Canecas para Presente

Todos sabemos que o tédio é um imenso vilão quando o assunto é vida canina. Isso porque um cachorro entediado começa a desenvolver ansiedade de separação, a ansiedade por si só e também pode causar depressão. Por isso, é muito importante que você evite o tédio do seu cão e hoje daremos algumas dicas para isso. Vamos lá?

1. Passeie com ele para não ficar entediado

Passear é muito, MUITO importante. Sabe aquele dia de domingo que você decide tirar para descansar e não coloca o nariz para fora da porta? Quando chega 18h, 19h você não começa a sentir certo desespero? O mesmo acontece com os cachorros e isso se chama tédio!

Seres sociais precisam conviver com outros seres, caminhar, se exercitar e principalmente, ter contato com elementos que não estão em casa. No caso do cachorro são cheiros, texturas e claro, outros cachorros. Por isso, caminhe com ele diariamente, assim garantindo uma excelente saúde física e mental também.

2. Mordedores são uma boa opção

Se seu cachorro faz o tipo destruidor que adora morder e mastigar, o ideal é apostar nos mordedores. Este tipo de brinquedo é ótimo porque além de ter sido feito especialmente para roer, estimula um gasto de energia tremendo e não enjoa. Só esteja sempre de olho no estado em que está o mordedor e compre outros com certa frequência. Cuide também da higiene destes brinquedos e os lave regularmente.

Dicas para seu cachorro não ficar entediado 3

3. Mude os roteiros de caminhada

Não faça sempre o mesmo trajeto com seu cachorro, isso porque os passeios são justamente uma oportunidade para que ele veja coisas novas, conheça novos animais, novos cheiros e muito mais. Por isso é de suma importância que você modifique os roteiros com certa frequência, assim evitando que ele fique entediado no próprio passeio. Desbrave novas ruas, vá até um novo parque e aproveite a oportunidade para explorar seu bairro.

4. Aposte na música

Sempre que você for sair de casa, coloque música para tocar. Músicas ambientes com natureza, pássaros cantando, cachoeiras. Tudo isso ajuda o cachorro a se entreter e até mesmo se divertir explorando os sons que invadem seu ouvido. Hoje existem canais de televisão e também no YouTube especializados em vídeos e sons que tranquilizam os cães, então aposte nisso para deixa-lo tranquilo em casa.

5. Modifique sua casa às vezes

Mudar a casa é algo muito legal pois faz com que a rotina se quebre. Ou seja, troque as almofadas, mude o sofá de lugar, compre um tapete. Enfim, pequenas mudanças no ambiente já são suficientes para modificar a rotina e faça com que seu cachorro desperte novamente seu interesse em observar o lugar onde vive.

6. Brinquedos barulhentos são uma ótima opção

Os brinquedos barulhentos são ótimos para os períodos de solidão. Isso porque farão com que ele não se sinta sozinho. Os sons que estes brinquedos fazem promove o sentimento de acolhimento e conforto. É a mesma coisa que você ligar a televisão quando está sozinho apenas para ouvir o barulho, dá a impressão de ter mais pessoas na casa. Só tenha cuidado na hora de comprar para que o brinquedo não cause o efeito inverso e assuste seu cachorro. Também perceba que você tem vizinhos e caso more em apartamento, o ideal é escolher sons pouco agudos.

Dicas para seu cachorro não ficar entediado 4

7. Brinquedos interativos também são legais

Existem hoje brinquedos interativos que são muito legais para distrair seu cachorro. São eles bolinhas que vão liberando ração gradativamente, discos que ao finalizar o trajeto liberam a recompensa, tigelas de água e comida estilo labirinto, enfim. Hoje no mercado existem inúmeras opções e são todas ótimas para os momentos de solidão.

8. Faça um revezamento

Isso mesmo que você leu, hehe. Faça um revezamento dos brinquedos que ele possui. Um dia, antes de sair, deixe dois ou três disponíveis. Quando vier almoçar, troque-os por mais dois ou três de estilos diferentes. Faça isso diariamente através de combinações diferentes e sempre que puder, compre brinquedos novos. Isso irá fazer com que os dias sejam diferentes para o seu cachorro, assim despertando interesse e diminuindo o tédio.

9. Acostume seu cachorro a ficar sozinho

Para que ele não sofra sempre que você sair, é muito importante passar por este processo de acostuma-lo com isso. Sair para trabalhar diariamente é inevitável na maioria dos casos, logo fazer com que seu cachorro fique à vontade com a situação é a melhor forma.

Para fazer isso, você precisará adapta-lo a uma rotina onde fique sozinho por alguns períodos diariamente até mesmo quando você estiver em casa. Por exemplo, você pode deixa-lo no seu quarto por uma ou duas horas diariamente mesmo estando em casa. Aproveite este tempo para fazer sua higiene pessoal, lavar a louça, varrer o chão, enfim. Só libere-o quando estiver tranquilo e não ceda aos latidos – mesmo que seja difícil.

Você sabia de tudo isso? Comente!