Canecas para Presente

O mundo é realmente um local perigoso para cachorros, isto porque além de frutas, verduras e legumes, ainda existem plantas que são venenosas para eles. Descubra agora mais sobre este assunto para poder proteger seu amigão.

Quais são as plantas venenosas para cachorro?

Existe uma lista de flores que causam sérios problemas de saúde em nossos amigos peludos e é muito importante estarmos atentos para evitar acidentes. Por isso, preste atenção na lista a seguir e anote tudinho.

Cannabis sativa

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 14

A cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha ou marijuana, é uma das plantas extremamente tóxicas para cachorro que em doses elevadas podem fazer um cão ficar inconsciente por três dias! Até o momento não se descobriu um risco mortal, porém a planta traz graves problemas que vão desde alterações no ritmo cardíaco quanto desorientação, salivação e tremores. Mesmo sendo ilegal no Brasil, é importante saber que a droga ilícita pode causar sérios problemas aos pequeninos.

Lilás (syringa)

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 15

As lilás são belas flores que muitas pessoas adoram comprar para decorar seus jardins, porém caso você tenha um cachorro em casa precisará escolher outra espécie. Isso porque após sua ingestão os cães possuem fortes dores estomacais, tremores e letargia também.

Leia também: Dicas para exercitar seu cachorro em apartamento

Palmeira-sagu

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 16

Esta é uma palmeira ornamental popular em algumas partes do país e sua ingestão também causa problemas aos nossos cachorros. Os primeiros sintomas são vômitos e diarreia seguido por problemas nos órgãos vitais e por fim, causando a morte. Tudo isso graças a cicasina, uma substância extremamente tóxica que é presente na planta.

Narcisos

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 17

Podem parecer indefesos, porém os narcisos também são muito problemáticos. Ao comer narcisos, os cachorros podem ter diarreia, vômito, excesso de salivação e caso o quadro evolua, é possível ver distúrbios cardíacos e convulsões. Todo cuidado é pouco.

Azaleia

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 18

Esta é outra flor comum para decoração, porém é preciso evita-la já que sua ingestão por cães causa vômito, diarreia, excesso de salivação, letargia e por fim, a morte. Por isso mantenha seus amigos peludos longe desta flor.

Rícino

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 19

Não tão popular, porém também existente, o rícino possui sementes capazes de causar ardor na boca e também na garganta do cão, assim causando uma sede excessiva no cãozinho. O rícino também causa intoxicação, causando vômitos, diarreias e podendo ocasionar a morte do cão.

Ave do paraíso (estrelícia)

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 20

Esta é uma planta exótica que chama a atenção por onde quer que passe, porém é bom que ela fique longe de nossos cães já que é capaz de causar vômitos e diarreia.

Comigo-ninguém-pode (diefenbáquia)

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 21

Esta esta presente em toda casa brasileira e causa grandes problemas aos cães. Sua ingestão causa irritação, bolhas e inflamação em toda sua pele, além disso ao comê-la, seu cachorro irá sentir ardência na garganta, terá inflamação no trato digestivo, dificuldade ao engolir, vômitos e insuficiência respiratória – por isso, atenção!

Azevinho

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 22

Seus frutos, sementes e folhas são venenosos, não sendo nada seguro ter esta planta no quintal onde seu cachorro passeia todo dia. Dentre os sintomas que sua ingestão causam estão vômito, diarreia e dores abdominais intensas. Além disso a planta causa sonolência e até mesmo grave desidratação.

Ciclame

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 23

Aqui o problema está em seu principio ativo chamado ciclamia que trabalha como um purgante poderoso capaz de causar sérios quadros de diarreia, vômitos e dor abdominal intensa, podendo causar convulsões, insuficiência renal e até paralisia.

Oleandro (louro-rosa)

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 24

O oleandro é totalmente tóxico, todas as suas partes causam problemas a saúde canina. Dentro destes problemas estão sintomas gastrointestinais, depressão no sistema nervoso central, febre, alterações cardíacas e até mesmo a morte através de parada cardíaca.

Amaryllis

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 25

Esta é outra flor comum nas decorações, porém que causa graves problemas. Ela causa vômitos e diarreias fortes acompanhadas de dor de estômago, falta de coordenação, distúrbios cardíacos, falta de coordenação motora, mal estar e por fim, a morte.

Flor de páscoa (Anemone pulsatilla)

13 plantas que são muito venenosas para cachorro 26

Esta flor causa problemas relacionados a dermatite de contato, salivação em excesso, vômito, diarreia, irritação da mucosa e dor intensa.

O que fazer em caso de intoxicação

Caso seu cachorro comece a apresentar qualquer um desses sintomas, é de suma importância que você haja com rapidez. Primeiro você deve identificar qual foi a planta que causou a intoxicação, assim levando-a consigo caso não saiba o nome.

Então, ligue o mais rápido possível para seu veterinário de confiança e informe a situação para receber as primeiras informações sobre como agir neste caso. Então leve seu cachorro o mais rápido possível para o consultório do seu veterinário para que lá ele consiga realizar procedimentos que salvarão a vida do seu amigão.

O ideal é prevenir este tipo de acidente ao verificar se há alguma das plantas desta lista em sua casa. Retire-a do seu local, faça um vaso e dê para seus amigos ou familiares, assim evitando que seu cachorro possa sofrer acidentes.

Você sabia de tudo isso? Comente!