Canecas para Presente

Quem não adora beterraba? Um legume adocicado de cor vibrante que deixa qualquer prato lindo! Porém, será que cachorro também pode usufruir de tal sabor e beleza? Vamos descobrir!

Para quem não sabe a beterraba é um tipo de raiz comestível, ela é riquíssima em vitaminas, minerais e fibras, assim como de antioxidantes naturais. E sim, felizmente cachorro pode comer beterraba! Porém, é preciso der uma série de cuidados e precauções.

Benefícios da beterraba

A beterraba é uma forte aliada quando o assunto é fortalecimento do sistema imunológico dos cachorros, assim prevenindo o desenvolvimento de várias doenças comuns. Porém, as precauções para inclui-la na alimentação canina são diversas e seu excesso pode prejudicar bastante o bem-estar do seu cachorro. O primeiro passo é compreender que frutas, legumes e verduras não podem de nenhuma forma ser a base da alimentação dos cães porque eles ainda precisam de uma boa quantidade de proteínas e ácidos graxos.

Leia também: Cachorro pode comer aveia?

Beterraba

Oferecer apenas vegetais para seu melhor amigo pode causar sérias deficiências nutricionais que mais tarde causam doenças complexas como a anemia, por exemplo. Falando mais especificamente da beterraba, ela é rica em oxalatos, minerais que ao serem consumidos em excesso afetam diretamente o trato urinário dos cachorros e pode causar cálculos e pedras nos rins e bexiga. Além disso, devido a sua riqueza em fibras, pode haver complicações digestivas como diarreias ou ainda mal estar estomacal. Entretanto, se você der o legume como um petisco, com certeza seu cão estará seguro e ficará muito feliz.

Dentre seus nutrientes estão cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio, zinco, Vitamina A, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B6, Vitamina B9, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K! Isso torna a beterraba excelente para cães com anemia como suplemento alimentar, também é ótimo para produção de hemoglobina e hemácias, assim como no auxílio da correta oxigenação dos tecidos e órgãos.

Sua grande quantidade de água ajuda na prevenção de problemas digestivos quando dado na quantia correta, ajudando na indigestão e prisão de ventre, isso além de ajudar na hidratação e prevenir problemas urinários.

Informações importantes

Por acaso cachorro com diabetes pode comer beterraba?

Beterraba é uma fruta doce com um bom índice de açúcares e é normal que o tutor se questione sobre a possibilidade de dar este alimento para um cachorro com diabetes. Infelizmente, se consumida em excesso a beterraba pode causar a elevação do nível de glicose do cachorrinho, ou seja, cachorros que possuam diabetes devem comer poucas quantias e de forma bastante eventual para garantir a segurança da ingestão.

Filhotes de cachorro podem comer o legume?

Podem sim! Porém, é importante que seja com bastante moderação e que seja dado apenas que o cãozinho já tenha desmamado e já possa comer alimentos sólidos. Se for a primeira vez que você irá dar, lembre-se de fatiar um pedaço pequeno, oferecer e esperar para ver como o organismo dele irá reagir. Testes assim são muito importantes para evitar acidentes e também lesões no organismo.

Posso dar beterraba para meu cachorro? 2

Devido ao sabor adocicado, cachorros costumam adorar beterraba e por isso utiliza-la nos treinamentos como reforço positivo é uma excelente ideia! Ela ajudará você a ensinar o cachorro a sentar, deitar, rolar, aprender a usar o ‘banheiro’ e muito mais.

Como devo preparar o legume?

Bom, uma vez compreendido que dar beterraba é seguro e saudável, chegou a hora de saber como prepara-la. Assim como nós, os cães podem comer beterraba tanto crua quanto cozida, tudo depende de como o seu pet preferir e para descobrir, só experimentando.

Caso seu objetivo seja nutricional, o ideal é dá-la crua ou ralada pois desta forma o legume mantém 100% dos seus nutrientes. Você também pode cozinha-la em água (sem sal) ou corta-la em fatias fininhas e assa-la no forno, assim criando snacks saudáveis. Além disso existem inúmeras receitas caseiras belíssimas que vão beterraba como purês, bolos e biscoitos para cachorro. Devido a sua cor rosa, são receitas que ficam belíssimas.

Ela pode mudar a urina do cachorro?

Sim, devido a seus corantes naturais, é comum que tanto a urina quanto as fezes mudem um pouco sua coloração, principalmente se a beterraba for consumida de forma regular. Por isso, se você ver um pouco de xixi ou cocô avermelhados, não se preocupe já que é perfeitamente normal. Entretanto, se outros sinais aparecerem como odor incomum, alteração na consistência ou presença de sangue tanto na urina quanto nas fezes, leve seu amigo ao veterinário o mais depressa possível.

Você sabia de tudo isso? Comente!