O Deerhound, também conhecido como Lébrel Escocês, é um cachorro galgo gigante, forte, alto e com pelagem áspera e larga. Ele não passa despercebido na rua e sua aparência peculiar e nobre tem despertado o interesse dos amantes de cachorro. Vamos conhecer mais sobre ele?

Origem do Deerhound

Infelizmente não há muitas informações sobre a origem precisa do Deerhound, porém ele é comumente associado ao Galgo Inglês por ser morfologicamente similar. Também acredita-se que faça parte da mesma linha do Harrier que teria dado origem ao Galgo Inglês na Inglaterra e ao Deerhound na Escócia. Devido ao clima frio do país, a raça teria evoluído, ficado maior e mais robusta. Sua pelagem larga e áspera também se deve as baixas temperaturas.

Durante a Idade Média sabe-se que o Deerhound trabalhava como caçador e seus alvos eram os cervos e por isso recebeu este nome que significa ‘o veadeiro’, ou seja, aquele que caça veados. Neste período a raça acabou se tornando muito querida pelos chefes dos clãs escoceses, o que tornou o Deerhound o ‘cachorro real’ da Escócia. Devido ao desenvolvimento de armas de fogo e cercas, a caçada aos cervos terminou e associada ao final dos clãs, o Deerhound quase foi extinto. Entretanto, felizmente a raça ressurgiu após os anos 1800 e existe até os dias de hoje onde é utilizado como cão de companhia e de exposição.

Leia também: São Bernardo: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Deerhound

Personalidade

Esta é uma raça muito gentil e tranquila, demonstrando grande sociabilidade e carinho tanto com pessoas quanto com outros cães. Porém, isso não significa que sua socialização não seja importante, é vital que você o faça conviver com outros animais, adultos e crianças para que ele não se torne um cachorro tímido ou agressivo. Ele também é conhecido por ser muito legal e corajoso, porém não é um bom cão de guarda já que tende a fazer amizade facilmente. Quando socializado corretamente, o Deerhound se torna muito bom para crianças e adultos, entretanto devido a seu instinto caçador pode ser perigoso deixa-lo conviver com outros animais menores como gatos e cachorros pequenos.

Cuidados e Saúde

O Deerhound não pode viver em apartamentos porque precisa de uma imensa quantidade de exercícios, principalmente corrida. Além disso, devido a seu porte gigante, tê-lo em um espaço pequeno seria um grande desafio. o Deerhound precisa de muitas atividades físicas diariamente incluindo brincadeiras, treinamentos e corridas, ter um grande jardim para estas atividades é vital.

Esta também é uma raça bastante carente, logo ele precisa de muito amor, carinho e companhia e não gosta de ficar sozinho por longos períodos. Além disso, ele precisa ter acesso a casa e não deve ser mantido apenas no jardim, do contrário sofrerá de ansiedade e tédio. A raça tem propensão a desenvolver calos nas patinhas e por isso é de suma importância que ele possua um cantinho acolchoado e fofo para descansar.

Deerhound: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Durante o passeio, é vital que você tome cuidado com as pulgas e carrapatos devido a sua maior tendência já que possui pelos ásperos e felpudinhos. Também é importante penteá-lo todos os dias, principalmente em época de troca de pelos, além de dar banho apenas quando ele estiver bem sujo. Sobre sua saúde, ele tende a viver até 10 anos quando bem cuidado. Entretanto, existem algumas doenças que são mais propensas para cães desta raça como a displasia de quadril, a torção gástrica e o câncer ósseo.

Por isso, o melhor remédio é a prevenção e no caso da torção gástrica, basta você o alimentar três vezes por dia em porções pequenas, isso além de fornecer grandes quantidades de água fresca em recipientes bem altos para evitar que ele precise baixar a cabeça até o chão para se alimentar. Outro ponto importante é jamais leva-lo para fazer exercícios de alta intensidade logo apos comer.

Características gerais

Esta é uma raça gigante comumente encontrada no Reino Unido, possui porte delgado, altura de 70 a 80 cm, peso variável entre 45 e 100 kg, vive entre 9 e 10 anos e precisa de uma quantidade alta de exercícios físicos. Além disso, é conhecido por ser sociável, fiel, tranquilo e carinhoso, sendo ideal para crianças, famílias que gostam de exercícios físicos e que morem em casas com grandes jardins. Seu pelo é comprido, duro e groso, o que o leva a preferir o clima moderado mesmo tendo vindo de uma terra fria.

Você conhecia todas essas informações? Comente!