Canecas para Presente

Seu cachorro urina quando você chega em casa? Ou quando alguém faz carinho nele a emoção é tanta que o xixi já começa a escorrer? Este é um comportamento comum e ocorre com muitos cachorros, porém você conhece a razão?

A causa

O primeiro passo aqui é destacar que a causa pode não ser apenas felicidade. Esta reação que ocorre principalmente em filhotes pode ter inúmeras razões e é preciso ficar de olho para saber se seu amigão peludo está bem ou precisa de ajuda. Veja as causas a seguir:

Excitação

Seu cachorro pode ficar subitamente muito empolgado, agitado e eufórico quando você chega em casa ou se aproxima dele. Quando isso acontece você pode ver algumas gotinhas de urina escaparem junto com um rabinho que não para de abanar e até mesmo um leve choro de tanta alegria.

Medo

A urina também pode aparecer em situações de medo. O cachorro pode estar extremamente assustado ao se aproximar de alguém estranho ou algum outro animal que o faça sentir ameaçado. Nessas situações ele irá olhar fixamente para o objeto de pavor e também poderá colocar as patinhas dianteiras na cabeça.

Leia também: Por que cachorro faz xixi na cama?

urina

Submissão

Ao estar junto a algum cachorro que ele considere o alfa, o pequenino poderá fazer xixi em sinal de submissão. Ele também se deitará ou abaixará a cabeça em sinal de respeito, demonstrando assim que ele sabe que o outro possui maior autoridade na hierarquia canina.

O que fazer

Este tipo de sentimento extremo, mesmo que seja de felicidade, pode não ser saudável ao seu cachorro e você precisa saber o que fazer em cada uma dessas situações.

No caso do medo

Caso você perceba que seu cachorro está fazendo xixi devido a medo extremo de alguma situação, é importante que você perceba a causa do pavor. Se for de estranhos, é importante que a visita se aproxime devagar, ofereça sua mão para ele cheirar e deixe que ele se aproxime quando se sentir a vontade para isso. Sempre oriente seus amigos a jamais pegar o cachorro no colo à força para evitar este tipo de acidente.

Caso ele sinta medo de outros animais, você precisa treina-lo para que se sinta mais confiante. Para isso é importante realizar a socialização desde os primeiros momentos, o apresentando a cães e gatos dóceis, a crianças educadas e amigos orientados corretamente.

No caso de excitação

Você também precisa se aproximar com muita calma e zelo, porém agora com o objetivo de acalma-lo. Se seu cãozinho já souber os comandos básicos, peça que ele sente e o recompense com petiscos e carinho. O objetivo aqui é tranquiliza-lo para que fique tranquilo e sereno, assim aos poucos aprendendo a se acalmar quando ver você.

Entretanto, se quando você chega está acostumado a gritar e fazer muita festa com ele, com o tempo ele ficará ainda mais ansioso e chegará um ponto que você não irá mais conseguir controla-lo. Tamanha ansiedade não é saudável e por isso você precisa educa-lo para conseguir ficar tranquilo quando você chega. Outra boa dica é ignora-lo por um bom tempo até que você perceba que toda aquela euforia passou. Somente quando ele ficar tranquilo você deve se aproximar devagar e agracia-lo com muito amor.

Por que cachorro urina quando fica feliz? 2

No caso de submissão

Aqui não há muito o que você possa fazer. Isso porque dentre os cachorros existe uma hierarquia que nem eu nem você conseguimos identificar. Tudo tem relação com seu porte, odor e também comportamento. Por isso, é importante que você socialize seu cachorro para que ele não fique petrificado diante de um cachorro acima de sua hierarquia e também que trabalhe sua confiança através de muito amor.

Treina-lo também é uma boa opção para que em situações como esta você possa dar comandos e distraí-lo, assim evitando que a submissão acabe se tornando medo dos demais cães. Passeios diários e maior convívio com outros animais fará com que ele se acostume com a situação e aos poucos perca o hábito de fazer xixi.

Urina e Problemas de saúde

Vale ressaltar que um cachorro que urina desta forma pode sim estar com algum problema de saúde que pode ou não ser grave. Por isso, diante de qualquer tipo de mudança de comportamento do seu amigão, é muito importante que você o leve ao seu veterinário de confiança o mais rápido possível.

Apenas um profissional experiente e formado poderá realizar exames e poderá perceber se está tudo normal ou se há algo errado. Problemas no sistema urinário não são raros e quanto mais rápido você trata-lo, maior a chance de cura. Por isso, não demore nem brinque com a vida do seu cachorro, ele com certeza irá agradecer. Afinal, a vida dele depende de você.

Você sabia de tudo isso? Comente!