Como já sabemos, o Pastor Alemão é um excelente cão de guarda e agora chegou a hora de descobrir mais sobre este poderoso cachorro também conhecido como Lobo-da-Alsácia.

Origem

O Pastor Alemão claramente se originou na Alemanha, hehe. O registro da raça é de 1899 e no passo ele surgiu com a função de reunir e vigiar ovelhas e reuni-las, porém conforme o ser humano foi descobrindo a incrível inteligência desta raça, suas funções foram aumentando e incluindo caça, busca, pastoreio de outros animais e diversas outras funções.

Personalidade do Pastor Alemão

O pastor alemão é um cachorro realmente adorável, quando filhote faz corações se derreter só ao virar a cabecinha. Entretanto, não podemos esquecer de que ele é um cão de guarda nato, logo sua socialização é uma etapa extremamente importante na formação. Apresente-o para gatos, outros cachorros, pessoas, crianças, adultos, porquinhos da índia e todos os animais que você conseguir encontrar, do contrário ele pode se tornar agressivo ao crescer e com o intuito de proteger seu território, acabar matando animais menores.

Leia também: Como escolho o cão de guarda ideal para minha casa?

Pastor Alemão

Devido a sua força e energia, também é importante investir em um bom treinamento para que ele desempenhe suas tarefas sem apresentar problemas ou perigo, principalmente por seu lado territorial. Além disso, ele possui uma grande necessidade de exercícios físicos além de odiar ficar sozinho por muito tempo, estes dois fatores quando não executados podem torna-lo bastante destrutivo. Mas em geral, o pastor alemão é um cachorro doce e adorável, muito bom em brincadeiras e facilmente excitável.

Ele é ótimo com crianças e é mutio sociável, possui muita paciência e por isso é uma boa companhia para os pequenos. Entretanto, lembre-se sempre de vigiar esses momentos, principalmente as primeiras interações, isto porque este é um cachorro com grande força e se o tutor não estabelecer um padrão de conduta, acidentes podem acabar acontecendo.

Ele não gosta de conviver com outros pets, principamente machos, e por isso voltamos a importância da socialização. Educação baseada em castigos não funciona com o pastor alemão e só o torna rancoroso e violento. É preciso educa-lo através do reforço positivo para ter bons resultados. Trate-o com amor e carinho e receba todo este amor de volta.

Cuidados e Saúde

O pastor alemão precisa de exercícios diários e moderados, necessitando de longos passeios realizados com frequência. Entretanto, não é necessário ter muita intensidade, ou seja, você não precisa correr ou realizar atividades que exijam muito dele, uma gostosa e longa caminhada já é suficiente desde que feita diariamente.

Pastor Alemão: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Não é bom forçar a musculatura desta raça porque possui certa propensão a desenvolver doenças nos músculos e ossos, por isso não exija muito dele tanto nos exercícios quanto nas brincadeiras. Sobre seu pelo, é preciso escovar todos os dias para evitar que os pelos mortos se acumulem no pescoço. Seu banho deve ocorrer a cada dois ou três meses dependendo do clima para que não se perca a capa de proteção natural de seu pelo.

Sobre sua saude, é muito importante não alimenta-lo demais porque também possui propensão a problemas gástricos que normalmente resultam em diarreia crônica. É importante consultar o veterinário regularmente e também seguir tanto o calendário de vacinação quanto de desparasitação interna e externa. Mantenha-o sempre limpo e saudável para ter um companheiro de muitos e muitos anos.

Um Pastor Alemão vive em média de 8 a 10 anos, possui de 25 a 45 kg, precisa de atividades físicas de nível médio e gosta de clima moderado. Possui pelo longo, de 55 a 70 cm de altura – o que o torna um cachorro de porte grande – e dentre suas caraterísticas estão seus músculos e aparência rústica.

Você sabia de tudo isso? Comente!