O Akita Americano é um cachorro muito semelhante ao Akita Inu, o cão de origem japonesa. Entretanto, se engana quem acredita que são exatamente iguais, conheça agora as particularidades desta raça sensacional!

Diferenças entre Akita Inu e Akita Americano

O Akita Americano é um cachorro conhecido por ser mais alto e pesado do que o Akita Inu. Ele possui olhos pretos e pequenos e, por ser uma raça pomerânia, possui camada dupla de pelos, assim se protegendo bem em temperaturas baixas. Ele possui inúmeras opções de cores, diferente do Akita Inu, possuindo coloração branca, preta, cinza, malhada ou algumas outras combinações.

Sobre suas características, possui entre 61 e 71 centímetros de altura, de 32 a 59 kg, pelo médio, vive em média de 12 a 14 anos e precisa de muita atividade física. Ele é ideal para pessoas que possuem crianças que vivem em casas, que curtem caminhar e precisam de um cachorro vigilante e caçador. Ele é conhecido por ser equilibrado, tímido, extremamente fiel, inteligente e muito ativo. Devido a miscigenação para chegar até a raça, possui origem em diversos locais como Canadá, Japão e Estados Unidos, como também outros lugares da América e Ásia.

Leia também: Shiba Inu: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Akita Americano

Personalidade

O Akita Americano é conhecido por ser bastante territorial e gosta muito de patrulhar as casas. É independente e bastante reservado com estranhos, sendo inclusive muito comparado com o comportamento felino. São extremamente fieis ao seu tutor e família, jamais machucando um membro do seu ‘clã’ ou permitindo que sofram algum perigo.

É muito importante que ele seja socializado desde filhote já que é possível que interprete algumas ações de forma errada e acabe atacando outros cachorros ou animais de forma violenta. Ele precisa ser educado para ser um cachorro respeitoso e tranquilo. Porém, via de regra, é um cão muito dócil e calmo, possui comportamento distante e muita paciência no contato com crianças. É forte, protetor, inteligente e muito ativo. Também é bastante espontâneo e exige adestramento e ordens básicas para garantir estabilidade no comportamento.

São um tanto intolerantes quando o assunto é cães do mesmo sexo e pode haver problemas de dominação e agressividade, por isso essa é uma raça cuja socialização precisa de bastante atenção. Logo, se está pensando em tê-lo em casa, já faça uma lista de amigos que possuam cachorro e também de pessoas para visitar você afim de socializa-lo.

Adestramento e Educação

Devido a sua grande inteligencia, o Akita Americano é conhecido por aprender muito facilmente. Entretanto, ele só possui um tutor e apenas ele poderá dar-lhe comandos, por isso você precisará aprender a adestra-lo. Durante o século XX esta raça foi muito utilizada para caça e por isso até hoje possui grande instinto caçador. Tendo isso em vista, é importante jamais encorajar atitudes negativas para evitar que se torne agressivo e violento.

Hoje é muito utilizado como cão de companhia/guarda e até mesmo como cão de resgate. Ele também e ótimo para exercícios de terapia e ajuda na redução de solidão, estimula a concentração, memória e muito mais. Ele também é ideal para quem deseja realizar atividades como Agility ou Schutzhund.

Akita Americano: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Cuidados e Saúde

O Akita Americano é conhecido por sua higiene, ele sempre se limpa após comer, brincar e outras atividades – lembrando realmente o comportamento felino. Porém, é importante que você o escove diariamente assim como lhe dê um banho por mês. Você também deve cortar as unhas sempre que necessário. Devido a sua grande quantidade de energia, ele precisa passear pelo menos 2 ou 3 vezes por dia, por isso precisa de bastante atenção. Também adora brincar e mordiscar, adorando brinquedos resistentes e feitos para que eles mastiguem.

Sobre sua saúde, são sensíveis a alguns medicamentos e doenças genéticas, porém um ponto positivo é que são extremamente resistente à mudanças de temperatura. Dentre suas doenças mais comuns estão a displasia de quadril e de joelho, também podem possuir hipotireoidismo e atrofia de retina em idade avançada. Para fortalecer sua saúde é importante que você forneça uma alimentação adequada e reforçada assim como vacinação e desparasitação seguindo o plano do veterinário.

Curiosidades

  • Você sabia que o akita foi criado para trabalhar e também para praticar esportes? Porém, acabou modificando seu comportamento com o tempo, se isolando para trabalhar sozinho ou em casais.
  • Antes desta raça aparecer, o Akita era utilizado para caçar ossos, javalis e cervos no Japão, tudo isso até 1957 quando começaram a ser domesticados para viverem como cães de companhia.

Você possuía todas essas informações? Sabia tanto sobre o Akita Americano? Comente! Caso você seja tutor desta raça ou apenas a admira, comente também. Vamos trocar informações.