É comum que comece a hora de você ir trabalhar e seu cachorro já comece a choramingar pedindo que você fique. Também é comum que quando você chegue em casa  ele esteja lá, te aguardando. Porém, como bem sabemos, cachorro não sabe ver as horas no relógio. Mas será que ele tem noção de que o tempo está passando?

Pois bem, a criação da passagem do tempo é algo exclusivo da nossa espécie. Fomos nós que inventamos as horas, minutos e seguindos, o relógio, o calendário… Enfim. Logo, o tempo não passa para um cachorro através das horas, afinal ele nem teria como saber o que é isso. Porém isso não quer dizer que eles vivam fora de algum tempo, isto porque eles possuem seu próprio ritmo circadiano.

O ritmo circadiano é o que rege nossas atividades internas, ele se baseia em nossa rotina e atividades diárias para reger a passagem do tempo. É este tempo que podemos observar o cachorro seguir, afinal todos os dias no mesmo horário ele sente fome, faz xixi, come… Tudo isso devido a seus ritmos circadianos, o que significa dizer que eles com certeza possuem alguma percepção de tempo.

Leia também: Como tratar a ansiedade de separação em cachorros?

tempo

Como é a percepção de tempo do cachorro?

Agora você deve estar se perguntando: se o tempo para eles passa de acordo com suas necessidades corporais, como eles sempre sabem quando vou para o trabalho? Amigo, esta é simples! Hehe. Cachorros são mais espertos do que você pensa e ao contrário de você, tudo o que ele faz no seu dia se baseia na rotina do tutor.

Ou seja, ele está sempre observando você e o que você está fazendo. Quando você vai ir trabalhar, sempre levanta da cama, lava o rosto, toma café da manhã, veste uma bela roupa e sai de casa, não é mesmo? Pois bem, ele está sempre lá observando seu santo ritual e por isso, quando você pega a bolsa ou a carteira, ele já sabe que você irá se dirigir até a porta e deixa-lo até o horário do almoço.

E o horário do almoço? Esta é simples. Se sempre que você chega em casa é a hora de encher a tigela de comida, ele sabe que este horário está chegando simplesmente porque ele já está ficando com fome. Ele também faz outras associações ao longo do dia como, por exemplo, conectar a hora de fazer cocô com a sua chegada à tardinha, por exemplo. Os cachorros não falam e isso você já sabe, por isso com eles é a linguagem não verbal que conta.

Outra informação bizarra é a forma como eles utilizam o OLFATO para saber a hora em que você voltará. Acontece que sempre que você sai, leva o seu cheiro junto. Então, o seu cheiro que fica presente na casa vai diminuindo, diminuindo e diminuindo. Logo, é claro que o cachorro percebe isso e já sabe que quando o aroma for reduzido até uma quantidade X, significa que você certamente já está voltado. Incrível, não é mesmo?

Ansiedade de separação

Infelizmente, toda essa observação causa um grande ponto negativo: a ansiedade de separação. A ansiedade de separação é um distúrbio do qual já falamos por aqui, ele ocorre porque cachorros são seres sociais que simplesmente odeiam ficar sozinhos. Logo, quando chega o momento de você ir embora, é normal que ele comece a chorar e latir como se implorasse para você não deixa-lo só.

Cachorros sabem que o tempo está passando? 2

Uma vez sozinhos, cachorros com ansiedade de separação passam cada segundo esperando que você volte e com o tempo, começam a ficar cada vez mais ansiosos. A ansiedade e o tédio são tantos que eles começam a desenvolver comportamentos compulsivos, a roer seus móveis e simplesmente destruir a casa. Tudo para que o tempo passe mais depressa.

Para evitar que esta ansiedade ocorra, o primeiro passo é não deixar o cachorro sozinho por muito tempo. Estudos indicam que de 4 a 5 horas é o tempo máximo que um cão pode ficar sozinho. Além disso, este tempo dele com ele mesmo precisa ser preenchido com passatempos. Como assim? Encha sua casa de brinquedos para que ele possa morder, se possível contrate um dog walker para passear com ele no meio da tarde, venha almoçar em casa e passe algum tempo com ele. Enfim. Cachorros são como filhos, exigem cuidado e muito, muito tempo. Tenha isso em mente também antes de adotar, afinal um cachorro é uma vida que depende exclusivamente de você, tutor.

Você sabia de tudo isso? Imaginava a forma como os cachorros administram seu tempo? Comente!