Com o inverno chegando, pode ser bastante perigoso para a saúde do cachorro realizar os exercícios. Afinal, as baixas temperaturas são capazes de baixar a imunidade de nossos amigos peludos, assim fazendo com que fiquem mais frágeis diante de doenças como a gripe canina, por exemplo. Por isso hoje vamos dar algumas dicas de como exercitar seu cachorro nos dias frios do inverno.

No frio é normal ver que os cachorríneos ficam mais tempo quietinhos e dorminhocos, tudo isso para manter a energia e conseguir se aquecer devido as baixas temperaturas. Cachorros com temperatura corporal inferior a 35ºC podem acabar desenvolvendo a temida hipotermia, assim tendo quadros de arritmia, hipotensão e batimento cardíaco lento.

Por isso é importante permitir que seu cãozinho faça essa reserva de energia assim como durma bastante e esteja sempre em ambientes aquecidos. Isso com certeza mudará a rotina diária de exercícios com a qual você está acostumado, por isso tenha atenção neste momento e faça uma adaptação sadia para o seu cachorro pois ele continua precisando praticar exercícios.

Dicas de exercícios para realizar com seu cachorro no inverno 3

1. Jogos de Tabuleiro

Isso existe para cachorro? Existe sim, meu amigo! São tabuleiros especiais de Xadrez, Damas e outros que se utilizam de ração e petiscos para estimular a atenção do cachorro, assim fazendo com que ele mova as peças. O interessante é que jogos como este ao invés de exercitar o corpo, exercitam a mente. Este é um fator muito importante, afinal não é segredo para ninguém que cachorros são seres extremamente inteligentes e por isso precisam exercitar seus cérebros regularmente também.

2. Que tal um daycare?

Diversas cidades pelo Brasil hoje possuem daycare. O que é isso? É um espaço preparado para estimular o gasto de energia dos cães em um ambiente controlado e aquecido. Isso permite que seu cachorro corra, pule e socialize sem precisar se expor as baixas temperaturas do inverno.

Nestes espaços você garante que seu cachorro tenha a mente e o corpo estimulados em um dia inteiro de aventuras com outros cães, o que é muito importante para tira-lo do tédio de casa de forma segura. Além disso, grande parte destes espaços possuem veterinários de plantão que realizam avaliações físicas ao longo do dia, garantindo que a imunidade do seu cachorro esteja bem assim como seu estado de saúde em geral. Ou seja, é só vantagem!

3. Brinque com petisco

É normal que no inverno seu cachorro prefira passar seu tempo comendo ao invés de correndo pelo jardim devido ao frio intenso. Logo, o ideal é você se aproveitar deste gosto sazonal para fazê-lo se mexer! Para isso você pode primeiro esconder petiscos por toda a casa sem que ele veja e então, deixa-lo procurar e comer petisco por petisco. Ele com certeza encontrará todos já que seu olfato é extremamente apurado.

Você também pode apostar em brinquedos como bolinhas que vão liberando a ração aos poucos, assim estimulando que ele corra um pouco. Além disso, você também pode correr com ele pela casa segurando um pouco de seu snack favorito, só o premiando com a comida quando ele finalmente te alcançar. Esta última brincadeira é excelente para fortalecer a relação entre cachorro e tutor e ainda ajuda os dois a se aquecer e gastar calorias e energia.

Dicas de exercícios para realizar com seu cachorro no inverno 4

4. Adestramento no frio

Se for com acompanhamento profissional, você pode adestrar seu cachorro no frio mesmo. O primeior passo é agasalha-lo bem e então leva-lo até a turminha de adestramento. Por lá seu cãozinho irá aprender a sentar, deitar e também dar a patinha. Além disso, diversos outros truques e manobras podem ser ensinados e você ainda conseguirá fortalecer a relação entre cachorro e tutor.

No inverno, devido a falta de exercícios ao ar livre, é comum que a mente do seu cachorro fique entediada e com isso comportamentos e vícios que ele tinha voltem. Logo, exercitar seu corpo e mente através do adestramento é algo muito positivo. Só lembre sempre de agasalhar bem seu cão e de ter um acompanhamento profissional para que acidentes sejam evitados.

5. Esconde-esconde em casa

Esconda-se do seu cachorro! Isso mesmo, ensine ele a aprender o comando ‘fica’ e se esconda pela casa. Assim que estiver pronto, diga ‘vem’ ou o comando que você ensinou para liberta-lo do comando de ficar parado. Quando ele acha-lo devido ao som da sua voz e também ao seu cheiro, brinque com ele, faça festa e lhe dê petiscos. Assim você faz com que ele se movimente por dentro de casa e se divirta com você como bônus. Já pensou que divertido?

Não esqueça de agasalha-lo bem e de estar sempre de olho na temperatura de suas orelhas, assim garantindo que ele esteja feliz e aquecido durante todas essas brincadeiras. Gostou das dicas? Comente!