Caneca para Presente

Se você é um tutor atento certamente já percebeu que o rabo do seu cachorro é realmente enigmático. Ele balança para um lado, para o outro, vibra, é abaixado e tudo isso reflete alguma coisa sobre o que o doguinho está sentindo. Entretanto, você sabe como identificar cada comportamento? Vamos descobrir!

Por que cachorros abanam seus rabos?

Já parou para pensar que quando você fala, acaba mexendo suas mão, inclinando a cabeça, erguendo as sobrancelhas, arregala os olhos e muito mais? Tudo isso é feito para expressar um tipo de emoção com o objetivo de enriquecer o que você está falando e ajudando a pessoa que dialoga com você a entender exatamente o que você está tentando expressar. O mesmo ocorre com o cachorro e seu rabo é um dos recursos mais preciosos nesta comunicação.

Leia também: Quais são as emoções que o cachorro sente?

rabo

Rabo abanando é sempre felicidade?

Não mesmo, como dissemos acima esta é uma estrutura que serve para comunicar, logo são comunicadas diversos sentimentos e cada balanço serve para uma mensagem. Por isso, é muito importante observar e analisar o conjunto de ações que acompanha o movimento da causa, verificando principalmente sua postura corpora.

Seja como for, abanar o rabo não é apenas um sinal de alegria, pode ser ansiedade, tristeza, medo, demonstração de inferioridade e muito, muito mais. Por isso observe sempre a expressão no rostinho dele, como está seu corpo, se as orelhas estão baixas ou normais, etc. Cada detalhe conta.

O significado de cada movimento do rabo

Infelizmente os pesquisadores ainda não sabem dizer com total precisão o que significa cada movimento, afinal cada cachorro possui um tipo de rabo, temperamento e comportamento também. Entretanto, alguns movimentos já são facilmente decifráveis. Vamos conferir?

Direção do rabo

Esquerda: Sempre que um cachorro mover seu rabo para a esquerda é possível dizer que algo não está certo. São sentimentos negativos como agressividade, medo e ansiedade os que são refletidos neste movimento.

Direita: Já a direita representa as sensações positivas como alegria, diversão e curiosidade.

Estes significados foram estabelecidos em uma pesquisa realizada em 2007 e de acordo com os resultados, é possível explicar isso em função do hemisfério esquerdo do cérebro controlar o lado direito do corpo e vice-versa. As emoções positivas em geral estão no hemisfério esquerdo e por isso teria essa significação.

Posição

Rabinho erguido: sentimentos de euforia, alegria.
Rabinho baixo: medo e desconfiança, principalmente quando está entre as patinhas.
Rabinho rígido na altura do corpo: agressividade, proteção.

A posição do rabo precisa sempre ser analisada em conjunto com os demais sintomas como posição das patas, rosnado e ritmo da respiração. O tamanho e posição do rabo também devem ser levados em consideração.

Movimento

O movimento do rabinho também dá pistas de como ele está se sentindo. Quando mais relaxado, os movimentos ocorrem de forma mais calma e tranquila. Agora quando ansioso, alegre ou com medo, os movimentos ocorrem rapidamente de forma frenética. Para saber o que significa, é preciso analisar o restante do cãozinho.

Ou seja…

Cada tipo de movimento e ação tem um significado e cabe a você interpretar. Saber dessas informações é muito útil quando você precisa descobrir se seu cachorro está ansioso ou ainda o que lhe causa medo ou dor. Por isso, é importante estar sempre observando seu companheiro, afinal desta forma você poderá ajuda-lo a superar as mais diversas adversidades,

Entenda o rabo do seu cachorro e surpreenda-se 2

Outras mensagens enviadas

Lambida

Sim, a lambida do cachorro também significa uma série de coisas e tudo depende do contexto. Ela pode transmitir afeto quando dado como um beijinho, pode simbolizar submissão nas matilhas, fome no caso dos filhotes, também pode simbolizar investigação e até mesmo limpeza.

Tremedeira

Cachorros podem tremer por inúmeros motivos, podem estar felizes/excitados, podem estar com medo, também podem estar refletindo sintomas de alguma doença, podem estar tristes ou apenas com frio mesmo.

Movimento das orelhas

As orelhas também são uma parte do corpo do cachorro que expressa muita coisa. Pode demonstrar que seu cachorro está relaxado, alerta, com medo, em submissão, com dor e muito mais. Para analisa-las também é necessário observar o resto do comportamento corporal, assim chegando na alternativa certeira.

Você sabia de tudo isso? Consegue analisar seu amigão? Comente!

Caneca para Presente