Canecas para Presente

Alguns cachorros abanam o rabo quando você chega em casa, outros choram e pulam em você… Entretanto, os mais intrigantes são aqueles que levam junto seu brinquedo favorito. Afinal, por que cachorros cumprimentam usando brinquedo? É o que vamos descobrir!

Como tudo no universo dos cachorros, existe uma razão por trás deste comportamento. Na verdade, existem três razões comuns para isso e as três são muito interessantes e farão com que você entenda melhor seu amigão.

Brinquedo simboliza a brincadeira com você

Infelizmente, você precisa sair para trabalhar todos os dias. Nestes momentos seu cachorro fica sozinho em casa, sem muito o que fazer exceto esperar ansiosamente pela sua chegada. Ou seja, quando você finalmente chega o cãozinho sente que é seu momento de brilhar. Então ele abana o rabinho, pede carinho e claro, convida você para brincar. Como? Levando seu brinquedo favorito junto com a sua saudação!

Por que cachorros cumprimentam usando brinquedo? 3

O que acontece é que um cachorro sozinho costuma ficar paradão, dormir bastante e não se mexer muito até sua chegada. Isso significa dizer que toda sua energia esta lá, armazenada para gastar apenas na sua presença. Então, quando você chega, tudo o que ele quer é correr, pular e brincar com você para gastar toda esta energia e excitação. Logo, se quando você chega em casa seu cachorro o cumprimenta com seu brinquedo favorito, reserve algum tempo para brincar com ele. Corra pela casa, jogue a bolinha e o leve para caminhar. Isso fará com que sua energia se esgote e também que sua felicidade atinja altos níveis.

Cachorrinho exibido

Muitas vezes o cachorro também pode estar levando seu brinquedo até a porta simplesmente porque deseja mostra-lo a você. Não significa necessariamente que ele queira sair correndo e brincando naquele exato momento, ele quer apenas exibir seu maior orgulho. Você consegue distinguir um comportamento do outro com um simples gesto.

Se você se abaixar e tentar pegar o brinquedo, seu cachorro irá recuar. Neste caso, ele está dizendo que é apenas para você olhar… Com os olhos… Sem as mãos! Hehe. Nestes momentos o ideal é cumprimentar seu cachorro de volta, dar olá, tentar fazer carinho, chama-lo de bom garoto, essas coisas. Tudo para deixa-lo feliz. Você também pode elogiar seu brinquedo, isso com certeza deixará ele muito orgulhoso.

Excitação e distração

Este pode ser um comportamento induzido por você. Se para tentar diminuir a ansiedade de separação você começou a estimula-lo a seguir comandos como ‘pega’ para que ele busque algum brinquedo, certamente é por isso que ele está trazendo o brinquedo até você. Isso porque ele criou a ligação de que quando você chega, deseja ver primeiro o brinquedo favorito do cachorro e assim ele faz, tudo para agradar você.

Esta é uma solução interessante para cachorros que tem o costume de morder ou latir quando vê você. Se ele tiver com um brinquedo na boca, não poderá fazer nenhuma das ações sem derruba-lo e como o comando foi que ele segurasse o objeto, assim ele fará.

Por que cachorros cumprimentam usando brinquedo? 4

Ansiedade canina

Este é um assunto muito sério e é preciso relembra-lo. Cachorros que passam muito tempo sozinhos tendem a desenvolver a chamada ansiedade de separação. Ela consiste no sentimento de espera e angustia que um cachorro sente ao ficar sem distração por muito tempo. Evite  deixa-lo sozinho por longos períodos criando estratégias criativas para  a situação.

Sempre espalhe muitos brinquedos pela casa, antes de sair leve-o para caminhar um pouco, ir até uma praça para gastar energia, tente vir almoçar em casa com ele para que ele não fique mais do que 4 horas sozinho e caso não seja possível, contrate um pet walker que o busque em casa e passeie por algum tempo com outros cachorrinhos.

É importante preencher o dia e a mente do seu cachorro para evitar que ele fique triste e deprimido. Além disso, tratar a ansiedade evita com que ele tenha reações exageradas com muitos latidos e choro quando você chega em casa.  Caso tenha qualquer dúvida, não hesite em questionar seu veterinário de confiança.

Importante

Caso você perceba qualquer mudança de comportamento do seu cachorro, é de suma importância que você o leve para uma consulta veterinária de rotina. Conte ao profissional qual foi a mudança com detalhes e espere pelo diagnóstico. Diversas doenças e quadros psicológicos quando descobertos cedo são reversíveis, por isso esteja sempre atento.  Não esqueça que todo cachorro precisa visitar o veterinário pelo menos duas vezes ao ano fora os períodos de vacinação e desparasitação.

Você sabia de tudo isso? Conhecia a razão deste cumprimento? Comente!