Cachorros passeiam, correm e brincam o tempo todo, depois disso eles pedem colo, dormem na cama e lambem você todinho. É claro que toda essa rotina eletrizante preocupa os tutores e traz a pergunta: Com qual frequência devo dar banho no meu cachorro? É o que hoje iremos descobrir!
Mitos sobre dar banho no cachorro
A primeira coisa que você precisa entender é que muito do que ouviu por ai é mito – puro e simples. Dar banho em um cachorro não irá retirar os óleos naturais da sua pele ou ainda prejudicar seu pH, ele só fará mal se você lava-lo em excesso ou se nunca o lavar, assim vindo novamente a pergunta título desta matéria: a frequência. A frequência é a chave para pelos e peles saudáveis, afinal o cachorro se suja da mesma forma que nós e precisa manter sua higiene para ficar saudável.
Leia também: Por que cachorro fica animado após o banho?
Também é mito que dar banho no cachorro obrigatoriamente faz cair água dentro de seus ouvidos, assim causando otite. É claro que acidentes acontecem, porém tudo o que você precisa fazer é tomar cuidado para que a água não entre nos canais auditivos assim como também de secar as orelhinhas após o banho com carinho.
Por último, outro grande mito é que deixa-lo perfumado devido ao uso de xampu para cachorro fará com que os outros cães da casa o rejeitem. O olfato dos cachorros é extremamente apurado e não será o leve cheiro do produto que irá mascarar o odor característico do cão. Logo, dar banho no seu cachorro não fará mal nenhum para a sua saúde, desde que feito da forma correta e na frequência ideal.
Frequência do banho
Tudo depende do pelo. Exatamente, a frequência de banho de um cachorro de pelo curto é muito diferente da de um cachorro de pelo comprido, sendo que este último precisa de muitos cuidados. Isto porque todo este pelo comprido é capaz de esconder muito pó e sujeira, precisando de muito mais tempo e atenção, de escovações mais frequentes e de muita, muita limpeza. Por isso existe uma tabela básica que você precisa levar em consideração na hora de definir sua rotina. Veja ela a seguir:
- Cachorros de pelo longo devem tomar banho uma vez a cada 4 semanas;
- Cachorros de pelo médio devem tomar banho uma vez a cada 4 a 6 semanas;
- Cachorros de pelo curto devem tomar banho uma vez a cada 6 a 8 semanas.
É muito importante que você sempre utilize xampus específicos para a raça e comprimento da pelagem para que não prejudiquem o pH da pele e o brilho dos fios. Caso você tenha medo de dar banho em casa, invista no petshop. Lembre-se de adicionar este gasto a rotina de custos do cãozinho para que ele não pese no seu orçamento e você possa deixa-lo sempre bem limpinho e saudável.
Dicas para mantê-lo sempre limpo
Para evitar que seu cachorro comece a cheirar mau rapidamente e muito antes da data do próximo banho existem alguns cuidados que você pode tomar no dia-a-dia. O primeiro passo é escová-lo com bastante frequência, assim retirando todos os pelos mortos, pó e sujeira que eles podem estar guardando. Escove-o por poucos minutos diariamente para retirar o pelo morto e assim mantê-lo limpo por bastante tempo. Outra grande dica é comprar o chamado xampu seco, este não deve jamais substituir o banho frequente, porém pode ajudar em situações como quando ele transpira demais ou porque vomitou, por exemplo.
Você também pode investir em lenços umedecidos, porém jamais utilize lenços de bebê. Isso porque os lenços feitos para seres humanos possuem produtos químicos fortes e como o cachorro se lambe, ao longo do tempo pode acarretar em problemas devido a toxicidade. O ideal é que você visite sua petshop favorita e peça por alternativas para o banho, assim comprando produtos feitos especificamente para cachorros. Isso ajudará a manter seu cachorro sempre bem limpo.
Meu cachorro foi para a lama, e agora?
Se seu cachorro mergulhou na lama, não importa se o banho foi ontem, semana passada ou no mês passado. Infelizmente, você terá que dar outro banho já que não existe alternativa que limpe realmente a lama ou qualquer outra sujeira do gênero. Os banhos secos e alternativos servem para pequenos imprevistos ou cheiro forte, porém não substituem uma chuveirada completa e em caso de grandes sujeiras, apenas ele mesmo para salvar você. Caso tenha qualquer dúvida sobre a saúde da pele e dos pelos do seu cachorro, consulte sempre seu veterinário de confiança para fazer uma avaliação detalhada e ver se está tudo dentro dos conformes.
Você sabia de tudo isso? Comente!