Canecas para Presente

O Cão de Crista Chinês é um cachorro adorável, elegante e exótico. Também conhecido como Cristado Chinês ou Chinese Crested Dog, esta definitivamente é uma raça que merece ser conhecida. Vamos lá?

Origem do Cão de Crista Chinês

Por ser uma raça bastante antiga, infelizmente não se sabe muito sobre sua origem. Entretanto, sabe-se que eles já existiam no século XIII na China e que trabalhavam como exímios caçadores de ratos em navios mercantes. Também se sabe que sua variedade sem pelos é mais comum na América Central e América do Sul mesmo que sua origem provavelmente tenha ocorrido no continente africano.

Cão de Crista Chinês: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Esta é Crystal, cadelinha da Ana Maria Braga.

De qualquer forma, ele não era muito conhecido fora da China até o século XIX quando Ida Garrett conheceu e se apaixonou pela raça, assim se tornando a responsável por promove-la em todo o continente europeu. Infelizmente, até hoje o Cão de Crista Chinês é pouco popular ao redor do mundo, entretanto quem conhece e adora animais de raça com certeza já ouviu falar sobre ele, seu temperamento adorável e também seu adestramento extremamente fácil.

Personalidade

O Cão de Crista Chinês é um cachorro muito querido, alegre, agradável e sensível. É bastante leal e apegado a seu tutor a quem considera uma pessoa especial e um grande amigo. Além disso, ele costuma estar sempre alerta e ser um tanto quanto tímido com pessoas estranhas. Se for bem socializado, ele tende a se dar muito bem com outros animais de estimação. Entretanto, sua natureza tímida pode fazê-lo estranhar nossas pessoas, coisas e situações, se tornando um cachorro muito medroso senão for bem socializado.

Leia também: Boiadeiro Australiano: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Para prevenir este tipo de comportamento, é importante estimular seu convívio com outras pessoas e animais desde os primeiros meses de vida e continuar a socialização até a vida adulta. Isso evitará que ele saia correndo e se esconda cada vez que chega uma visita na sua casa ou que você apresenta algum elemento novo como um brinquedo ou um irmãozinho.

Cuidados e Saúde

Sua pelagem precisa ser escovada de duas a três vezes por semana, a não ser que ele faça parte da variedade powderpuff, esta precisa ser escovada diariamente com escova de cerdas naturais ou metálicas. A pelagem do Cão de Crista Chinês é bem fina e costuma embaraçar com facilidade e quando isso ocorre, o mais indicado é usar os dedos e desfazer os nós com calma e muito amor para não machucar o pequenino. Depois que desfizer os nós, pode penteá-lo normalmente. Em relação aos banhos da variedade powderpuff, deve ser dado apenas quando o cão estiver realmente sujo. Também é preciso utilizar shampoos específicos com PH neutro.

É importante lembrar que devido a ausência de pelos do cão de crista chinês, sua pele fica muito mais exposta às mudanças de temperatura, raios solares e demais fatores que podem feri-la facilmente. Por isso, mantenha sua ele sempre limpa e dar banhos a cada 15 dias com shampoo hidratante que possua PH neutro. Também é indicado esfoliar a pele do pequenino uma vez por mês e também aplicar produtos hidratantes como óleos corporais para bebês ou outros produtos de origem vegetal – lembrando que é necessário sempre utilizar produtos de origem natural. Seus dentes também devem ser cuidados e escovados com frequência utilizando produtos específicos para cães.

Cão de Crista Chinês: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 3

Esta é uma raça cheia de energia, sendo necessário realizar exercícios diariamente. Entretanto, por serem de porte pequeno, você pode exercita-lo até mesmo em casa jogando a bolinha ou correndo com ele por ai. É importante leva-lo para caminhar em curtos percursos pelo menos 2 vezes por dia. Caso você possua a variedade sem pelos, lembre-se de protege-lo com protetor solar para evitar queimaduras. Porém, a ausência de pelos não é motivo para não expô-lo ao sol, afinal ele precisa também que sua vitamina D seja ativa.

Em climas frios, é muito importante agasalha-lo bem para evitar que adoeça. Outro fator que deve ser levado em consideração é que devido a ausência de proteção, esta é uma raça que se machuca com facilidade e por isso não deve correr solto por locais com vegetação alta, galhos ou ervas daninhas para evitar que se machuque. Por fim, é importante lembrar que eles odeiam ficar sozinhos, por isso evite deixa-los por muito tempo sem companhia.

Sobre sua saúde, este é um cão bastante saudável, porém existem algumas doenças que precisam ser levadas em consideração devido a certas propensões. São elas a Doença de Legg-Calvé-Perthes, luxação de patela, perda de dentes precoce, lesões na pele e queimaduras do sol. É importante mante-lo sempre com uso de protetores solares próprios com PH neutro, também é importante seguir o calendário de vacinação e desparasitação também, isso além das visitas constantes ao veterinário.

Você conhecia a raça? Sabia de tudo isso? Comente!