Como bem sabemos, cachorros são animais cheios de energia que precisam gasta-la diariamente. Cães que vivem em apartamentos e tendem a não possuir um bom espaço para correr acabam ficando mais sedentários e estressados, por isso hoje vamos dar algumas dicas de como praticar exercícios com seu cachorro em apartamento. Vamos lá?

Espaço reservado para cachorro em apartamento

O primeiro passo é selecionar um ambiente onde você possa fazer esta prática de exercícios com tranquilidade e sem acidentes. O piso interno em geral é bastante escorregadio e não é incomum que tanto o cão quanto você escorreguem no momento da alegria e acabem se machucando. Escorregões como este podem causar problemas na coluna, displasias e até mesmo fraturas e luxações.

Por isso, separe um espaço no seu apartamento e coloque algum material que não escorregue. Pode ser um tapete ou aquelas peças de EVA que se encaixam, tudo para proteger o ambiente. Objetos também devem ser muito cuidados. Evite brincar em locais com mesas, vasos e objetos que em um acidente podem cair e causar acidentes. Quinas de móveis também são preocupantes, então fique atento a todos os detalhes para evitar que o pior ocorra depois.

Leia também: Melhores raças de cachorro para ter em apartamento

cachorro em apartamento

Dicas de brincadeiras para cachorro em apartamento

Uma vez já selecionado o espaço e tendo o deixado seguro, é hora de brincar! Vale ressaltar que você pode fazer essas brincadeiras sempre, todos os dias, e aos poucos pode ir as adaptando. Sem mais delongas, vamos à lista!

Bolinha! Por que não?

A bolinha é de longe a brincadeira favorita dos cachorros, afinal não existe nada mais legal do que algo que pode ser mordido, lambido, que quique e que possa ser jogado para todos os lados. Porém, você não precisa necessariamente de um grande pátio para fazer isso, podendo simplesmente joga-la a uma certa distância e esperar que ela retorne para você, hehe. Seu cachorro irá adorar brincar desta forma, só é importante que você ensine ele a larga-la para que a brincadeira possa continuar. Não é porque você tem cachorro em apartamento que não pode brincar de bolinha, não é mesmo?

Esconde-esconde

Esta é uma brincadeira muito legal porque estimula o olfato do cachorro, você pode tanto se esconder quando esconder também brinquedos que ele goste. Porém, é importante que você ensine a ele o comando ‘fica’ para que ele não venha atrás de você para vê-lo se esconder. Assim que encontrar o local ideal, assovie e espere ele te achar. Demais, não é mesmo?

Frisbee

O frisbee é muito legal e divertido, para brincar no apartamento com ele você precisa que o disco não seja muito grande e também ficar em um ambiente que não tenha nada nas alturas. Lembre-se de jamais comprar frisbees de plástico, apenas de silicone, para evitar danificar a estrutura dentária do cãozinho.

Cabo de guerra

Muitas pessoas não são muito fãs desta brincadeira devido aos danos que pode causar devido a corda e também a força que o tutor pode acabar fazendo. Entretanto, se você comprar o brinquedo correto e souber ser delicado, certamente seu cachorro irá se divertir muito disputando com você. Porém, lembre-se de manter o ambiente sadio e tranquilo para evitar que seu cachorro fique agressivo. Cachorro em apartamento costuma ficar entediado e não usa muito da sua força, logo o cabo de guerra pode ajudar a mudar a situação.

Caneta laser

Não, ela não serve apenas para gatos. Os cachorros também são simplesmente apaixonados por elas, ficando aficionados na tentativa de pegar o feixe de luz que emitem. É muito divertido, prático e fácil brincar com a caneta, tenho certeza de que você irá amar.

Dicas para exercitar seu cachorro em apartamento 2

Farejando o petisco

Esta é outra brincadeira legal para exercitar o olfato e ainda estreita seus laços com o cachorro. Para brincar basta você comprar o petisco favorito do seu cachorro e o esconder pela casa. Esconda um embaixo da mesa, outro próximo a cama e assim vá indo até que ele encontre todos. É diversão na certa para você e para ele também.

Escadas

Todo prédio tem escadas e você pode aproveitar dessa estrutura pouco usada para exercitar seu cachorro. Basta você jogar a bolinha por um lance de escadas e ordenar que ele a traga de volta. Você também pode descer e subir correndo com ele, como se fosse pega-a-pega e de quebra ainda perder alguns quilos.

Caçada ao tesouro

Eu sei, apartamentos não possuem terra para eles cavar. Porém, este é um ato instintivo e você pode estimula-lo dentro de casa. Basta ‘enterrar’ os brinquedos que ele gosta e petiscos em meio de cobertas e lençóis, assim fazendo com que ele precise revirar tudo para achar. É muito divertido e estimula este instinto tão importante.

É muito importante que você realize exercícios diariamente com seu cachorro, por isso espero que esta lista tenha ajudado você a saber como fazer dentro do apartamento também para realizar atividades com seu amigão.

Gostou? Comente!