O boiadeiro australiano, também conhecido como heeler azul e heeler vermelho, é um cachorro adorável com grande aptidão par treinamento, pastoreio e também para exercícios físicos. São excepcionais na prática esportiva e com certeza merecem nossa atenção. Vamos saber mais sobre ele?

Origem

Tudo começou na Austrália – como já era de se esperar. Colonos europeus migraram para a Austrália durante o século XVIII e já no início do século XIX começaram a precisar de cães de pastoreio para ajudar a lidar com o gado selvagem. Como bem sabemos, na Austrália o clima é muito diferente do da Europa e não demorou para que os cães levados pelos trabalhadores não sobrevivessem as duras condições de trabalho.

Leia também: Pastor Australiano: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Boiadeiro Australiano

Foi por esta razão que em 1840 um home chamado Hall cruzou collies blue-blackbird com dingos, assim trazendo a vida o primeiro boiadeiro australiano. Depois, ele foi cruzado com dálmatas, bull terriers e kelpies australianos para originar um cão inteligente, incansável e muito corajoso, totalmente capaz de lidar com os gados indisciplinados que viviam no quente clima do país. Hoje o boiadeiro australiano não é conhecido por sua popularidade, porém possui grandes fãs ao redor do mundo mesmo não sendo o ideal para qualquer tutor.

Personalidade do Boiadeiro Australiano

O boiadeiro australiano é um cachorro conhecido por ser leal, cheio de energia, incansável, muito corajoso, resistente e muito, muito inteligente. Eles em geral são ligados a apenas um tutor e por isso são chamados de ‘cães de um amor’. São excelentes como guardiões e sabem ser muito ferozes em situações de defesa de seu território. Possui um excelente temperamento para trabalhar como cachorro de pastoreio. Um grande número de pessoas aprecia hoje sua companhia porém suas habilidades físicas e mentais são um grande desafio para os tutores, o tornando um cachorro que não serve para qualquer pessoa.

Isso porque são muito inquietos e devido a sua inteligência e força física, precisam de um tutor muito enérgico e proativo que diariamente o estimule com jogos e exercícios físicos. Falando nisso, eles precisam de muito exercício, sendo inadequados para famílias sedentárias ou sem experiência com cães. Caso você considere adotar um boiadeiro australiano, saiba que são necessárias muitas caminhadas diárias, exercícios e treinamento relacionado a obediência e estímulo da mente.

Cuidados e saúde

O boiadeiro australiano é um cachorro cujo cuidado com a pelagem é bastante simples, uma escovação por semana é suficiente para mante-lo bem neste quesito. Além disso, também não são necessários muitos banhos, fazendo-o apenas quando for necessário e com um espaço mínimo de um mês entre cada banho para não eliminar sua camada de proteção natural da pele.

É necessário fornecer muita atenção e muito exercício físico a esta raça, não sendo um cachorro para deixar sozinho no jardim. Eles adoram grandes espaços para correr e pular e apreciam muito um companheiro para formar uma boa matilha em casa para brincar com ele. Caso viva em meio urbano, são necessários três passeios por dia para gastar sua energia e eliminar a ansiedade e o estresse. Ele também precisa de pelo menos 10 minutos de liberdade longe da coleira para correr livremente e no seu ritmo.

Como são cachorros esportivos por natureza, é legal ensina-lo a praticar corrida e outras atividades com você para gastar sua energia e também fortalecer seus vínculos com você. Ele odeia solidão e não é um cachorro para ficar sozinho por muito tempo, por isso tome sempre precauções para que ele não se sinta abandonado.

Boiadeiro Australiano: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Sobre sua saúde, esta é uma raça propensa a diversas doenças hereditárias, dentre as mais frequentes estão a displasia de anca, surdez, atrofia progressiva de retina e perturbações obsessivo-compulsivas. Alem disso, podem desenvolver catarata, luxação de lente intra-ocular e doença de von Willebrand.

Características gerais

Esta é uma raça conhecida por ser musculosa, ter patas curtas e ser rústica. Tem porte médio, altura de 45 a 55 cm, peso entre 10 e 25 kg, vive de 12 a 14 anos e precisa de uma alta quantidade de atividade física. Ela também é conhecida por ser muito fiel, tímida, dominante e ativa, é ideal para famílias que tenham uma casa com um imenso jardim, para ambientes rurais, para trabalhar como pastor e para pessoas que gostam de praticar atividades físicas como caminhar ou correr diariamente.

Gosta do clima quente e possuem pelo liso e curto, duro e grosso. São ágeis, resistentes e fortes, possuindo muitos músculos. Sua pelagem possui camada dupla e é muito macia. Pode possuir a cor azul (azul, manchas azuis, pretas ou fogo) ou ainda vermelho mosqueado (manchas vermelhas pequenas em todo o corpo), assim dando a diferença entre o heeler vermelho e o heeler azul.

Você sabia de tudo isso? Comente!