Todos sabemos que o azeite de oliva é um alimento que faz muitíssimo bem para o organismo do ser humano, porém será que os cachorros também se beneficiam desta delícia? Vamos descobrir!

Felizmente sim, este é um alimento que possui grandes benefícios para o cachorro e que pode ser adicionado até mesmo em sua ração. Ele também ajuda através de suas aplicações externas, tratando doenças em zonas epidérmicas. Vamos conhecer mais benefícios? Então prepare-se, amigo!

Benefícios do azeite de oliva para cachorro

O azeite de oliva é um tipo de azeite monoinsaturado rico em antioxidantes. Ele é conhecido por possuir vitamina E, ômega 3 e gorduras saudáveis para o organismo, isso além de possuir um efeito laxante que ajuda muitos cachorros que sofrem com a prisão de ventre. Ao consumi-lo moderadamente, o colesterol bom do cachorro irá subir bastante, ajudando a descer o colesterol ruim.

Além disso, ele ajuda muito na melhora das articulações e músculos, sendo essencial para cães idosos que já sofrem com a displasia de quadril, cotovelo, arterite ou ainda artroses em geral. Alguns estudos ainda chegam a afirmar que o consumo de azeite de oliva é capaz de prevenir aparecimento de câncer, isso além de diminuir sua tendência de crescimento. Já pensou? Mas aguenta ai que tem mais!

Leia mais: Quais vitaminas devo dar para meu cachorro idoso?

azeite de oliva

Regenerador da pele

O azeite de oliva possui grandes poderes quando o assunto é regeneração dérmica ajudando em zonas ressecadas do cachorro. Devido a sua ação antioxidante, ocorre a nutrição das células e também da epiderme. Caso deseje apostar nesta solução, lembre-se que o azeite costuma sujar um pouco a casa já que não é totalmente absorvido pela pele, então deixe seu cão isolado em uma área que possa sujar depois da aplicação.

Benefícios no organismo que exalam

Ao começar a dar azeite de oliva para o seu cachorro em pouco tempo você irá observar grandes melhoras no seu organismo. Se você fizer exames antes e depois de começar a ingestão, verá que o colesterol HDL dele irá subir consideravelmente enquanto haverá uma queda no LDL. Além disso, seu pelo ficará mais brilhante e terá uma melhor consistência. Na dose certa, o azeite ainda é capaz de ajudar o cachorro a emagrecer, porém lembre-se de conversar com seu veterinário porque caso você exagere, pode acontecer do cão engordar bastante.

Alimento para o cérebro

Isso mesmo, o azeite de oliva ajuda muito no processo cerebral, assim prevenindo o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. Ou seja, ingeri-lo fará com que o cérebro do seu cachorro permaneça sadio e ativo por muito mais tempo.

Realça o sabor

O azeite de oliva ajuda a realçar o sabor da ração, o que significa dizer que caso seu cachorro não esteja mais gostando da ração, com este estímulo certamente ele voltará a adora-la. Legal, não é mesmo?

Protege o organismo

Este azeite também possui grande quantidade de antioxidantes, sendo eles polifenóis, vitamina E e carotenoides. Tudo isso ajuda muito no fortalecimento do sistema imunológico, assim o protegendo de diversas doenças e o fazendo ter uma vida muito mais saudável.

Energia pura

Devido ao auxílio da circulação e também da respiração, é possível perceber que os cachorros ficam muito mais energizados. Inclusive, a ingestão deste tipo de alimento ajuda na melhora de doenças respiratórias e reduz efeitos da asma, por exemplo. Logo, cachorros braquicefálicos como os buldogues se beneficiam muito deste benefício.

Cachorro pode ingerir azeite de oliva? 2

Prolonga a vida!

É obvio que queremos que nossos amigos peludos vivam muito, muito tempo. Dar azeite de oliva para eles pode ajudar muito nesta missão devido a sua ação que impede a oxidação das células dos radicais livres, assim prevenindo o envelhecimento prematuro.

Como faço para dar azeite de oliva para cachorro

É extremamente importante que você fale com seu veterinário de confiança para definir junto com ele a quantia ideal. Vamos passar apenas algumas médias para você já ter ideia antes da consulta, porém jamais comece a dar algum tipo de alimento para seu cachorro sem o consentimento de um profissional.

  • Para cachorros de porte pequeno que pesem até 10 kg – 1/2 colher de chá de azeite de oliva por dia;
  • Para cachorros de porte médio que pesem de 11 a 30 kg – 1 colher de chá de azeite de oliva por dia;
  • Para cachorros de porte grande que pesem mais de 30 kg – 1 e 1/2 colher de sopa de azeite de oliva por dia.

Para isso você pode misturar o azeite na ração ou nos alimentos habituais, também pode coloca-lo em um pouco de farinha de arroz ou em outros alimentos que contenham cereais. Jamais se esqueça das rigidas recomendações de quantia para evitar que algo benéfico se torne maléfico – tudo em excesso faz mal e devido a suas propriedades laxantes, é possível que o cão acabe tendo diarreia.

Gostou? Comente!