Quem na infância não se apaixonou por Beethoven que atire a primeira pedra! Os cachorros da raça São Bernardo são belíssimos, adoráveis e cheios de curiosidades interessantes. Por isso, que tal começar a semana sabendo mais sobre esse carinha?

Origem do São Bernardo

Sua história começa há muito, muito tempo quando o Grande São Bernardo ainda habitava a terra e vivia sob os cuidados de monges que criavam grandes estalagens para peregrinos e viajantes. Nesta época a raça começou a ser usada como cão vigia, logo não demorou para que seu grande potencial fosse visto e tornasse o São Bernardo um poderoso cachorro de guarda e resgate também em historias onde esses viajantes acabavam se perdendo em meio da neve. Segundo dados documentados, sua atuação durante a travessia nas montanhas das tropas de Napoleão Bonaparte foram de grande ajuda devido a dificuldade do trajeto.

Leia também: Doberman: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

São Bernardo

Personalidade

Como vemos em Beethoven, o São Bernardo é um cachorro conhecido por ser extremamente gentil, sociável e amável. Possuem uma grande paciência e prezam pela obediência, sendo extremamente leais a seus tutores e família. Logo, é comum vê-lo patrulhando seu jardim dia e noite, sempre alerta e pronto para emitir seu grave latido que faz qualquer um tremer de medo.

Além disso, o olfato desta raça é extremamente poderoso, capaz de localizar pessoas e objetos há imensas distâncias. Devido a esta qualidade eles também são capazes de alertar perigos como tempestades, avalanches e incêndios, tudo graças a seu narizinho molhadinho. Por serem muito inteligentes, são ótimos para serem treinados e possuem um instinto protetor fortíssimo de nascença. Por isso são constantemente utilizados como cães de trabalho, isso fora sua grande força física devido ao porte e musculatura. 

Por ser paciente, é bastante tolerante ao comportamento das crianças, principalmente quando elas fazem parte de seu núcleo familiar. Ele é muito bondoso e frequentemente utilizado como ‘babá’ devido ao bom relacionamento com os mini-humanos. Mesmo ele sendo gentil e dócil, é importante socializa-lo desde filhote para evitar problemas desnecessários com seu comportamento no futuro.

Cuidados e saúde

O São Bernardo é um cachorro de espírito livre, o que significa dizer que ele precisa de grande espaço para poder correr e se exercitar. Falando nisso, ao contrário do que você poderia pensar, esta não é uma raça que exige muita atividade física. O ideal é caminhar ou correr com ele um pouco todos os dias para que mantenha suas articulações e musculaturas ativas, entretanto não se faz necessário realizar inúmeras caminhadas e brincadeiras diariamente.

Sobre seu pelo, é importante escova-lo regularmente e também fazer a tosa de sua franja para evitar que os pelos prejudiquem seu campo visual. Além disso, precisa tomar banho a cada um mês e meio, e m média. O São Bernardo é um cachorro que gosta muito de receber atenção e cuidados, então lembre-se de limpar seus olhos diariamente assim como sua babinha, mantenha suas orelhas limpas, unhas cortadas e dê-lhe muito, muito carinho!

Sobre sua saúde, esta é uma raça propensa a desenvolver insolações em dias muito quentes ao ficar em espaços fechados ou praticar exercício de alta intensidade. Também tendem a ficar obesos e por isso é muito importante controlar sua alimentação e exercícios, assim evitando problemas como colesterol e diabetes que acompanham o sobrepeso. Além disso, podem desenvolver displasia de anca ou de cotovelo, logo para prevenir o ideal é dar vitaminas de cálcio extras.

São Bernardo: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Dentre suas propensões estão a cardiomiopatia dilatada durante anestesias, síndrome de wobble, problemas cardíacos, tumores e ectrópio. A torção gástrica também é uma ameaça e por isso é muito importante não dar comida, água ou leva-lo para o banho logo após praticar exercícios. Além disso, não permita que ele coma ou beba água em excesso.

Características

O São Bernardo é um cachorro de origem italiana e suíça, possui características físicas rústicas, musculosas e proporcionais. Seu porte é gigante medindo mais de 80 cm de altura e pesando de 45-100kg. Ele vive de 8 a 10 anos, precisa de quantidade média de exercícios físicos, é inteligente, equilibrado, carinhoso e muito fiel. Adora crianças, grandes jardins e é mutio vigilante. Possui pelo longo e prefere clima frio.

Curiosidades interessantes

  • Você sabia que a raça já era popular antes do filme Beethoven ir as telinhas? Entretanto, após o filme o alcance do São Bernardo só aumentou e cada vez mais famílias começaram a adotar este cachorrão para ser seu companheiro de vida.
  • Você sabia que o cachorro mais pesado a integrar a raça São Bernardo pesava incríveis 118 kg e tinha 90 cm de altura?

Você conhecia essas informações? Comente!