Canecas para Presente

O início, os primeiros dias, são os mais fundamentais para ter uma boa relação com seu novo filhote de cachorro, por isso vamos dar algumas dicas importantes para que esta adaptação ocorra da melhor forma possível. Vamos lá?

Ter um filhote em casa é sempre motivo de muita alegria, vê-lo explorar a casa e dar os primeiros passinhos em seu novo lar é algo simplesmente adorável. Entretanto, é preciso ter algumas coisas em mente. A primeira delas é que ele acaba de passar seus primeiros 45 dias ao lado quentinho de sua mamãe e irmãos, porém agora não existe mais ninguém… Só ele em um lugar novo e estranho. Por isso, os primeiros passos são os mais importantes!

Leia também: Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Canecas para Presente

Dicas para adaptar bem um novo filhote de cachorro 3

Dicas para adaptar bem um novo filhote de cachorro

  • Sempre certifique-se de que ele tenha passado mesmo 45 dias ao lado de sua mãe, isso porque esta é a fase mais importante do amadurecimento psicológico do cãozinho assim como o período em que ele se fortalece com as proteínas do leite materno.
  • Peça ao tutor da mãezinha para levar algum tecido, cobertorzinho ou brinquedo que tenha o cheirinho dela e dos irmãozinhos para facilitar a adaptação.
  • Leve o filhote sempre bem cedo para casa, jamais o adotando durante à noite. Chegue bem cedo e deixe que ele explore bem o ambiente, então o alimente e brinque com ele. Deixe para fazer a adoção em um feriado ou final de semana para que você possa passar o dia todinho com ele.
  • Não o abandone na garagem para chorar até dormir. Fique com ele e faça-lo sentir-se seguro, faça uma caminha para ele no seu quarto de preferência ou em algum espaço próximo para que ele fique confortável e feliz, mesmo que chore um pouquinho nas primeiras noites.
  • Cuidados médicos são muito importantes, por isso alguns dias após a adoção já o leve para um checkup, já peça também a carteirinha de vacinação e agende as primeiras vacinas para evitar esquecimentos. A desparasitação também e importante, por isso peça medicações para parasitas internos e externos também que não agridam o organismo do pequenino.
  • Após as vacinas, leve-o para passear e também deixe que tenha acesso ao seu quintal. É muito importante tanto para seu organismo quanto para sua janela comportamental primária que ele explore e tenha o máximo de estímulos possíveis ainda na primeira infância. Leve-o para conhecer pessoas, outros animais, grama e etc. O exponha a sons como sirenes, motocicletas e tempestades. Faça tudo isso de forma segura, o fazendo sentir seguro diante destes novos elementos, isso ajudará a criar um cachorro corajoso e saudável, sem medos ou traumas.
  • Estude muito bem a raça, o porte e suas características para não tomar uma decisão errada. Cada cachorro possui uma necessidade energética, passeios regulares ou não, espaço para correr ou não, acesso a casa, enfim. Lembre-se de escolher um cachorro que se adapte as suas necessidades. No caso da adoção de um cachorríneo vira-lata, busque informações sobre os pais ou adote um cachorro adulto.

Dicas para adaptar bem um novo filhote de cachorro 4

  • Lembre-se dos brinquedos. Filhotes precisam de muitos brinquedos para morder, jogar, pular e brincar, assim estimulando seus diferentes aspectos. Compre muitos brinquedos e vá deixando à disposição aos poucos, dois ou três por vez. Isso porque filhotes enjoam muito rápido de um estímulo e precisam sempre de novos.
  • Ainda sobre os brinquedos, lembre-se de escolher peças seguras e emborrachadas que não machuquem o filhotinho. Ele ainda é muito sensível e não pode brincar com nada muito duro ou complexo. O ideal é ir até uma boa petshop e questionar os vendedores sobre quais brinquedos disponíveis foram desenvolvidos para filhotes.
  • A socialização e o adestramento são passos muito importantes. O primeiro desafio que você irá enfrentar é ensina-lo a fazer xixi e cocô no lugar correto. Para isso, lembre-se de ter muita paciência e de ensina-lo através do reforço positivo e não da repreensão. Defina um local para isso e o coloque lá inúmeras vezes por dia até que ele aprenda o local correto.

Você sabia de tudo isso? Comente!