Cachorros idosos são sempre muito amados e queridos por nós e nossas famílias, porém não podemos esquecer que nesta fase da vida eles precisam de muitos cuidados com sua saúde também. Pensando nisso hoje vou contar para você quais são as vitaminas mais importantes que seu cachorro idoso precisa ingerir. Vamos lá?

Alimentação balanceada

Junto com a melhor idade também vêm diversas mudanças corporais e mentais também, por isso é preciso estar preparado e devo dizer que a alimentação é a chave. Isso porque através dela você consegue amenizar e até mesmo impedir que complicações com a saúde canina comecem a surgir. Conforme o tempo for passando, agumas mudanças na alimentação do seu cachorrinho devem ser introduzidas, tudo de forma gradativa.

O primeiro passo é escolher uma boa ração que seja destinada a cachorros idosos, elas são chamadas de ‘senior’. Esta é uma das mudanças mais importantes já que a ração senior possui muito mais proteína, o que garante que a massa muscular do cachorro será reforçada, impedindo problemas graves nesta área. Além disso, é preciso que o peso do cachorro seja controlado durante esta fase já que o excesso de peso pode ser fatal para um cão de idade avançada.

Depois da ração, você precisa se informar com seu veterinário de confiança sobre quais frutas, verduras e legumes seriam indicados para seu lindo cachorro, assim o mantendo cada dia mais saudável. Nesta fase é de suma importância se preocupar com antioxidantes para o fortalecimento da imunidade e também para prevenção de inúmeras doenças como o câncer, por exemplo.

Leia também: Como posso aumentar a imunidade do meu cachorro?

vitaminas

Também é importante apostar nas vitaminas que previnem problemas físicos nas articulações, musculaturas e etc, assim evitando problemas de locomoção. É importante também cuidar da mente dos nossos velhinhos para que eles não fiquem ‘caducos’, como popularmente dizemos. Você deve se preocupar com a audição dele e com a visão também.

Quais as vitaminas mais importantes?

Esta é uma lista importante, então preste bastante atenção. Existem algumas vitaminas que são muito, muito importantes para dar a base nutricional e ajudar seu cachorro a prevenir uma série de problemas e doenças. Veja bem:

Minerais

Diversos são os minerais necessários nesta etapa da vida, porém é importante destacar o cálcio aqui. Isso porque e ele quem irá preservar a qualidade óssea do seu cachorro, assim evitando que hajam desgastes e, por sua vez, doenças relacionadas a eles como a osteoporose, por exemplo. Um cachorro com ossos fortes é um cachorro forte.

Vitamina D

Jamais esqueça da vitamina D, ela é imprescindível na saúde canina! Isso porque sem ela, o cálcio não se fixa corretamente ao organismo. Além disso, é ela a responsável pelo aumento da absorção do fósforo pelo intestino também, isso além de auxiliar na redução da perda de cálcio e fósforo através da urina.

Vitamina A

A vitamina A também é muito importante, afinal ela é um poderoso antioxidante responsável pela manutenção da saúde ocular. Ou seja, é ela que irá prevenir que seu cachorro desenvolva problemas na visão como a cegueira noturna, por exemplo. Um cachorro que perde a visão acaba perdendo também muita qualidade de vida, por isso é importante ficar atento a esta vitamina.

Ômega 3

Impossível ouvir isso e não lembrar da senhora do ‘Ômega 3’ da televisão. Enfim, o ômega 3 é de suma importância para o organismo canino, assim prevenindo problemas metabólicos e também de circulação sanguínea. Por isso, aposte em rações sabor peixe e enriqueça o organismo do seu cão com ômega 3.

Quais vitaminas devo dar para meu cachorro idoso? 2

Cuidados importantes

Nesta etapa é importante que você dê muita atenção ao seu velho amigo, administrando produtos de extrema qualidade para assim perdurar a vida dele ao máximo possível. Visitas ao veterinário precisam ser constantes e você também precisa modificar bastante sua rotina. As atividades físicas devem ser reduzidas, porém jamais excluídas do dia-a-dia canino, além disso você deve continuar cuidado do seu pelo, higiene corporal e dentaria, enfim.

Esteja também sempre de olho nas possíveis doenças que estejam se desenvolvendo. A artrose, por exemplo, infelizmente é uma vilã constante que aparece de mansinho e que causa grande incômodo, por isso é importante realizar check-ups regulares e também administrar corretamente a medicação aliada com uma boa alimentação.

Por toda a vida seu cachorro esteve lá por você, logo nada mais justo do que você estar aqui por ele neste momento onde são necessários tantos cuidados. Além disso, lembre-se que um dia você também irá envelhecer e precisará de todo o amor e carinho das pessoas ao seu redor para que sua vida perdure ao máximo.

Você conhecia essas informações? Comente!