Se você mora em uma casa de dois andares, ter um cachorro que sente medo de descer as escadas pode ser algo problemático. Entretanto, você sabe por que isso acontece?

Este é um comportamento bastante comum e existem inúmeras causas que podem tê-lo despertado. Em geral, ele surge durante a etapa final de socialização do cachorro que ocorre por volta das 12 semanas de vida. É neste período que você precisa habitua-lo a diversos estímulos como pessoas estranhas, ruídos, objetos diferentes, crianças, animais e diversos outros, tudo para evitar que fobias se desenvolvam e é claro que as escadas estão inclusas nestes estímulos.

Ou seja, uma das razões para o seu cachorro ter medo de descer escadas pode ser justamente a ausência da exposição a escadas nesta etapa da vida. Outro fator que pode desencadear a fobia é uma experiência traumática em uma escada. Ele pode ter machucado seus coxins ao subir, ter tropeçado e caído em alguma ocasião ou ainda ter escutado ruídos enquanto descia. Por fim, ele também pode estar simplesmente imitando sua mãe ou pai. Ou seja, se sua cadela mamãe tiver medo de escadas, seu cachorro pode simplesmente ter aprendido com ela a temer também.

Leia também: Como ajudar cachorro com medo de chuva

descer as escadas

Como evitar o medo de descer as escadas

Socialização. Isso mesmo, durante a etapa de socialização é de suma importância que você apresente seu amigão para as escadas. Caso você não as tenha em sua casa, leve-o para descer as escadas na casa de um amigo ou até mesmo na rua, em praças o espaços públicos. É preciso ter paciência, afinal dependendo do porte esta pode ser uma experiência difícil. É importante que você tome muito cuidado e que evite traumas.

Não permita que ele se machuque ou caia, se abaixe ao lado dele e o ensine com muito amor a descer degrau por degrau, sempre tomando precauções para que ele não caia ou machuque suas patinhas. Escolha um ambiente tranquilo e agradável, assim evitando ruídos ou surpresas inesperadas. O ideal é procurar algum amigo ou parente que possua as tais escadas, assim proporcionando um ambiente tranquilo e calmo evitando acidentes e medos.

Mas meu cachorro já possui medo das escadas… E agora?

Infelizmente, não existe palavra mágica que faça nossos amigões a perder o medo. Para ajuda-lo, você irá precisar de muita calma, tempo e paciência para ensina-lo e fazê-lo perder tal trauma. O primeiro passo é ter em mente que você precisará retirar a imagem negativa que ele possui das escadas, assim tornando-a positiva e provando para ele que ela não é nenhuma ameaça.

A melhor forma para isso está no reforço positivo, assim premiando-o sempre que ele conseguir subir ou descer as escadas de forma correta e calma. É importante que você jamais o xingue ou o puna por sentir medo, isso só irá piorar a situação. Tente aos poucos descer as escadas com ele, sente ao seu lado e mostre que não há nada de errado. Tenha petiscos em mãos e os coloque sempre um ou dois degraus abaixo de onde o cachorro está, assim o ajudando a descer parte por parte.

Por que cachorro sente medo de descer as escadas? 2

Aos poucos, vá aumentando a distância entre cada petisco, assim o distraindo e fazendo com que desça maiores distâncias antes de perceber que finalmente está descendo as escadas. Com o tempo, ele irá fazer isso sozinho! Lembre-se também de premia-lo quando ele subir o descer sozinho por algum tempo, assim fazendo com que aquele inimigo se torne apenas uma memória distante.

Não está dando certo…

Caso você não esteja conseguindo mudar sua memória negativa, aposte em um adestrador profissional. Ele irá saber exatamente o que fazer através de uma série de treinos que demonstrem confiança, obediência e principalmente, força para vencer o trauma. Certos cachorros ficam profundamente marcados por suas experiências negativas e apenas um profissional conseguirá ajuda-lo da forma correta.

Até ele aprender, lembre-se de ter muita paciência. Forçar com que ele suba o desça as escadas o puxando ou gritando com ele só piorará o medo. Tenha sempre muita atenção e carinho nessas situações para evitar prejudicar a relação entre tutor e cachorro. Lembre-se que a pessoa que ele mais ama no mundo é você, então não traia sua confiança e faça-o sempre feliz. Adapte um espaço para ele na parte de cima ou de baixo da casa para que ele tenha tudo o que precisa e se necessário, carregue-o para cima ou para baixo até que ele consiga superar este pavor.

Seu cachorro tinha medo de descer as escadas? Conte para a gente nos comentários como foi sua experiência!