Canecas para Presente

O Collie de Pelo Curto é um cachorro belíssimo, também conhecido como Smooth Collie. Ele é considerado como um primo do conhecido Rough Collie – Collie de Pelo Longo – devido à suas características muito semelhantes. Vamos conhecer mais sobre este cachorro adorável?

Origem do Collie de Pelo Curto

O Collie de Pelo Curto teve sua origem nas terras altas da Escócia junto ao Collie de Pelo Longo. Foi lá que começaram a desempenhar a função de pastoreio até alcançarem a popularidade como cães de companhia. Infelizmente, nunca foram tão populares quanto seus primos com pelo longo, porém são muito queridos em diversas partes do mundo. Hoje ambos são reconhecidos como uma raça única pelo American Kennel Club, porém a Federação Cinológica Internacional ainda as considera raças diferentes.

Personalidade

O Collie de Pelo Curto é conhecido por seu temperamento amável, gentil e sensível, sendo muito parecidos com o Collie de Pelo Comprido. Eles também são bastante inteligentes e muito ativos, precisando de companhia e exercícios regulares. Além disso, não possuem tendência a agressividade, o que é um ponto muito positivo para pessoas com família e crianças, entretanto isso não quer dizer que o Smooth Collie não precise ser socializado.

Leia também: Cão de Crista Chinês: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Collie de Pelo Curto

Pelo contrário, da mesma forma como qualquer outra raça, é necessário fazer uma socialização completa para evitar que ele se torne muito tímido ou reservado tanto com pessoas quanto com situações estranhas. Sua adestração é fácil e por ser muito inteligente, é educado facilmente, sendo um ótimo cachorro para donos de primeira viagem.

Cuidados e Saúde

A principal diferença do Collie de Pelo Curto para seu primo é justamente o que diz no nome, o comprimento do pelo. Devido aos fios curtos, não é necessário ter muitos cuidados com este aspecto. É importante escova-lo de uma a duas vezes por semana, além disso essa é uma raça que perde pelo constantemente e isso se intensifica nos períodos de muda, por isso esteja atento a esta característica antes de tomar sua decisão. É importante não dar banho em cães desta raça com muita frequência, fazendo-o apenas quando for necessário.

Devido a sua característica de pastoreio, é muito importante dar longas caminhadas diariamente com ele assim como também brincar com ele e passar tempos de qualidade ao seu lado. Esportes caninos como herding, agility ou canine freestyle são muito indicados para esta raça. É interessante observar que ele costuma se adaptar bem a vida no apartamento, porém é necessário leva-lo para correr e caminhar com bastante frequência se for o seu caso. O ideal é tê-lo em casa com um grande jardim para que ele possa correr, porém imprescindível que ele tenha acesso a casa e a família, afinal ele adora companhia.

Sobre sua saúde, existem algumas tendências a doenças hereditárias como anomalia do olho do Collie, torção gástrica, distiquíase e surdez. Porém, em geral, sua saúde costuma ser impecável quando bem cuidado. É importante ter visitas veterinárias periódicas, seguir o calendário de vacinação e também desparasitação. Além disso, em qualquer sinal de mudança de comportamento, não demore para consultar seu veterinário de confiança, afinal o melhor remédio é a prevenção.

Collie de Pelo Curto: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Educação

Como dito acima, o Collie de Pelo Curto é um cachorro muito inteligente, por isso costuma responder muito bem ao adestramento. Entretanto, como são muito sensíveis, é importante lembrar que talvez o adestramento tradicional cause conflitos e prejudique a relação entre cão e tutor. Logo, a melhor forma de educa-lo é utilizando métodos de adestramento positivos tais como o clicker ou com recompensas. Desta forma, ele irá internalizar a ordem muito melhor e terá o estímulo para continuar aprendendo. Por serem muito sociáveis, este é o cachorro ideal para uma família em construção com muito tempo livre para caminhadas e brincadeiras, sendo diversão na certa assim como muito amor envolvido.

Características Gerais

O Collie de Pelo Curto teve sua origem na Europa, mais precisamente no Reino Unido. Possui corpo delgado e musculoso, porte grande, altura entre 55-70 cm e peso de 25 a 45 kg. Vive de 12 a 14 anos, precisa de alta quantidade de atividade física, possui caráter equilibrado e inteligente, ativo e carinhoso. É o cachorro ideal para famílias com crianças que morem tanto em casa quanto em apartamento, adora esportes e é um excelente pastor. Prefere clima moderado e possui pelagem lisa e curta.

Você sabia de tudo isso? Comente!