Canecas para Presente

Esta é uma  dúvida que muitas pessoas têm, afinal não é difícil cachorros montando em outros cachorros do mesmo sexo. Entretanto, será que é possível um cão ser homossexual? Vamos descobrir!

Ainda não se fala muito em nossa sociedade sobre a sexualidade animal, o que torna o tema um tabu cada vez mais forte. Entretanto, compreender se há a possibilidade de cães serem homossexuais é de suma importância para que você retire alguns de seus preconceitos e compreenda mais sobre seu amigo peludo.

Por muito tempo acreditava-se que os animais só tinha relações sexuais por ter o objetivo de gerar descendentes e garantir a sobrevivência da especie, logo o desejo sexual só seria desperto durante períodos de reprodução. Desta forma, não existiria nenhuma lógica em cachorros serem homossexuais já que animais do mesmo sexo não podem gerar filhotes. Entretanto, é muito comum ver animais cruzando e se estimulando com outros animais do mesmo sexo, o que da nossa perspectiva seria um comportamento homossexual.

Este tipo de observação despertou e ainda desperta muita curiosidade dos pesquisadores que utilizam do seu tempo para encontrar a resposta para este mistério. Isso resultou na descoberta de que existem mais de 1500 espécies onde este comportamento sexual ocorre, se manifestando desde parasitas intestinais até grandes mamíferos como primatas. Além disso, chegou-se a conclusão de que a maioria dessas relações ocorrem por meio da auto-estimulação e também para proteger as crias ou ainda ensaiar um futuro cortejo sexual.

Falando de auto-estimulação, milhares de espécies a praticam e isso inclui nosso melhor amigo cachorríneo. Certamente você já viu seu cachorro montando em objetos, brinquedos e até mesmo na sua perna e isso não acontece por qualquer finalidade reprodutiva, mas sim porque sentem prazer ao realizar o ato que ocorre tanto de forma solitária como na companhia de outros animais do mesmo sexo ou de sexos opostos.

É possível um cachorro ser homossexual? 3

Mas beleza… Isso significa que existe cachorro homossexual?

Os cães podem se estimular por desejarem sentir prazer, para aliviar o estresse, liberar energia ou ainda para brincar. Esta estimulação ocorre quando um cachorro monta em outro – machos ou fêmeas, em brinquedos, objetos ou no tutor mesmo. Este comportamento não pode servir para rotular seu amigo peludo como homossexual, na verdade ele só demonstra que o cachorro é capaz de expressar sua sexualidade de forma livre, sem rótulos ou tabus.

O termo homossexual surgiu devido a mente do ser humano que desejava rotular relações e comportamentos, definindo um pouco de como é uma pessoa. Para você ter ideia, o termo nasceu na Prússia em 1870 para tentar definir o comportamento de seres humanos que sentiam-se atraídos por outras pessoas do mesmo sexo. Desde então o termo vem ganhando força e também surgindo em discussões. Entretanto, este é um termo humano. Ou seja, não podemos dizer que existe cachorro homossexual.

As razões para isso são diversas, mas principalmente porque ainda não sabemos o que leva a decisão de um cão a ter relações com outro cão do mesmo sexo e, além disso, a conduta social e sexual dos cães não tem qualquer relação com os códigos de orientação que a sociedade humana utiliza. O que significa dizer que comparar a sexualidade humana com a canina é um erro muito grande.

Ou seja: Não existe cachorro homossexual. Existem cachorros que expressam sua sexualidade de forma livre e sem rótulos ou normativas. A sociedade canina funciona muito diferentemente da nossa e não há como comparar uma situação com a outra. Afinal, somos muito diferentes.

É possível um cachorro ser homossexual? 4

Importante

Não permita que seus conceitos e preconceitos atinjam seu cachorro. Ele precisa ter liberdade para expressar seus sentimentos e por isso você não deve repreender ou punir um comportamento que julga incômodo. Deixe que seu cachorro seja livre para expressar sua sexualidade sem rótulos ou julgamentos.

Só indicamos que você adestre seu cachorro para evitar constrangimentos como por exemplo ele montar na perna de seus visitantes. Vale ressaltar que o treinamento não deve ter o objetivo de reprimir a sexualidade do cachorro, ele possui apenas o dever de ensinar comandos que sirvam para contar o libido do cão nestes momentos complicados.

Caso tenha qualquer dúvida sobre as causas para um cachorro montar em outro do mesmo sexo, consulte seu veterinário de confiança e tire todos os questionamentos. Em geral, os cães fazem isso para seu conhecer melhor, para libertar sua excitação, devido a ansiedade e estresse, problemas de socialização ou ainda doenças que podem estar causando dor ou mal estar na região genital. Estas podem ser infecções urinárias ou até mesmo a temida displasia de quadril.

Você sabia de tudo isso? Comente!