Muito falamos sobre a importância de consultar seu veterinário de confiança antes de dar qualquer alimento novo. Este ato é vital para evitar que seu cachorro tenha uma crise de alergia alimentar. Entretanto, quais são os sintomas de alergia alimentar em cachorros?

Sintomas de alergia alimentar

Embora esta seja uma alergia que ocorre através do sistema digestivo, o sinal mais forte de uma alergia alimentar está na coceira e arranhões na região do peito na tentativa de alivia-la. A alergia alimentar é um problema que pode ocorrer sem padrão sazonal e surgirem em qualquer momento da vida do cachorro, da infância à vida adulta.

Leia também: Posso dar peixe para o meu cachorro?

Quais são os sintomas de alergia alimentar em cachorros? 3

Dentre os alimentos que corremos o risco de dar aos cachorros sem saber, os que mais frequentemente causam alergia são os ovos, leite, carnes, peixe, soja e cereais em geral. Caso você não sabia, a alergia é um tipo de reação de hipersensibilidade com uma substância específica como as proteínas, por exemplo. Caso o sistema imunológico do cachorro julgue que aquela pode ser uma substância nociva ao organismo, imediatamente são enviados sistemas de defesa para eliminar o alimento do corpo, assim causando os sintomas.

Para que a primeira alergia se desencadeie é preciso que o cachorro seja exposto a dita substância uma ou mais vezes, por isso se você segue uma mesma alimentação a algum tempo e mudou algo, talvez seja uma alergia alimentar que está aparecendo. Voltando aos sintomas, além da dermatite que causa um avermelhamento na pele e também coceira intensa, é possível perceber pequenos caroços vermelhos e feridas neste local. Infelizmente, é extremamente comum que toda esta coceira acabe atingindo os ouvidos e cause uma otite por alergia alimentar.

Um cachorro também pode ter diarreia, apesar deste ser um sintoma mais raro. Também é possível que ocorra um rápido transito digestivo para eliminar o alimento rapidamente. Porém, apenas um veterinário poderá confirmar se realmente seu cachorro teve uma alergia alimentar, isto porque os sintomas também podem ser confundidos com uma simples dermatite ou outros problemas dermatológicos. Por isso, é importante marcar uma consulta o mais rápido possível para descobrir o que pode estar ocorrendo.

Testes

Para que o veterinário possa confirmar o diagnóstico de alergia serão necessários alguns testes, sendo que a maioria opta pelo exame de dieta hipoalergênica. Para isso será oferecido ao cãozinho um alimento que ele jamais tenha ingerido antes, para isso o ideal é apostar em rações úmidas feitas com poucos ingredientes e sem conservantes ou aromatizantes artificiais. Além disso, também existem produtos com proteínas hidrolisadas, ou seja, proteínas quebradas em fragmentos menores que não causam reação ao organismo – assim não desencadeando a alergia. Caso o cachorro melhore com a mudança na alimentação, o diagnóstico será confirmado.

Ele também poderá realizar o chamado teste cutâneo de alergia onde são feitos pequenos furos na pele do cachorro onde são expostos possíveis alérgenos em cada um. As regiões que demonstram reações alérgicas apontam qual é a causa da alergia, assim deixando o tutor a par de qual tipo de alimento não deve ser oferecido para os pequenos peludos.

Quais são os sintomas de alergia alimentar em cachorros? 4

Tratamento

Infelizmente, a alergia alimentar não pode ser curada e para que você e seu cachorro não tenham problemas, é de suma importância evitar o alimento que causa alergia. Como muitas clínicas ainda não possuem o teste subcutâneo, é preciso que você faça testes em casa e tente elaborar uma lista com tudo o que seu cachorro come e que pode estar causando alergia. Descobrindo o causador, o problema desaparece, assim proporcionando uma vida longa e feliz ao cão.

Peça ajuda do seu veterinário de confiança para isso, eliminando alimentos e certas marcas de ração, assim as trocando por outras. Para que você veja melhora é preciso esperar de 8 a 10 semanas com alimentos hipoalergênicos para ir adicionando um por um os alimentos que podem ter causado a alergia, só assim você irá descobrir a causa. Infelizmente, não existe remédio para curar este problema e apenas o seu cuidado e monitoramento poderão promover ao cachorro uma vida feliz sem alergias.

Existem anti-histamínicos para cachorro?

Anti-histamínicos são medicamentos que agem contra a histamina, substância liberada durante uma crise alérgica. Hoje felizmente existem uma série de anti-histamínicos no mercado que atendem as mais diversas necessidades e cabe ao seu veterinário definir a dose e o tipo ideal para o seu amigão. Jamais utilize medicamentos humanos em cachorros nem dê a medicação sem consultar seu veterinário de confiança. Apenas um especialista poderá receitar a quantia e o medicamento ideal.

Você sabia de tudo isso? Seu cachorro já teve crise de alergia alimentar? Comente!