Cachorros passeiam, correm e brincam o tempo todo, depois disso eles pedem colo, dormem na cama e lambem você todinho. É claro que toda essa rotina eletrizante preocupa os tutores e traz a pergunta: Com qual frequência devo dar banho no meu cachorro? É o que hoje iremos descobrir!

Mitos sobre dar banho no cachorro

A primeira coisa que você precisa entender é que muito do que ouviu por ai é mito – puro e simples. Dar banho em um cachorro não irá retirar os óleos naturais da sua pele ou ainda prejudicar seu pH, ele só fará mal se você lava-lo em excesso ou se nunca o lavar, assim vindo novamente a pergunta título desta matéria: a frequência. A frequência é a chave para pelos e peles saudáveis, afinal o cachorro se suja da mesma forma que nós e precisa manter sua higiene para ficar saudável.

Leia também: Por que cachorro fica animado após o banho?

Com qual frequência devo dar banho no meu cachorro? 3

Também é mito que dar banho no cachorro obrigatoriamente faz cair água dentro de seus ouvidos, assim causando otite. É claro que acidentes acontecem, porém tudo o que você precisa fazer é tomar cuidado para que a água não entre nos canais auditivos assim como também de secar as orelhinhas após o banho com carinho.

Por último, outro grande mito é que deixa-lo perfumado devido ao uso de xampu para cachorro fará com que os outros cães da casa o rejeitem. O olfato dos cachorros é extremamente apurado e não será o leve cheiro do produto que irá mascarar o odor característico do cão. Logo, dar banho no seu cachorro não fará mal nenhum para a sua saúde, desde que feito da forma correta e na frequência ideal.

Frequência do banho

Tudo depende do pelo. Exatamente, a frequência de banho de um cachorro de pelo curto é muito diferente da de um cachorro de pelo comprido, sendo que este último precisa de muitos cuidados. Isto porque todo este pelo comprido é capaz de esconder muito pó e sujeira, precisando de muito mais tempo e atenção, de escovações mais frequentes e de muita, muita limpeza. Por isso existe uma tabela básica que você precisa levar em consideração na hora de definir sua rotina. Veja ela a seguir:

  • Cachorros de pelo longo devem tomar banho uma vez a cada 4 semanas;
  • Cachorros de pelo médio devem tomar banho uma vez a cada 4 a 6 semanas;
  • Cachorros de pelo curto devem tomar banho uma vez a cada 6 a 8 semanas.

É muito importante que você sempre utilize xampus específicos para a raça e comprimento da pelagem para que não prejudiquem o pH da pele e o brilho dos fios. Caso você tenha medo de dar banho em casa, invista no petshop. Lembre-se de adicionar este gasto a rotina de custos do cãozinho para que ele não pese no seu orçamento e você possa deixa-lo sempre bem limpinho e saudável.

Dicas para mantê-lo sempre limpo

Para evitar que seu cachorro comece a cheirar mau rapidamente e muito antes da data do próximo banho existem alguns cuidados que você pode tomar no dia-a-dia. O primeiro passo é escová-lo com bastante frequência, assim retirando todos os pelos mortos, pó e sujeira que eles podem estar guardando. Escove-o por poucos minutos diariamente para retirar o pelo morto e assim mantê-lo limpo por bastante tempo. Outra grande dica é comprar o chamado xampu seco, este não deve jamais substituir o banho frequente, porém pode ajudar em situações como quando ele transpira demais ou porque vomitou, por exemplo.

Com qual frequência devo dar banho no meu cachorro? 4

Você também pode investir em lenços umedecidos, porém jamais utilize lenços de bebê. Isso porque os lenços feitos para seres humanos possuem produtos químicos fortes e como o cachorro se lambe, ao longo do tempo pode acarretar em problemas devido a toxicidade. O ideal é que você visite sua petshop favorita e peça por alternativas para o banho, assim comprando produtos feitos especificamente para cachorros. Isso ajudará a manter seu cachorro sempre bem limpo.

Meu cachorro foi para a lama, e agora?

Se seu cachorro mergulhou na lama, não importa se o banho foi ontem, semana passada ou no mês passado. Infelizmente, você terá que dar outro banho já que não existe alternativa que limpe realmente a lama ou qualquer outra sujeira do gênero. Os banhos secos e alternativos servem para pequenos imprevistos ou cheiro forte, porém não substituem uma chuveirada completa e em caso de grandes sujeiras, apenas ele mesmo para salvar você. Caso tenha qualquer dúvida sobre a saúde da pele e dos pelos do seu cachorro, consulte sempre seu veterinário de confiança para fazer uma avaliação detalhada e ver se está tudo dentro dos conformes.

Você sabia de tudo isso? Comente!