Caneca para Presente

Você que é tutor talvez já tenha percebido que às vezes seu cachorro morde as patinhas. Mas afinal, por que ele faz isso? Vamos agora mesmo desvendar este mistério, então fique atento e nos acompanhe!

Em resumo, na maioria das vezes o cachorro lambe e morde as patinhas simplesmente porque há algo incomodando ou porque estão sentindo dor. Isso também costuma ocorrer devido a ansiedade ou ainda alguma condição médica. As razões são diversas e precisamos entender muito bem a situação para conseguir evita-la. Isto porque o hábito pode rapidamente se tornar contínuo ou até mesmo obsessivo, causando machucados e infecções.

Leia também: Dicas para seu cachorro não ficar entediado

morde as patinhas

Por que meu cachorro morde as patinhas?

Pode ser devido a alguma alergia

Cachorros assim como nós também desenvolvem reações alérgicas e esta é a causa mais comum para que eles mordam as patas. O curioso é que o problema pode não estar apenas nas patas coo também no nariz ou ouvidos, apontando alguma alergia ou infecção auditiva. Ao mastigar as patas, o cãozinho está reagindo a algum elemento que lhe fez mal.

Pode ser uma coceira entre os dedinhos, picadas de insetos ou até mesmo a conhecida febre do feno. Esta é uma doença infecciosa que aumenta a temperatura corporal e causa coceira. O grande problema de morder e coçar está nas infecções, isso porque ali é uma região úmida que armazena muitas bactérias e caso haja algum ferimento, é questão de tempo para que se torne uma infecção. Por isso, esteja sempre de olho e examine seu cachorro com frequência pois caso haja uma ferida, você precisa agir rápido para protege-lo de si mesmo.

O que fazer neste caso?

Em caso de alergia, o primeiro passo é consultar seu veterinário de confiança. Isso porque ele poderá realizar exames físicos para constatar o agente causador do problema. Podem ser parasitas, pulgas, carrapatos, infecções, produtos de higiene, grama e diversas outras causas.

Para descobrir, ele irá realizar testes de alergia e ao diagnostica-la, prescreverá o suo de anti-histamínicos que irão aliviar a coceira. Também podem ser indicados banhos medicinais, pomadas, sprays e suplementos de ácidos graxos. Além disso, uma vez que você sabe o elemento que causa a alergia, poderá manter seu cachorro distante do mesmo.

Pele ressecada

A pele ressecada é outro grande vilão do cachorro e assim como no ser humano, a sensação de ressecamento causa grande coceira e irritação na pele. Para evita-la, é preciso manter uma dieta equilibrada com grande quantidade de ácidos graxos que são capazes de hidratar e proteger a pele.

Por que meu cachorro morde as patinhas? 2

O ar seco e o inverno são os maiores inimigos da pele e por isso, nesta época também é importante apostar em comida de excelente qualidade aliada a produtos feitos especificamente para o público pet que também fornecem hidratação. Suplementos alimentares também podem ser uma boa solução caso seu veterinário de confiança faça a prescrição. Na hora do banho também é preciso ter alguns cuidados, você pode inclusive utilizar xampus hidratantes que ajudam a fornecer uma camada natural de hidratação.

Outros motivos

Existem também outros motivos para seu cachorro estar apresentando o comportamento. Ele pode estar com algo incomodando ou doendo na região como uma picada dolorida de inseto, um machucado, uma unha quebrada ou lascada e outros elementos incômodos também. Para ajuda-lo você precisa examinar muito bem a patinha e tentar localizar o problema.

Caso você verifique uma infecção, leve-o ao veterinário para buscar a medicação correta e aposte em um cone elisabetano por alguns dias para evitar que a infecção piore. Se for uma ferida, utilize antissépticos para evitar a infeção e também impeça o doguinho de ficar mordendo e lambendo a área (mais uma vez o cone é uma boa opção).

Outra causa comum é o estresse, ansiedade e aborrecimento/tédio. Todos esses sintomas causam transtornos obsessivos com grande frequência e é preciso cuidar da situação psicológica para que os transtornos passem. Por isso, nunca o deixe muitas horas sozinho, sempre o leve para passear e brincar, não o deixe isolado em um cômodo da casa e ame-o bastante. Brinque com ele, penteie seu pelo, esteja lá por ele. Também forneça brinquedos para ele morder enquanto estiver sozinho, quanto mais opções de distração, melhor será.

Você sabia de tudo isso? Comente!

Caneca para Presente