Canecas para Presente

Se você tem cães em casa certamente já percebeu que eles tremem em certas situações, porém você sabe a razão disso? É o que hoje iremos descobrir!

Como de praxe, existem inúmeras razões que levam um cachorro a tremer que vão desde comportamento até problemas de saúde, por isso hoje iremos abordar todas elas para que você possa ter ideia da razão e prevenir problemas. Vamos lá?

Tremem por medo ou excitação

Estas são as duas principais razões para um cachorro tremer: ou ele está com medo ou com extrema excitação. Ou seja, se seu cachorro acaba de acertar durante o treinamento e você lhe deu um petisco ou elogio, é perfeitamente normal que ele trema de felicidade devido ao estado de excitação também chamado de entusiasmo ou alegria. Ele pode inclusive chorar de alegria nesses momentos.

Leia também: Por que cachorros roncam?

tremem

Agora, se você o xingou ou algo aconteceu que o deixou com medo, é normal que ele trema. Ele também poderá tremer em situações de estresse ou ansiedade que acontecem após ficar muito tempo sozinhos, por ativarem suas fobias ou ainda como resposta ao castigo que você deu. Se for uma resposta a qualquer um desses exemplos, é muito importante que você marque uma consulta no seu veterinário de confiança para ajudar seu amigão a superar este estado de estresse.

Tremem como sintoma de doença

Existem uma série de doenças que possuem como sintoma o tremor, por isso é muito importante que você fique atento e procure seu veterinário sempre que algo não estiver correto. Veja quais são essas doenças a seguir.

Hipoglicemia

A hipoglicemia é comum em cachorros de porte pequeno ou miniatura e ocorrem quando há uma descida súbita do nível de açúcar que ocorre devido a baixa quantidade de massa corporal. Nestes casos os tremores aparecem junto com fraqueza e falta de apetite. É preciso tratar este problema com soluções que ajudem a subir o nível glicêmico durante as crises.

Artrite

Caso o tremor ocorra de forma localizada, é possível que seu cachorro esteja com artrite. Este é um problema localizado que ocorre principalmente nas patas e no quadril. Fique de olho pois se for o caso, é preciso tratamento rápido.

Cinomose

A cinomose ocorre em cachorros com menos de um ano de vida e costuma apresentar tremores acompanhados de convulsões, tiques na cabeça e nas patas, febre e perda do apetite. Esta é uma doença de evolução rápida que precisa ser tratada com velocidade para evitar problemas e sequelas.

Envenenamento ou intoxicação

Alimentos tóxicos e venenos podem causar tremores juntos com vômito, salivação excessiva, fraqueza, diarreia e outros. Corra para o veterinário o mais rápido possível se isso acontecer com seu amigão para que sejam feitos procedimentos para eliminar a substância do organismo.

Exercícios em excesso

Assim como no ser humano, caso cachorros realizem exercícios em excesso pode ocorrer danos musculares que causam lesões e como consequência é possível ver tremores na zona afetada.

Medicamentos

Alguns remédios possuem os tremores como efeito colateral, por isso se seu cachorro começou com uma nova medicação recentemente e está tremendo, consulte a bula do remédio para descobrir se este é um efeito colateral esperado.

Por que cachorros tremem? 2

Tremem devido a dor

Casos de dor aguda podem causar tremores e para descobrir se é o caso, você precisa ir apalpando cuidadosamente o corpinho do eu cachorro para ver se há alguma área que esteja lhe causando dor. Uma vez descoberta a área, corra para o veterinário para descobrir a causa.

Tremem por sentir frio

Assim como nós, os cachorros também tremem quando sentem frio. É uma resposta do organismo para a temperatura, assim tentando aquecer os músculos para que o cão se aqueça. Se seu cachorro está tremendo, agasalhe-o bem e fique atento para evitar uma hipotermia.

Devido a síndrome de Shaker

A síndrome de Shaker, também chamada de síndrome do cão branco sacudidor costuma afetar raças como maltês, poodle ou westies e causa tremores em todo o corpo devido a uma inflamação no cerebelo. Essa é uma doença associada ao sistema nervoso central, porém infelizmente não são conhecidas ainda as causas exatas.

Raça e idade influenciam

Existem raças como Chihuahua e Yorkshire Terrier que são propensos a ter tremores por qualquer motivo, seja ele entusiasmo, felicidade, alegria, medo ou fobia. A idade também é um fator influenciador deste sintoma, causando tremores durante momentos de descanso e do sono. Caso você sinta que deve se preocupar, não hesite em procurar seu veterinário de confiança para saber que os tremores são devido a algum problema que pode ser evitado, assim melhorando a qualidade de vida do seu pequeno peludo.

Você sabia de tudo isso? Comente!