Canecas para Presente

É como dizem: cozinhar é uma forma de amar. Logo, nada melhor do que fazer uma deliciosa comida caseira para o seu cachorro neste final de semana para garantir a procedência do alimento e também para agradar seu cachorro que sabe o amor que você colocou naquele alimento. Aprenda agora algumas receitas para cachorro filhote e divirta-se na cozinha!

Por que devo cozinhar para meu cachorro?

O primeiro passo é entender as vantagens e desvantagens de cozinhar para o seu cachorro. Afinal, tudo na vida tem dois lados. Veja a seguir nossa lista:

Vantagens

– Baixo custo para raças porte mini, pequeno e médio;
– É possível selecionar alimentos que sejam melhor digeríveis pelos cachorros;
– Você consegue elaborar dietas naturais e orgânicas;
– Evita os conservantes e aditivos presentes nas rações industrializadas;
– Se torna possível oferecer uma dieta variada tanto no quesito sabor quanto de forma nutricional;
– Melhora o sistema imunológico do cachorro.

Dia de cozinhar: Aprenda receitas para cachorro filhote 3

Desvantagens

– É necessário tempo para elaborar as receitas;
– Caso seu cachorro tenha porte grande ou gigante, acaba se tornando mais caro que a ração;
– É preciso suplementar a dieta para garantir uma nutrição correta;
– Pode causar deficiências nutricionais quando não acompanhado por um veterinário;
– Não é possível testar a adequação;

Agora que você já conhece os pós e contras é hora de colocar na balança e decidir o que é melhor para o seu cachorro. O ideal é sempre conversar com seu veterinário de confiança para decidirem juntos qual seria a melhor opção. Não quer decidir nada definitivamente? Então aproveite este final de semana para fazer uma tentativa e testar algumas receitas antes da decisão definitiva.

Dicas de receitas para filhotes

1. Receita de coração

Esta é uma receita fácil e rica em vitaminas A, B e C além do potássio e minerais. Para realiza-la você precisará de:

– 150 gramas de carne bovina ou cordeiro
– 100 gramas de batata branca
– 1/2 xícara de aveia
– 1/2 abobrinha
– 2 cenouras
– Um pouquinho de açafrão e alecrim
– Óleo de milho ou girassol

Como fazer:

O primeiro passo é descascar e picar todos os ingredientes em pequenos pedacinhos que sejam adequados para um cachorro filhote. Então, ferva as batatas, abobrinha e cenouras também. Depois, cozinhe levemente a carne utilizando uma grelha ou no forno, lembre-se de regá-la com óleo e também de adicionar as especiarias. Depois que os legumes cozinharem, misture todos os ingredientes – incluindo a aveia – e esmague os legumes com o garfo. Então, basta esperar esfriar e servir, seu pequenino irá adorar!

2. Molho de Carne

Esta é uma receita deliciosa e livre de grãos, sendo muito facilmente aceita por filhotes e ótima para sua alimentação. Para realiza-la você irá precisar de:

– 200 gramas de carne moída de primeira (sem gordura ou nervos)
– 3 tomates
– 2 cenouras
– 2 pedaços de vitela
– Azeite extra virgem
– Tomilho

Como fazer

O primeiro passo é picar as cenouras e ralar os tomates. Então, coloque os legumes picados em uma panela e os refogue por alguns minutos no azeite de oliva, adicione a carne em cubos temperada com tomilho. Logo, basta esperar cozinhar a carne, esfria-la e servir.

Dia de cozinhar: Aprenda receitas para cachorro filhote 4

3. Tortinha de Carne

Este é um prato riquíssimo em proteínas e permite o uso de um pouco de gordura para ajudar o cachorrinho a ganhar peso. Para fazê-la você precisará de:

– 150 gramas carne moída de primeira
– 30 gramas de batata-doce
– 1 colher de sopa de levedura de cerveja
– Azeite extra virgem
– Uma pitada de tomilho
– 30 gramas de kefir

Como fazer

O primeiro passo é picar a batata-doce em pequenos cubos e cozinha-la, enquanto isso você pode refogar a carne em uma panela separada com o auxílio do azeite e tomilho. Assim que a batata-doce cozinhar, triture-as junto ao kefir e a levedura de cerveja. Então, volte a carne a amassando bem e depois misturando todos os ingredientes. Faça um bolo e deixe-o descansar por alguns minutos, depois basta coloca-lo no forno por alguns instantes ou simplesmente servi-lo em temperatura ambiente.

Importante

Antes de testar qualquer uma dessas receitas, confira com seu veterinário se é seguro dar qualquer um destes ingredientes ao seu filhote. Apenas ele poderá dizer com precisão se seu cachorro pode realmente comer estas comidas, assim evitando problemas posteriores. Existem cachorros que possuem alergias específicas ou ainda certas tendências que os impedem de ingerir qualquer tipo de comida. Então, tenha atenção… Afinal, todo cuidado é pouco!

Todas essas receitas podem ser aplicadas em uma dieta balanceada estipulada pelo seu veterinário. Por isso, se você está pensando em cozinhar para o seu cachorro diariamente, leve em consideração essas ideias e já vá testando antes mesmo de tomar a decisão final.

Você sabia de tudo isso? Comente!