Canecas para Presente

Como sempre falamos, cachorros recém-nascidos são muito adoráveis, entretanto muito sensíveis também e precisam de muito cuidado. Depois que a mamãe cachorro der à luz, você precisa ficar de olho para saber se tudo está ocorrendo corretamente. Por isso hoje vamos dar algumas dicas sobre como cuidar de cachorros filhotes.

Fase da observação

Esta é a primeira fase que começa já quando o nenê cachorro sai da barriga de sua mãe e perdura durante seus primeiros meses de vida. Aqui você precisa observar como estão se saindo cada um dos filhotes na ninhada, ver se estão se mexendo, se sua respiração está correta, se estão crescendo de forma igual ou parecida e também se estão se alimentando e se dando bem com sua mamãe.

É de suma importância que o cachorro passe esse período com sua mãe já que os primeiros cuidados são essenciais para o estado físico e psicológico. Por isso, jamais os separe até pelo menos 3 meses de vida, sua socialização e qualidade de vida dependem disso. Caso você observe algo anormal como vômitos, choros demais, diarreia ou anormalidades físicas, não hesite em chamar o veterinário para fazer uma avaliação.

Canecas para Presente

Leia também: Dicas para adaptar bem um novo filhote de cachorro

Como cuidar de cachorros recém-nascidos? 3

Alimentação dos recém-nascidos

Logo após o nascimento os recém-nascidos já irão ser alimentados pelo leite materno que é capaz de proporcionar todos os nutrientes necessários para seu crescimento saudável. Lá eles encontram imunoglobulinas, gorduras, proteínas, carboidratos e água, assim fortalecendo suas defesas e os ajudando a crescer fortes e saudáveis.

Caso o filhote não possa contar com sua mamãe para ser amamentado, você precisará fazer este papel tão importante. Filhotes comem a cada duas ou três horas logo que nascem e conforme vão crescendo, o intervalo vai diminuindo. Você precisará comprar fórmulas prontas e utilizar mamadeira, peça orientações ao seu veterinário de confiança para não cometer erros. Quando os pequenos completam um mês de vida, eles já podem fazer a transição de líquidos para alimentos moles e depois sólidos.

Jamais se esqueça que esta é uma fase imprescindível para o crescimento dos cachorros que precisam ganhar peso neste período para ter defesas e sobreviver. Lembre-se de pesar os recém-nascidos regularmente e de fazer o acompanhamento para saber se está indo tudo bem.

Canecas para Presente

Temperatura

A temperatura corporal também é extremamente importante para que o cãozinho se desenvolva bem, caso o filhote não consiga estabelecer sua temperatura podem falecer. Inclusive, esta é a principal razão que leva a morte ainda na primeira semana de vida. É muito importante dar a mãe e aos filhotes um espaço só deles ondem tenham privacidade e fiquem quentinhos.

Disponibilize mantas grossas e quentes, colchonetes e almofadas para que fiquem aquecidos, também é importante manter o espaço muito limpo para manter a saúde dos pequenos em dia. Caso o filhote não tenha mãe, é preciso dar-lhe muito mais amor e aquecer-lhe diariamente. Coloque-o em uma caixa de papelão ou de transporte cheia de mantinhas e espaços para que ele se mantenha aquecido. Além disso, o ambiente deve estar entre 20 e 22ºC. Uma boa dica é usar uma manta elétrica abaixo do ‘ninho’ (sem contato direto) para que ele conserve seu calor.

Como cuidar de cachorros recém-nascidos? 4

Socialização

Sempre falamos a respeito de socialização e é importante relembrar disso aqui também. Esta é uma fase fundamental para que o cachorro cresça conhecendo o universo ao seu redor, assim se tornando mais calmo, tolerante e terá boas interações com outros cachorros.

É importante deixar os filhotes com sua mamãe e irmãos até os três meses de vida para que criem estabilidade emocional e aprendam a se virar sozinhos, a compartilhar e ter contato uns com os outros. Depois desta fase, você deve começar a apresentar os pequenos a outros animais, a pessoas estranhas e a crianças. Assim ele irá aprender desde cedo que existe muito além dele e sua família, compreendendo melhor as diferenças e se tornando um bom garoto.

Importante

Sempre que algo parecer não estar indo bem, é de suma importância que você procure seu veterinário de confiança. Este é um período muito instável e que precisa de cuidado e carinho para que os recém-nascidos cresçam felizes e saudáveis. Fique atento e sempre observe as reações dos pequenos para que tudo dê certo.

Você sabia de tudo isso? Comente!