Todos ouvimos falar sobre como óleo de salmão faz bem para a saúde humana, entretanto será que ele também faz bem para os cachorros? Quais serão os benefícios que este peixe proporciona? Vamos conhecer tudo sobre ele agora mesmo!

Pois bem, a dieta do nosso cachorro pode muito bem ser complementada por outros produtos capazes de trazer benefícios a vida canina e um deles é o famoso óleo de salmão. O óleo de salmão é um dos alimentos mais poderosos quando o assunto é Omega 3, além disso ele possui poderosos ácidos graxos EPD e DHA capazes de impactar muito positivamente a vida do cachorro.

Leia também: Posso dar pera para meu cachorro?

Benefícios do óleo de salmão para saúde canina

Pele e pelo fortalecidos

Devido ao grande reforço imunológico, o óleo de salmão é capaz de beneficiar demais a pele do cachorro. Isso porque ajuda a prevenir possíveis alergias que possam surgir além de reforçar o brilho densidade e sedosidade do pelo, melhorando seu aspecto e o deixando super macio.

Óleo de Salmão

Importante durante a gestação

O óleo de salmão é muito poderoso durante a gestação da cadela, isso porque potencializa a formação mental dos fetos, assim estimulando seus cérebros e seu crescimento saudável antes mesmo de nascer.

Potencializa o cérebro em cães idosos

É comum que junto com a idade os cães percam algumas faculdades cognitivas e o óleo de salmão ajuda a mantê-las no lugar e fortalece-las.

Prevenção óssea

Este poderoso óleo também é capaz de prevenir o surgimento de artrite e também é capaz de aliviar os sintomas caso a doença já venha se manifestando. Ele também estimula a produção de colágeno, o que reduz a propensão de inflamações articulares, isso além de melhorar bastante a resistência de unhas e dentes.

Sistema digestivo agradece

Este tipo de óleo também é um poderoso regulador intestinal e renal também, ajudando o cachorro a digerir a ração corretamente e aproveitar todos os nutrientes essenciais, excretando apenas o que realmente não é necessário de forma saudável e completa. Em caso de inflamação intestinal, é comum que este óleo auxilie na melhora do quadro, isso além de ajudar a regular o nível de triglicerídios e a pressão arterial também.

Mais benefícios em geral

O óleo de salmão é capaz de prevenir o câncer canino, ajuda a combater doenças no coração e o sobrepeso também e ainda regula o sistema imunológico.

Óleo de salmão faz bem para cachorro? 2

Cuidados extremamente importantes

É de suma importância que você não saia por ai dando Óleo de Salmão para o seu cachorro como senão houvesse amanhã. Cada cachorro possui uma tolerância, uma dosagem exata e uma prescrição detalhada. Ou seja, o uso deste óleo para um cachorro obeso, por exemplo, precisa ser feito em uma quantidade X que pode ser maior, menor ou igual a de outro cachorro que deseja fortalecer seu sistema cognitivo.

Além disso, cada cão possui suas próprias particularidades e isso inclui o tamanho, o peso e a idade. Também inclui a raça e o histórico médico. OU SEJA, só dê óleo de salmão ao seu amigo de quatro patas SE e SOMENTE SE seu veterinário de confiança receitar. Se você gostou dos benefícios e tem interesse em ingressar o alimento na rotina do seu cão, o primeiro passo é marcar uma visita no seu veterinário e contar para ele seu desejo. Lá serão realizados exames junto com uma análise detalhada do histórico médico para saber se é seguro e como é seguro dar o complemento nutricional.

Efeitos colaterais

É muito importante estar devidamente informado antes de tomar quaisquer decisões, por isso aqui no CachorroAmigo nós trabalhamos sempre para mostrar todos os lados de uma escolha para que você possa pensar com responsabilidade. Como tudo na vida, o Óleo de Salmão também possui efeitos colaterais negativos que precisam ser muito bem analisados. Eles aparecem se você ultrapassar a dose ideal, se seu cachorro for alérgico ou se o organismo dele for sensível a substância. Os efeitos colaterais mais comuns são:

  • Diarreia
  • Aumento de peso
  • Tonturas
  • Náuseas
  • Mau hálito
  • Dor de estômago

No caso de qualquer um desses sintomas aparecer, suspenda o uso e vá imediatamente a seu veterinário de confiança contar o que vem acontecendo. Ele poderá analisar os fatos e decidir qual o próximo passo a ser dado.

Você conhecia todos esses benefícios? Comente!