Canecas para Presente

Infelizmente, a raiva é uma doença infecciosa gravíssima que atinge cachorros, gatos, morcegos e outros carnívoros como chacais, lobos, raposas e coiotes que é fatal, após ser diagnosticado com a doença o animal infectado costuma morrer em pouquíssimo tempo. Porém, você sabe quanto tempo é este? Hoje iremos abordar o assunto, então prepare-se para saber tudo sobre a raiva.

O que é raiva?

A raiva é uma doença que leva este nome devido a seus sintomas que deixam o cachorro com características raivosas, salivando e com comportamento agressivo. Ela é uma doença infecciosa transmitida principalmente pela saliva considerada zoonose em função de ser transmissível para seres humanos. O vírus que a causa afeta o sistema nervoso central, se alastrando e ficando acumulado nas glândulas salivares que produzem muito mais saliva.

Leia também: Quais vacinas devo dar no meu filhote de cachorro?

Qual expectativa de vida de um cachorro com raiva? 3

Como ocorre a transmissão?

A transmissão acontece principalmente durante as brigas dos animais contagiados com os que não estão devido as mordidas que abrem feridas e transmitem através da saliva a doença. Também pode ocorrer através de lambidas em feridas abertas ou mucosas (boca e olhos) e arranhões. Já o contato com a pele sem feridas, sangue, urina ou fezes não é um fator de risco – exceto se forem de morcegos.

Felizmente hoje a doença está bastante controlada graças as vacinas e medidas de proteção em animais domésticos, entretanto tem aumentado bastante em animais selvagens como morcegos e animais rurais também, sendo que o número de infecções tem aumentado muito. Esta é uma doença incurável que leva o cachorro à morte após o contágio, por isso é de suma importância fazer a vacina antirrábica uma vez por ano, caso seu cachorro esteja com sinais da doença ou tenha sido atacado na rua, leve-o o mais rápido possível ao veterinário.

As fases da raiva

Após a mordida, o vírus que está na saliva vai até o interior dos músculos e tecidos do animal, se multiplicando na região. Após, ele se difunde por todas as estruturas que estão ao redor e atinge o acesso ao sistema nervoso mais próximo devido a sua afinidade com as fibras nervosas, esta não é uma doença que utiliza o sangue como forma de disseminação no corpo. A Raiva possui diversas fases e é preciso entende-las para saber quanto tempo vive um cachorro infectado.

1ª fase – Incubação

A incubação ocorre desde o momento da mordida até o surgimento dos primeiros sintomas. Neste período o animal ainda continua bem e não apresenta sintomas, pode levar de uma semana até diversos meses até que a doença finalmente se manifeste.

2ª fase – Prodrômica

Aqui começam a ocorrer as súbitas mudanças de comportamento que vão desde nervosismo a extrema ansiedade, estar constantemente assustado, cansado e se isolar da família e local que vive. Esta fase dura de 2 a 10 dias.

3ª fase – Fúria e Excitação

Esta é a fase mais característica da doença e também que lhe causou seu nome. É quando o cachorro fica extremamente agressivo e irritado, salivando em extremo excesso e pode chegar a morder e atacar pessoas a seu redor, inclusive seus tutores. Por ser uma doença que ataca o sistema nervoso, um cachorro com raiva fica incontrolável e não atende a comandos durante os surtos de fúria.

4ª fase – Paralítica

A fase final é cruel, ela causa paralisia no cachorro, levando-o a ter espasmos e até mesmo entrar em coma para, infelizmente, falecer.

Qual expectativa de vida de um cachorro com raiva? 4

Quais são os exatos sintomas da raiva?

Um cachorro com raiva poderá ter febre, mudanças súbitas de comportamento – agressividade, irritabilidade e apatia, casos de vômitos, excesso de salivação, fotofobia e hidrofobia, dificuldade em engolir devido ao excesso de saliva e paralisia, convulsões e paralisia geral.

Entretanto, esta é uma doença facilmente confundida com outras de foro neurológico, por isso ao aparecer os primeiros sintomas você precisa correr para consultar o veterinário. Apenas ele poderá fazer o diagnóstico correto e tomar as providências necessárias para que ele não sofra.

Raiva canina tem cura?

Infelizmente, a raiva não tem cura, progride rapidamente e é letal em praticamente todos os casos. Por isso, ao receber este diagnóstico, a eutanásia é a melhor opção para impedir ao menos que seu amigão sofra com a evolução terrível da doença.

Um cachorro com raiva tem uma expectativa de vida variável devido ao período de incubação, tudo depende da localização e da gravidade da mordida, se ela foi rasa ou profunda, se foi nos braços ou pernas, no tronco, etc. Depois da incubação, a partir do momento que começam a aparecer os sintomas, em geral o cachorro vive apenas de 7 a 10 dias. Por isso, é de suma importância que você jamais esqueça de vacinar seu amigão, você também precisa impedir que ele saia sem supervisão e de que entre em brigas com outros animais. O protegendo desta forma, certamente ele ficará seguro e não terá esta grave doença.

Você sabia de tudo isso? Comente!