Canecas para Presente

Aveia é o café da manhã dos campeões, afinal é uma das ervas mais saudáveis e cheias de benefícios para a saúde, isso além de ser muito barato. Entretanto, será que os cachorros também podem usufruir dela? Vamos descobrir!

Simmmm! Aveia não apenas pode ser comida por cachorros como faz muito bem para eles, sendo cheia de benefícios. Você só precisa ter cuidado já que existem cachorros alérgicos ao produto, por isso consulte seu veterinário de confiança antes de dar a erva, garantindo que seu amigão não tenha alergia.

Ao longo dos anos inúmeros especialistas em nutrição dos cães fizeram testes e determinaram que dar aveia para os cachorros só traz vantagens para completar a alimentação deles. Porém, é preciso dar da forma correta, sem abusos que possam causar efeitos contrários aos esperados. Além disso, a erva precisa ser o mais natural possível, sem açúcares ou aditivos. Aveia orgânica é o melhor tipo e é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.

Leia também: Quais são os sintomas de alergia alimentar em cachorros?

aveia

Benefícios da aveia para a saúde canina

A aveia é um alimento extremamente completo e pode tanto ser ingerido quanto aplicado sobre a pele. Ela traz inúmeros benefícios para o organismo e alguns dos principais são:

  • Cachorros alérgicos ao glúten podem usufruir da aveia em receitas, isso porque ela possui muito menos desta proteína.
  • Possui grande concentração de vitaminas B5 e B9, e minerais como zinco, ferro, magnésio, ácido fólico, biotina e cobre.
  • Por ser um tipo solúvel de fibra, ela regula ao colesterol e ajuda em todo o processo intestinal, reduzindo prisão de ventre, diarreia, võmitos e gases.
  • Faz muito bem para a pele e para o pelo do cachorro, basta comê-la para ter um pelo saudável e bonito. Além disso, existem xampus feitos de aveia que ajudam também neste quesito.
  • Ajuda a produção de glóbulos vermelhos.
  • É ótimo para cachorros com sobrepeso ou obesos por ter grande quantidade de fibras, além disso aumenta a sensação de saciedade.
  • É um tipo de alimento extremamente natural rico em proteína da melhor qualidade.

Como servir aveia para cães

O primeiro passo é cozinhar aveia antes de dá-la pois crua pode não agrada-lo, além de apresentar dificuldade para mastigar, engolir e até mesmo digerir. Você pode misturar a erva cozida junto com a ração para completar a alimentação dele e também evitar que ele enjoe do sabor da erva. Não coloque leite porque como já aprendemos, cachorros não devem tomar leite de vaca.

O ideal é preparar com água e não adicionar açúcar, sal ou outros aditivos. Após cozinhar, deixe esfriar para não queimar a boca do cachorrinho. A quantidade de aveia que deve ser dada varia de acordo com o peso. A medida ideal é uma colher de sopa a cada 9 quilos de uma a duas vezes por semana – jamais ultrapasse três vezes por semana. A aveia em menor quantia faz muito melhor para a saúde.

Dica de receita: Mingau de aveia com ovos

Está pensando agora em como dar a erva de forma saudável e gostosa para o seu cachorro? Fique tranquilo, vamos dar uma receita maravilhosa e esperamos que você se apaixone!

Você vai precisar de…

  • 1/2 xícara de aveia em flocos ou prensada (orgânica de preferência)
  • 1 xícara de leite integral de boa qualidade, ele precisa ser leite de amêndoas, de arroz ou de coco – não de vaca!
  • 1 xícara de água filtrada
  • 1 ovo (gema e clara)
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou de manteiga ou óleo de coco – nunca use margarina!
  • 1 pitada de canela em pó

Cachorro pode comer aveia? 2

Como fazer

O primeiro passo é misturar a aveia, a água e o leite em uma pequena panela. Então leve a mistura ao fogo e vá mexendo regularmente até engrossar e a aveia estar cozida. Então desligue o fogo e adicione o ovo cru e a manteiga/óleo com a mistura ainda quente. Vá misturando bastante até esfriar. Quando pronto para consumo, polvilhe um pouco de canela e sirva. O restante pode ser guardado na geladeira por até dois dias.

Caso queira fazer um mingau completo e bem nutritivo, coloque a aveia de molho no dia anterior em uma tigela de vidro com água morna, algumas gotas de soro de iogurte ou ainda suco de limão e uma colher de sopa de farinha de trigo integral ou centeio. Isso ajuda a erva a perder o ácido fítico, um tipo de anti-nutriente que atrapalha na absorção de minerais para o organismo. Então, no dia seguinte, basta coar a aveia, lava-la em água corrente e utiliza-la na receita.

Você sabia dessas informações? Comente!