Canecas para Presente

O boxer é um cachorro lindo, brincalhão e muito querido por inúmeros tutores. Ele é conhecido por seu tamanho médio e também por ser um excelente cão de vigilância. Vamos conhecer mais sobre ele?

Origem

O Boxer é uma raça fruto do cruzamento do Brabant bullenbeisser e do Bulldog Antigo, ambas raças já extintas. Surgiu pela primeira vez em Munique, na Alemanha, através do trabalho de um criador chamado von Dum. Tanto durante a Primeira quanto a Segunda Guerra Mundial esta foi a raça utilizada como mensageira, transportando cabos de comunicação e também corpos de soldados feridos. Até hoje ele é conhecido por sua força e potencial como cão policial.

Leia também: Bulldog Americano: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

boxer

Personalidade do Boxer

A personalidade do boxer é o que encanta todos os tutores que já o tiveram em casa. Ele é conhecido por ser extremamente corajoso, prezando sempre por sua família em casos de catástrofe. Inclusive, muitos países o utilizam como cachorro bombeiro devido a esta característica. Além disso, ele é extremamente vigilante e ativo, sendo perfeito para proteger sua família. A vantagem é que além de alerta, ele é muito dócil, leal e jamais machucaria alguém que ama, sendo agressivo apenas quando algum membro da sua ‘matilha’ está em perigo. Intrusos jamais entrariam em uma casa protegida por um boxer.

Ele também é muito curioso e cria vínculos afetivos muito profundos com seus tutores. Odeia ficar sozinho e tem extremo cuidado para não irritar ou chatear sua família. É importante que seja feita uma boa socialização para evitar que hajam problemas com a socialização com pessoas de fora da família. Devido a seu peso e falta de jeito, pode ser um pouco brusco nas brincadeiras, porém jamais tem a intenção de machucar.

Quanto a seu comportamento, ele é excelente como um cachorro para terapias já que provoca incríveis benefícios de empatia, desinibição, espontaneidade, contato físico e redução do estresse. Também são ótimos com crianças, sendo muito protetores e brincalhões, isso além de ter muita paciência para puxões de orelha. Só é preciso ter cuidado devido a sua força para evitar acidentes. Já outros cães eles não costumam gostar muito devido ao fato de serem extremamente territoriais, porém quando querem brincar costumam interagir muito bem.

Cuidados e saúde

O Boxer possui muita energia, o que o faz precisar de dois ou três passeios diários acompanhados de muito exercício. Adoram perseguir objetos que produzam som e precisam também de exercícios que trabalhem tanto seu corpo quanto sua mente, por isso é importante ensina-lo a realizar truques e brincadeiras mais elaboradas. Quando socializado corretamente, poderá se dar bem com todos os animais da casa, é muito curioso e gosta de brincadeiras de investigação.

Pode tranquilamente viver em um apartamento desde que pratique bastante exercícios na rua, também é preciso cuidar de sua dieta para evitar tanto o sobrepeso quanto a anorexia. É necessário cuidar de suas unhas, remelas e babas, os banhos devem ocorrer pelo menos uma vez por mês e quando filhote, é preciso ter muito cuidado para não remover sua proteção natural da pele.

Sobre sua saúde, é preciso cuidar com o calor excessivo aliado a prática de exercícios já que pode fazer com que ele sofra de insolação, desidratação e até mesmo asfixia. Ele vive em média 10 anos, porém quando bem cuidado pode chegar aos 15. Dentre suas doenças mais comuns está o cancro e doenças do coração, displasia de acne e epilepsia. É preciso também ter atenção com alergias e torção gástrica. Sua pele é bastante delicada e precisam de camas confortáveis para não ter calosidades nos cotovelos. Ele precisa ter acesso a casa e poder repousar em segurança em uma boa temperatura.

Boxer: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Educação

É um cachorro razoavelmente inteligente, porém devido a seu grande vinculo com o tutor acaba tendo facilidade para aprender jogos e comandos – porém é necessário dar-lhe mais tempo quando comparado a outras raças. Durante o adestramento é importante usar o reforço positivo através de petiscos e brinquedos, assim aumentando seu interesse. Ele tem a capacidade de aprender inúmeros comandos como sentar, deitar, dar a pata, dar voltinhas, correr atrás de brinquedos, ficar quieto e diversos outros. É um cachorro muito obediente e adora se sentir útil.

Curiosidades interessantes

  • Devido a sua coragem, ele nunca desiste quando está em missão;
  • É muito sensível quando há latidos de outros cães;
  • Ele não é considerado perigoso;
  • É muito paciênte, equilibrado e adora brincar e cuidar de crianças;
  • É um cachorro muito limpo;
  • É extremamente fiel.

Se você está procurando um cachorro para acompanhar você e sua família por longos anos, auxiliando no que precisar, acredito que você encontrou. Adote um boxer e tenha um amigo para toda a vida.