porque você também precisa se manter saudável para poder cuidar dele, não é mesmo? Então é importante garantir este tipo de cuidado.

Por último, sempre tome cuidado ao se mexer, principalmente se seu cachorro tiver porte pequeno. Isso porque é muito fácil que você o sufoque sem querer enquanto se mexe dormindo. Caso você se mexa demais e tenha medo de que este acidente ocorra, o ideal é comprar uma cama maravilhosa para o seu pequeno e que o acostume a dormir nela.

Como escolher a caminha ideal

Para evitar acidentes e outros problemas, escolher uma boa e confortável cama pode ser o ideal. Mas como fazer isso? O primeiro passo é entender as necessidades do cachorro de acordo com seu tamanho e costumes. Tenha também certeza de que o tecido é impermeável – em caso de acidentes envolvendo xixi – e que ela seja fofa e confortável. Pense sempre na quantidade de horas que seu cachorro irá dormir e escolha o local perfeito para posiciona-la.

Por que cachorro gosta de dormir embaixo do cobertor? 2

Outro detalhe importante é garantir isolamento do solo para que o cão consiga manter sua temperatura corporal. Hoje no mercado existe uma infinidade de modelos que incluem tecidos e formatos diferentes. Lembre-se sempre que cães gostam de algo confortável, porém rigido que mantenha seus ossos no lugar correto. As camas fechadas, como iglus, são ideais para cães que sentem muito frio. Já grandes colchões são os melhores para cães espaçosos que gostam de se esticar. Na hora de comprar, também leve em consideração a facilidade de lavar cada peça. Isso porque é preciso manter uma excelente higiene quando o assunto é cama e quanto mais fácil essa limpeza, melhor.

Para encerrar…

Pode ser muito legal dormir com seu cachorro, porém tenha sempre em mente o que é melhor para ele antes de fazer essa escolha. Muitas vezes é melhor que ele fique quentinho e seguro do que próximo de você. Pese bem a situação e acostume-o com o que for melhor para ele.