Canecas para Presente

Nós adoramos temperar nossa comida, afinal nada melhor do que colher umas folhinhas na horta. Entretanto, será que o organismo dos cachorros também pensa assim? Será que eles podem comer açafrão?

Caso você não saiba, o açafrão é uma planta originária da Índia, sendo uma raiz semelhante ao gengibre no formato e cheiro, apenas sua cor é mais alaranjada. Hoje todas as suas partes são utilizadas tanto para fins terapêuticos quanto culinários, porém sua apresentação mais comum é a raiz em forma de pó. Mas e ai, cachorro pode comer? A resposta é SIM!

Benefícios do açafrão para cachorro

Bom, sabemos que cachorro pode comer açafrão. Mas quais serão os benefícios que o cachorro irá usufruir? Eu conto pra você, vem comigo!

Auxílio na digestão

O açafrão é uma raiz excelente quando o assunto é digestão, isso porque favorece muito o trânsito intestinal do cão devido ao estimulo da produção de suco gástrico, assim ajudando a aliviar problemas estomacais. Ele também ajuda a vesícula ao promover o fluxo biliar, agindo assim como um protetor hepático, isso fora sua ação no aumento da população de probióticos que ajudam na melhora da flora intestinal.

Ação anticancerígena

Alguns estudos hoje já afirmam que o açafrão é capaz de melhorar o estado clínico de pacientes que possuem alguns tipos de câncer. Infelizmente, ainda não existem resultados muito conclusivos, porém já é possível observar a melhora de diversos pacientes caninos após seu uso. Cachorros que possuem câncer do cólon e estômago demonstraram bons resultados assim como também quem possui câncer no pâncreas, fígado e pulmão.

Posso dar açafrão para cachorro? 3

Anti-inflamatório potente

O açafrão é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias capazes de ajudar em problemas de articulação e também tratar os sintomas, aliviado a dor e o incômodo de pacientes com estes problemas. Não apenas os cães se beneficiam como também cavalos e outros animais.

Antioxidante de primeira!

Devido a sua riqueza de minerais e vitaminas, era de se esperar que tivesse também poderosos antioxidantes. Isso torna o açafrão um poderoso suplemento vitamínico para desintoxicar o corpo do cachorro e prevenir a oxidação celular.

Auxílio para cães diabéticos

Devido a suas propriedades anti-glicêmicas, o açafrão ajuda muito a promover a função do pâncreas, o órgão responsável pela produção de insulina. Devido a este auxílio, é promovido um equilíbrio nos níveis de insulina, triglicerídeos e também de açúcares no sangue, isso além de fortalecer o sistema imunológico.

Medicamento natural

O açafrão também possui ação direta na prevenção de alguns sintomas apresentados por cachorros, veja a lista e surpreenda-se!

Artrite, artrose e osteoartrite

Devido a suas propriedades anti-inflamatórias, o açafrão é capaz de aliviar as dores da artrite, artrose e osteoartrite, isso além de outros problemas osteoarticulares. Obviamente, este não é um medicamento indicado, deve ser utilizado como tratamento auxiliar junto ao remédio indicado pelo seu veterinário de confiança.

Gases

Não é segredo para ninguém que alguns cachorríneos são conhecidos por serem verdadeiras metralhadoras de pum. Por isso, caso você queira ajuda-lo com este problema, o açafrão pode ser uma boa saída. Isso devido a sua ação carminativa que ajuda tanto no tratamento quanto na prevenção da flatulência, eliminando os gases em excesso dos cães e os ajudando a ter maior qualidade de vida. Vale ressaltar que caso este seja um problema recorrente com seu cachorro, você precisa leva-lo ao veterinário e buscar um tratamento adequado.

Posso dar açafrão para cachorro? 4

Cólicas, diarreia e gastroenterite

Por ser excelente quando o assunto é digestão, o açafrão se torna o remédio perfeito para problemas estomacais como as cólicas, gastrites, azias, diarreias, vômitos e gastroenterite. Ou seja, se seu cachorro estiver com algum destes problemas, você pode dar açafrão para conter e logo na sequência leva-lo ao veterinário.

Gordura no fígado

Caso seu cachorro possua muita gordura no fígado, você pode sugerir ao veterinário o uso da raiz para ajudar a proteger o órgão. O açafrão é excelente para ajudar a tratar problemas no fígado e rins também, porém lembre-se sempre de pedir a opinião do seu veterinário de confiança.

Importante

É importante saber que não se deve dar mais do que 60mg de açafrão por dia! Além disso, jamais faça o uso desta especiaria como medicação sem antes consultar seu veterinário de confiança. Para dá-la ao seu amigão, você pode polvilhar um poco em cima da ração ou ainda coloca-lo como tempero caso opte por uma dieta caseira. Caso queira utiliza-lo como medicação, você pode dar de 2 a 3 gramas, em média, tudo depende da recomendação do veterinário.

Além disso, curry não é açafrão! É claro, ele faz parte da mistura, porém existem diversos outros ingredientes ali que podem fazer muito mal ao seu amigo peludo, por isso jamais confunda um com o outro.