Canecas para Presente

Como bem sabemos, infelizmente todo cachorro tem a possibilidade de acabar contraindo vermes, estes são parasitas internos que podem fazer muito mal ao seu amigão. Para isso é importante seguir uma rotina bem rígida de desparasitação para mante-lo sempre livre destes terríveis inimigos, assim mantendo sua saúde em dia. Porém, será que existe remédio caseiro para este tipo de problema?

Como eu sei que meu cachorro está com vermes?

É preciso estar sempre atento aos sintomas para ter certeza de que seu cachorro está ou não com vermes. Para isso, vamos dar uma lista de sintomas comuns quando o assunto é parasita interno.

  • Você verá vermes, ovos, larvas ou pedaços deles nas vezes dos cães;
  • Ele ficará com o abdômen inchado todo o tempo;
  • Perderá peso;
  • Terá vômitos e diarreias;
  • Dores no abdômen durante o toque;
  • Sangue nas fezes;
  • Febre;
  • Perda de pelo;
  • Por último, ele sentirá muita coceira na região anal, assim arrastando bumbum e tentando morder;

No caso de surgirem qualquer um destes sintomas, é muito importante que você leve seu cachorro o mais rápido possível ao veterinário. Um tratamento caseiro pode ser eficaz e econômico, porém seu veterinário precisa receita-lo para evitar que você tenha problemas no futuro.

Leia também: Cachorros sabem que o tempo está passando?

Existe remédio caseiro para vermes em cachorro? 3

Remédio caseiro

É possível já começar a ajudar seu cachorro em casa enquanto espera a consulta no veterinário. Você também pode demonstrar sua vontade a ele de usar alternativas caseiras para juntos pensar na melhor solução. Veja os remédios caseiros que selecionamos para você:

Sementes de Abóbora

Acredite ou não, mas as sementes de abóbora são poderosos anti-helmínticos naturais. Para utiliza-las bata moer as sementes de abóbora cruas e então adiciona-las junto a comida do seu cachorro. A dosagem é uma colher de sopa para cada quilo do cachorro. Se ele pesar menos de um quilo, coloque menos de uma colher. As sementes de abóbora também são excelentes para o pelo do cachorro, deixando-o forte e brilhoso, então é só benefícios!

Abacaxi

O abacaxi é uma fruta excelente para o combate dos verbos intestinais, isso devido a suas enzimas que combatem os parasitas internos rapidamente e de forma definitiva. Para isso você pode dar um pouco de abacaxi para o seu cachorro sempre que desejar eliminar infestações de lombrigas. Porém, é importante não exagerar na quantia para evitar causar problemas de saúde graves. Poucos pedacinhos da fruta já são suficientes para ajudar na desverminação. Você pode tanto oferecê-lo desta forma como fazer um suco para seu cachorro.

Alho

Eu sei, agora você está pensando que sou louca já que alho é tóxico para os cães. Entretanto, o alho possui um poder antibiótico e antiparasitário imenso! Tudo o que você precisa é conversar com seu veterinário sobre a dosagem ideal para não causar uma grave anemia. Para dá-lo, basta esmagar a quantia prescrita junto com a ração do cachorro.

Existe remédio caseiro para vermes em cachorro? 4

Prevenção

Prevenir é muito melhor do que remediar, como já dizia o ditado. Logo, o ideal mesmo é que você tome as precauções necessárias para que o cachorro nem chegue a ter os vermes. Para isso, você pode mesmo sem sinal de vermes dar os alimentos que listamos acima a cada um ou dois meses.

É preciso lembrar que a desparasitação de cães – tanto interna quanto externa – precisa ser feita desde quando o cachorro é filhote através de tratamentos anti-helmíticos. Inclusive, a primeira dose deve ser dada já na primeira semana de vida a partir das doses recomendadas pelo veterinário.

Assim que der a primeira dose, é preciso contar duas semanas e dá-la novamente, seguindo este processo até o terceiro mês de vida do cachorro. Depois, o tratamento precisa ser dado a cada 3 meses pelo resto da vida dele para garantir que ele não tenha vermes e outros parasitas.

Importante

Os tratamentos caseiros listados aqui só podem ser dados com o consentimento do seu veterinário de confiança. Apenas ele poderá definir a dosagem ideal e também quanto tempo poderá ser dado. Por isso, durante a consulta, demonstre sua vontade de utilizar produtos naturais ao invés da medicação e veja o que ele tem a dizer.

Jamais haja por conta própria, alimentos como alho e abacaxi na dosagem errada podem causar sérios danos a saúde do seu cachorro e aqui entra mais um ditado: o barato sai caro. E não sairá caro só para o seu bolso como também para a saúde do seu amigão peludo que ama tanto você. Lembre-se disso antes de tomar sua decisão.

Seguir o calendário de desparasitação é muito melhor do que precisar remediar após, então defina os medicamentos com seu veterinário e garanta uma vida feliz ao seu cãozinho.