Já ouviu falar sobre o Bichon Frisé? Ele é um cachorro pequenininho, com pelo comprido e enroladinho. Muito alegre e encantador costuma apaixonar a todos os que o conhecem. Vamos conhecer mais sobre ele?

Origem

Sua história começa no século XII na bacia do Mediterrâneo quando eram cruzados o Barbet (raça antiga hoje extinta) com outros cachorros pequenos de cor branca. Neste período surgiram os Bichon e também os Poodles. Na família dos Bichon existem o Maltês, Bolonhês e Tenerife, sendo este o ancestral direto do Bichon Frisé. Seu nome é Bichon Tenerife em homenagem a ilha de Tenerife onde foi desenvolvido

Foi muito popular na França, principalmente durante o reinado de Henrique III e também durante o império de Napoleão III. Infelizmente, o Bichon Tenerife desapareceu durante a Primeira Guerra Mundial e só foi resgatada nos anos 30 através de um grupo de criadores franceses, assim originando o Bichon Frisé. A raça ficou mais popular durante a década de 50 e hoje é conhecida em todo o mundo.

Leia também: Poodle: 5 incríveis curiosidades sobre a raça

Bichon Frisé

Personalidade do Bichon Frisé

O Bichon Frisé é um carinha muito alegre, dinâmico e muito brincalhão. Também é delicado, sensível, carinhosos e muito gentil. Devido a sua grande quantidade de energia para gastar, costuma ter uma necessidade maior de exercícios. Vale ressaltar que essa energia toda não o torna um cachorro nervoso, na verdade pelo contrário. Ele adora um chamego e também gosta muito da presença de sua família, precisando de atenção e amor constantes.

Por ser muito tranquilo, costuma se socializar facilmente com pessoas, cachorros e outros animais também. São muito sociáveis com crianças – uma característica rara em cachorros de pequeno porte. Porém, também é importante socializa-lo desde pequenino para evitar a timidez e agressão quando adultos. Entretanto, via de regra, são cachorros simplesmente adoráveis e ideais para fazerem companhia a sua família.

Saúde e cuidados necessários

Devido a seu pelo comprido, este precisa de algum tempo de cuidado. Os fios se embaraçam com facilidade e por isso é importante penteá-lo e escová-lo todos os dias. Escolha escova de cerdas compridas e penteie sempre a favor do crescimento do pelo. Caso você encontre grandes nós, utilize um pente especial para desfazê-los com amor. É importante leva-lo a cada dois meses na petshop para que lá cuidem de sua pelagem com produtos especiais, já quando o assunto é banho, se faz necessário apenas quando ele se sujar. Vale ressaltar que este cachorro não costuma perder pelos, sendo considerado hipoalergênico.

Apesar de terem muita energia, é preciso lembrar que são cachorros de porte pequeno e por isso não precisam de exercícios muito intensos. O ideal é caminhar com ele diariamente curtas distâncias e, em casa, brincar com ele jogando a bolinha e etc. Eles adoram viver em apartamentos já que se adaptam com facilidade. Porém, não gostam de ficar sozinhos e por isso, caso você fique muito tempo longe de casa, esta não é uma raça para você. Ele também jamais deve viver isolado no jardim, isso porque necessitam da companhia da família.

Quando o assunto é saúde, esta é uma raça muito saudável e não costuma ser atingida por muitas doenças frequentes. É preciso ter cuidado apenas com o sobrepeso, com a luxação da patela por exercício intenso, perda dos dentinhos e catarata. Para que ele não fique obeso, é muito importante oferecer alimentos ricos em proteínas, além disso e necessário haver uma rotina de alimentação controlada.

É importante questionar seu veterinário de confiança sobre o quanto de comida seu pequenino deve ingerir diariamente para não ficar magro ou obeso. Também é importante que você siga o calendário de vacina e desparasitação além das visitas periódicas ao veterinário.

Bichon Frisé: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Educação

O Bichon Frisé é um cachorro conhecido por sua inteligência e fáceis de ensinar. Apenas demoram um pouco para aprender a ir ao banheiro e é necessário um pouco de paciência neste comando. Uma curiosidade interessante é que o Bichon Frisé era utilizado como cachorro de circo já que era fácil de ensinar e respondiam bem ao estilo livre. Caso você deseje adestra-lo, é preciso fazer de forma positiva através de clicker ou estilos parecidos. O Bichon Frisé é um cachorro sensível e não responde bem ao método tradicional.

Sobre seu comportamento, em geral não há grandes problemas. Ele pode apenas demorar a aprender o local para fazer as necessidades e também a latir em excesso. É sempre importante que você premie suas boas atitudes para que ele aprenda a repetir sempre este tipo de comportamento. Também é importante não deixa-lo sozinho por longos períodos pois ele tende a destruir a casa. Tenha sempre brinquedos à disposição e também lembre-se de exercitá-lo diariamente.

Esta é uma raça conhecida por seus dons de companhia, sendo ideal para pessoas sozinhas ou que vivem em família. Também são uma ótima opção como primeiro contato com cachorro e devido a adorar crianças, é bem interessante tê-lo em família. Só lembre sempre que apesar dele adorar o convívio com os pequenos humanos, é importante ensinar as crianças a respeitar os animais. O bichon frisé é um cachorro frágil que precisa de muito amor e cuidado.

Você sabia de tudo isso? Comente!