Canecas para Presente

O primeiro cio pode ser algo complicado para tutores novatos, afinal como identificar algo que está ocorrendo pela primeira vez? É para isso que nós do Cachorro Amigo estamos aqui, para ajudar você! Então vem comigo e descubra como saber que a cadela está no cio!

Quando o cio costuma ocorrer?

Ao longo da convivência você aprenderá a identificar e saberá também prever quando irá acontecer o cio, porém quando é a primeira vez pode ser um tanto desafiadora esta descoberta. A primeira informação que você deve ter em mente é que as cadelas possuem intervalos diferentes e idades diferentes para ter o primeiro cio e tudo depende do seu tamanho. Se são pequenas, o primeiro cio costuma ocorrer entre os 6 e 12 meses, se são médias ou grandes o primeiro cio aparece entre o mês 7 e 13. Já se a cadela é de raça gigante, é normal que ele apareça só após o 16º mês, podendo aparecer até o 2º ano de vida.

Leia também: Por que cachorro sente medo de descer as escadas?

Como sei que minha cadela está no cio? 3

O aparecimento dos sintomas

O primeiro cio é carregado de sintomas, tudo graças ao ciclo onde dominam dois hormônios principais: o estrogênio e a progesterona. A variação da concentração de cada um destes hormônios é o que causa as alterações e seus sintomas. É importante saber que todas essas modificações fazem parte de seu processo fisiológico natural e não são prejudiciais a cadela. Outra informação importante está no tempo e frequência. O cio costuma ocorrer de uma a duas vezes por ano e dura de duas a quatro semanas

Quais são os sintomas do cio?

  • O principal evento do cio é a ovulação, ou seja, o período fértil da cadela ocorre aqui. Por isso é normal que cachorros machos comecem a querer montar nela, também é normal que ela fique totalmente receptiva a este tipo de atitude;
  • Durante os passeios, você também irá observar que ela fica muito receptiva e demonstra muito interesse nos outros cães;
  • Em casal, ela ficará mais carinhosa e brincalhona, exigindo muito mais atenção neste período;
  • A vulva da cadela neste período costuma inflamar e fica com uma coloração mais escura. Este sintoma em geral vem acompanhado do lambido insistente das cadelas nesta região;
  • Também é normal que ela coma muito menos durante o cio;
  • Por último, ocorrerão pequenos escapes de sangue através da vagina. Eles são normais e você não precisa se preocupar. Caso ela comece a manchar seu sofá/cama existem ‘calcinhas’ descartáveis adaptadas para este período.

Devo me preocupar com alguma coisa?

Existem casos em que o cio pode ser patológico e é neste momento que você deve ter atenção. Isso porque existem sintomas que não são normais e podem ser em decorrência de algum problema na saúde da sua amigona. Veja a seguir alguns deles:

  • Secreção vaginal branca, amarela ou verde;
  • Febre;
  • Vômito;
  • Inflamação mamária;
  • Sangramento em excesso;
  • Comportamentos obsessivos;
  • Choro contínuo;
  • Aumento na ingestão de água.

Caso qualquer um destes sintomas aparecem ou qualquer outro que você julgue anormal, é de suma importância que você corra para o veterinário o mais rápido possível. Apenas ele poderá afirmar se sua cadela está saudável ou se há algo de errado. Se alguma coisa não estiver certa, ele também poderá realizar exames e tratar o problema.

Como sei que minha cadela está no cio? 4

Quais são os dias férteis do cio?

Todo cio possui alguns dias férteis e caso você deseje ter netinhos em casa – ou evitá-los antes da castração, é preciso estar de olho nestes dias para estimular – ou impedir – a cópula para gerar a descendência. O primeiro passo é entender que existem duas fases no ciclo estral: O proestro e o estro. O proestro dura de 3 a 17 dias e este é o espaço de tempo em que a cadela não estará fértil. Aqui ela expulsará um pouco de sangue, também lamberá muito a vulva e apresentará inflamação nesta área. Já o estro também pode durar de 3 a 17 dias e ele aparece junto com um sangramento com tom mais escuro e em maior quantidade. É nesta etapa que a cadela está fértil.

Como já aprendemos, o cio varia de acordo com cada cadela, seu porte, idade, tamanho ou estado de saúde. Existem cadelas que sangram apenas por 6 dias enquanto outras podem sangrar por até 20 dias! É importante que você conheça muito bem sua cadela para poder identificar a duração do cio e então calcular seu dia fértil. Importante: É um grande mito que a cadela precisa ter pelo menos uma cria ao longo de sua vida. Inclusive, o mais saudável para ela é castrá-la antes mesmo do primeiro cio. isso porque cada vez que ela entra neste período ocorre uma grande bomba de hormônios em seu organismo que já foram comprovadamente culpados como uma das principais causas do câncer de mama, ovários, útero e em todo o sistema reprodutor.

Você sabia de tudo isso? Comente!