Se você possui um cachorro em casa, certamente já percebeu que ele baba de vez em quando, sendo este um comportamento normal. Porém, você sabe por que isso acontece? Por que cachorro baba tanto?

Cachorro baba muito porque isso faz parte de sua digestão e é comum que algumas raças babem constantemente, principalmente devido ao formato de seus lábios e boca. Algumas das raças que mais conseguimos ver essa produção de baba é Dogue Alemão, São Bernardo, Boxer, Buldogue Francês e outras.

Além disso, existem alguns tipos de estímulos que podem provocar também essa salivação e eles se chamam ptialismo. Alguns desses estímulos são alimentos dos quais ele gosta, ao sentir o cheiro ele já começa a salivar imediatamente. Situações de nervosismo ou medo também podem causar a baba, assim como emoções mais fortes como felicidade por brincar, calor ou ainda enjoo durante uma viagem de carro.

Leia também: Por que meu cachorro arranha a parede?

Por que cachorro baba tanto? 3

Baba: Algo de errado está acontecendo…

Entretanto, se você observar que a salivação está em excesso demais e por muito tempo, é possível que algo não esteja certo e você precisa investigar a causa. É muito importante descobrir o que está acontecendo pois babar muito pode desidratar o animal e também pode ser um sintoma de algo muito errado. Então, vá até seu cachorro e primeiro descubra se não há nada errado dentro da boca do seu cachorro que possa estar ocasionando o problema. As causas mais comuns são:

Objeto estranho: É possível que seu cachorro tenha tentado comer algo que não deveria e por isso está com alguma coisa incomodando preso nos dentes ou gengiva, também pode já estar no esôfago indo para o estômago, por isso faça uma avaliação minuciosa e se acreditar que a causa é realmente esta, corra para seu veterinário de confiança.

Doença dentária: Inflamações, infecções, fissuras nos dentes e diversas outras doenças dentárias podem estar causando a inflamação. Se você observar algo estranho ou anormal nos dentes do seu cachorro, leve-o a um veterinário especialista nesta área.

Tumores: Caso haja alguma protuberância na boca do seu cachorro, é possível que haja a formação de um tumor e neste caso, corra para seu veterinário de confiança rapidamente.

Inflamação: Problemas como gengivite e estomatite vem acompanhadas de outros sintomas e também podem provocar excesso de salivação, então fique atento.

O fato é que baba demais pode sim ser um sintoma, um sinal de que algo não está bem. por isso esteja sempre atento e ao menor sinal de modificação, faça sua investigação e consulte seu veterinário de confiança.

Outras possíveis causas

Também existem alguns outros problemas que podem causar a baba em excesso, dentre eles estão:

Raiva: Neste caso há espuma na boca e comportamento violento anormal;

Envenenamento: Caso seu amiguinho tenha sido envenenado, ele terá respiração agitada, pupilas dilatadas e fossas nasais entre outros.

Picada: Pode haver picada de algum inseto, sapo ou réptil, então procure sinais.

Intoxicação por alimento: Caso haja alguma alergia a alimento, pode haver salivação.

Doenças neurológicas: Em caso de problema neurológico, o excesso de salivação pode ser comum.

Náuseas: Náusea causa a baba em excesso e caso ocorra, você precisa buscar por um diagnóstico.

Tranquilizantes: Calmantes e anestesias podem causar o sintoma.

Metabolismo problemático.

Por que cachorro baba tanto? 4

Diagnóstico

Para descobrir o que realmente está acontecendo seu veterinário de confiança ira realizar uma série de observações e testes, por isso esteja preparado quando for consultar para responder possíveis perguntas. Ele irá precisar:

  • Realizar um exame físico completo;
  • Realizar uma biópsia caso hajam protuberâncias nos lábios, boca ou gengiva;
  • Fazer exames na cavidade bucal e nos dentes;
  • Fazer também exames de sangue para descartar anemia e infecções;
  • Caso haja suspeita de problemas no metabolismo, será necessário um exame de urina e também um perfil químico;
  • Por último, será preciso realizar exames para verificar como está o fígado do doguinho.

A partir dos resultados ele conseguirá descobrir a causa exata da salivação e assim trata-la adequadamente.

Tratamento

O tratamento dependerá da causa do problema. Caso hajam doenças dentárias, ele precisará fazer a limpeza dos dentes e também recomendar o uso de anti-inflamatórios e antibióticos dependendo da infecção. Caso haja um tumor, a biópsia irá alertar o avanço do mesmo e definir qual será o tipo de tratamento mais adequado. Se for um objeto estranho no esôfago, estômago ou intestinos, ele precisará fazer uma endoscopia para extraí-lo. Tudo depende da causa, então confie no seu veterinário e acredite que ele irá salvar a vida do seu amigão.

Você já passou por esta difícil situação? Comente!