Canecas para Presente

Como sempre dissemos aqui no CachorroAmigo, a saúde do seu cachorro é de responsabilidade sua e por isso é de suma importância estar sempre de olho nos sinais e mudanças que seu cão tem apresentado. Pensando nisso hoje iremos apresentar 10 sinais de que a saúde do seu cachorro não está perfeita para que você possa buscar ajuda o mais rápido possível – se necessário.

Sinais para ficar alerta

1. Escondidos e desanimados

É comum que quando doente, o cachorro tente se esconder pela casa e se afastar da família. Este é sempre um dos primeiros sinais e por isso esteja sempre de olho no comportamento do seu cão pois o fato dele estar escondido não é brincadeira, significa que algo está errado.

2. Urinar fora do lugar

Cães que urinam em inúmeros locais ao longo da casa e em quantidades maiores do que o usual podem estar apresentando problemas urinários. É possível que haja incontinência urinária, pedra nos rins, infecção urinária e diversos outros problemas neste sistema de excreção. Por isso, fique alerta e não demore para levar seu amigo ao veterinário.

Leia mais: Como deve ser a alimentação de cachorro com insuficiência renal?

9 sinais que indicam que a saúde do seu cachorro não está bem 3

3. Cansaço excessivo

A letargia, vontade de ficar quieto e de não brincar, também é um sinal importante que precisa ser reparado. Cães que não querem mais se mexer muito ou que ficam com a respiração ofegante após fazer pouco esforço podem estar doentes, em geral cães que apresentam este sintoma costumam se mostrar sonolentos e tristes ao longo do dia.

4. Vômitos

Este é um sinal de alerta maior, afinal não é sempre que seu cachorro vomita. O vômito pode ser simplesmente a expulsão de algum alimento que fez mal ou também pode demonstrar sintoma de grave intoxicação, envenenamento ou outros problemas digestivos. Por isso, sempre ao sinal de vômito leve seu cão para uma consulta veterinária.

5. Diarreia

Assim como o vômito, a diarreia também é um sinal de alerta maior pois anuncia uma série de doenças diferentes que vão desde desidratação a parasitas, intoxicações e problemas gastrointestinais. Por isso, fique alerta e ao sinal de mudança sempre leve seu amigo para uma consulta.

6. Falta de apetite

É preciso estar alerta em relação a alimentação do cachorro. Se seu cão se recusa a comer, não demore para leva-lo ao veterinário já que este é um sinal fortíssimo de alerta. Cães sem apetite podem estar com febre, dor ou ainda estresse.

9 sinais que indicam que a saúde do seu cachorro não está bem 4

7. Tosse

A tosse que dura mais de uma semana pode indicar uma doença crônica que vai desde infecções respiratórias até problemas cardíacos e complicações pulmonares. O alerta é ainda mais forte em filhotes que podem facilmente pegar pneumonias.

8. Cuidado com o pelo

Pulgas, carrapatos e sarnas são insetos odiosos capazes de causar a queda do pelo e também trazer doenças para o cachorro. Além disso, problemas endocrinológicos, fungos ou ainda infecções por estafilococos podem causar a queda dos pelos e por isso não demore para levar seu amigão para uma consulta.

9. Movimentação

Seu cachorro está com dificuldade para andar? Você percebe que ele está sentindo dor ou desconforto ao pisar, se locomover, sentar e etc? Estes podem ser sinais de doenças no quadril, coluna ou até mesmo hérnias e machucados, por isso também fique alerta a estes sintomas.

Mantenha-se sempre alerta

Ao sinal de QUALQUER um desses sintomas, por favor não demore para levar seu cachorro para uma visita ao veterinário. É melhor prevenir do que remediar e o gasto com alguns reais para pagar uma consulta com certeza serão muito menores do que os custos de um tratamento completo. A maioria das doenças se diagnosticadas cedo podem ser revertidas facilmente, por isso não deixe o quadro se agravar e ajude seu cachorro o mais cedo possível.

Você conhecia essas informações? Comente!