Não existe nada mais frustrante do que chegar o horário de ir dormir e seu cachorro estar agitado e pronto para brincar mais e mais. É sempre importante manter ambos os horários sincronizados, assim garantindo que vocês dois tenham sonos tranquilos.

Por que meu cachorro não dorme à noite?

Existem inúmeros fatores para seu cachorro não consiga dormir durante a noite e da mesma forma que se fosse com você, é preciso investigar os mais diversos fatores para elimina-los e assim garantir uma noite de sono duradoura e feliz. Veja a seguir as principais causas para seu cãozinho perder o sono:

Ruídos noturnos

A audição canina é extremamente aguçada e barulhos noturnos são terríveis para eles, isso porque no completo silêncio eles conseguem ouvir ruídos emitidos ainda mais longe. Logo, esta pode ser uma das causas para seu cachorro não conseguir dormir a noite.

Dores e problemas de saúde

Quando um cachorro está sentindo dor, com falta de ar, desconforto ou algum outro sintoma referente a sua saúde, infelizmente ele não tem como contar diretamente para você. Por isso é preciso estar atento nos sinais e caso seu cão esteja perdendo o sono à noite, a causa pode ser justamente algum problema que está aparecendo. Por isso, marque uma consulta com seu veterinário para garantir que está tudo bem.

Leia também: 9 sinais que indicam que a saúde do seu cachorro não está bem

dormir

Muito frio ou muito calor

Passar calor ou frio durante a noite com certeza afeta o sono do seu cão da mesma forma que afetaria o seu. Por isso, é muito importante que você pense bem onde irá colocar a caminha do seu cachorro e também mantenha o local bem arejado ou aquecido.

É importante levar a umidade em consideração, logo nos dias frios coloque algum isolante térmico abaixo da cama para que o cãozinho consiga se manter quente e também adquira alguns cobertores para ele. Já nos dias quentes, garanta uma boa circulação de ar, água à disposição e se você tiver ar condicionado, coloque seu cachorro para dormir com você. Ele irá agradecer.

Comer demais antes de dormir

A digestão é algo que realmente tira o sono, afinal é preciso de muita energia no estômago e também de uma posição confortável. Por isso, é de suma importância que você dê o jantar para seu cachorro no mínimo uma hora antes de ir dormir, o ideal é repartir a comida diária em duas ou três vezes para deixa-lo saciado sempre e não precisar comer muito e digerir muita comida depois.

Ausência de exercícios físicos

Cachorros são animais ativos e precisam praticar exercícios com frequência. Cada raça possui um hábito, porém o que todas tem em comum é a necessidade de queima de energia diária. Por isso, garanta que seu cachorro passeie ou brinque com você pelo menos uma vez ao dia para poder gastar suas calorias e então sentir-se cansado durante a noite.

Dicas para fazer seu cachorro dormir à noite

Os cães dormem a média de 13 horas por dia sendo que de 8 a 9 devem acontecer a noite, dormindo o restante do tempo em pequenos cochilos durante o dia. Caso isto não esteja acontecendo, algo está errado e por isso vamos passar algumas dicas para que seu sono volte a ficar regularizado. Vamos lá?

Local de dormir

Talvez o local que você está destinando para seu cachorro durante a noite não seja adequado. É importante que ele tenha um espaço só para ele em um cantinho da sua casa. Ele precisa ser aquecido, porém ter certa circulação de ar. Também não deve ser próximo do ‘banheiro’ do seu cão e precisa de uma cama confortável, cobertores e ser do tamanho adequado. Muitos cachorros gostam de dormir na cama com os tutores e não há problema nisso desde que seja seguro para ele.

Dicas para fazer seu cachorro dormir à noite 2

Prática de exercícios

Você está levando seu cachorro para caminhar e brincando com ele diariamente? Se não, comece a trazer esse hábito para sua rotina com seu cachorro. É de suma importância a prática diária de exercícios físicos para que haja a queima das calorias adquiridas ao longo das refeições feitas durante o dia, além disso o hábito de se exercitar melhora a saúde mental do seu cão, diminui a ansiedade, o tédio e a inquietação também.

Cuidados com o jantar

Como dissemos acima, o ideal é separar as refeições diárias em duas ou três vezes para que seu cachorro não precise fazer pesadas digestões antes de dormir, assim perdendo o sono.

Nada de ruídos

Garanta que o local onde seu cachorro irá dormir seja livre de ruídos. Ou seja, feche as janelas para evitar barulhos da rua, desligue os aparelhos eletrônicos para evitar barulhos e evite ruídos altos como descargas e afins para que seu cão consiga dormir a noite toda.

Truque infalível

Um dos truques mais infalíveis para fazer seu cachorro pegar no sono é aquecer sua caminha. Você pode usar uma bolsa de água quente ou um secador de cabelo para isso e com certeza o aquecimento fará seu cachorro relaxar e logo pegar no sono, assim dormindo a noite todinha – evite o uso de mantas elétricas devido a sua falta de segurança, afinal o cachorro pode roer o fio e acabar causando acidentes.

Gostou das dicas? Comente!