Em um dia quente, não há nada mais gostoso do que tomar um bom banho de chuva. Entretanto, será que este é um hábito saudável para os cachorros também? Vamos descobrir!

Existem veterinários que defendem que o banho de chuva é um verdadeiro perigo para a saúde dos cães enquanto outros afirmam que esta é a forma perfeita para aproveitar a natureza e realizar uma grande troca de energias. Mas quem está correto? Ambos! Como assim? Deixa que eu explico.

banho de chuva

Cuidados necessários

Tudo na vida é bom e positivo se for feito com cuidado e atenção, logo um delicioso banho de chuva não seria diferente. Se você tomar os cuidados necessários para que esta seja uma experiência positiva, com certeza você e seu cachorro irão se divertir muito! O primeiro passo é saber com que tipo de chuva você está lidando, afinal uma tempestade de raios jamais será o momento ideal para se banhar.

O segundo cuidado mais importante é a temperatura do ambiente. A chuva gelada irá resfriar o corpo do seu amigão, logo se for um dia muito frio seu cachorro poderá ter sua imunidade reduzida e adoecer facilmente. Por isso, deixe o banho de chuva para um dia quente de verão.

O local

O lugar onde o banho de chuva acontecerá também é muito importante. A água é um grande propagador de doenças e por isso você jamais deve ir tomar banho de chuva no meio de uma rua urbana, por exemplo. Isso porque o líquido pode propagar agentes infecciosos que vivem escondidos nos bueiros, lixeiras e muito mais.

A bactéria Leptospira é um bom exemplo, ela fica armazenada na urina dos ratos e se espalha pela água com grande facilidade, contaminando a todos os que entram em contato com ela. Logo, a higiene aqui é um ponto importante. Prefira locais gramados e que sejam de sua confiança como o jardim da sua casa, por exemplo.

Depois do banho de chuva

Depois de correr muito, brincar e se molhar todo, você precisa tomar alguns cuidados muito importantes. Como dito acima, a chuva irá resfriar o seu cachorro e poderá baixar sua imunidade, logo os cuidados após o banho de chuva são muito importantes.

O primeiro passo é leva-lo para um ambiente sem vendo algum e seca-lo um pouco com uma toalha, retirando todo o excesso de água gelada. Então, leve-o direto para o chuveiro quentinho. A água quente irá aquecê-lo e você também poderá limpar o barro e sujeira que podem ter ficado presos em seu pelo. Dê um banho caprichado com muito amor e água quente para que ele fique bem aquecido. Esta é uma etapa importante não apenas para aquecê-lo como também para impedir que doenças como dermatites, alergias e inflamações na pele surjam devido a sujeira, assim mantendo-o limpo e higiênico.

Depois, seque-o com atenção. Não esqueça de seca-lo com a toalha para retirar todo o excesso de água e depois partir para o secador de cabelo ou aparelho específico para cães caso você tenha. O seque com toda a paciência e não deixe nenhuma parte molhada para que ele não se gele e assim acabe resfriado. Além disso, a umidade pode causar a formação e proliferação de fungos, logo todo cuidado é pouco.

Posso deixar meu cachorro tomar banho de chuva? 2

Atenção

O banho de chuva é uma brincadeira, um momento de diversão e descontração entre tutor e cachorro. Entretanto, não deve de forma nenhuma ser algo obrigatório ou um hábito comum. Cachorros devem estar abrigados da chuva e do frio, sendo amados e protegidos para evitar o desenvolvimento de uma série de doenças físicas e psicológicas também. Por isso, tenha atenção! Cachorros que vivem na área externa precisam ter acesso a um cômodo fechado e protegido que tenha um bom tamanho para que possa se mover e se aquecer também. Não esqueça de deixar sempre à disposição toalhas e cobertas para o cão se aninhar e poder descansar em segurança e na temperatura ideal.

Entretanto, o ideal mesmo é que o cão tenha acesso livre a casa e possa conviver bastante tempo ao lado das pessoas que ele mais ama no mundo: sua família. Deixe-o subir no sofá com você, deitar na cama, se aproximar… Enfim, ficar com você. Afinal, você é tudo o que ele tem e esses momentos de amor valem muito mais do que o estresse em função de um pequeno arranhão ou marca na sua mobília.

Você sabia de tudo isso? Comente!