Canecas para Presente

Se você é tutor, certamente já deve ter se feito esta pergunta. Será que é possível descobrir se seu cachorro respeita você ou não? Como podemos fazer essa descoberta? Vamos descobrir agora!

Como sei que meu cachorro me respeita?

Existem inúmeros problemas que podem ser apresentados por cachorro quando o assunto é respeito. É possível que ele só obedeça você quando estar de bom humor ou ainda que resmunguem quando precisam obedecer certa ordem. Existem cães que pulam nas pessoas ou ainda que fogem quando você pede para fazer o contrário, tudo para demonstrar protesto.

Ainda existem os que latem incessavelmente até que você desista da ordem dada. Mas a pergunta que fica sempre é se cães que agem desta forma realmente não respeitam você ou se apenas estão de birra. Pensando nisso, através de um questionário simples vamos descobrir se há respeito nesta relação ou se você está fazendo algo errado.

Canecas para Presente

Leia também: Por que cachorro gosta de seguir seu tutor?

Como sei que meu cachorro me respeita? 3

Seu cachorro demonstra alegria próximo de você?

Pesquisadores do comportamento canino afirmam que cães que demonstram alegria ao ver o tutor definitivamente possuem uma relação de respeito com ele. Sabe quando seu cachorro vem se sacudindo todinho e abanando o rabinho em uma atitude descontraída e até bobinha? É um sinal lindo de alegria, logo de respeito também. Você também deve ver esses sinais de alegria quando você dá comandos simples como sentar, ficar ou vir. Se ele responder feliz a você, significa que há respeito.

Como é a postura do seu cachorro?

Cães que demonstram através de sua linguagem corporal certa submissão a você, significa que ele compreende a sua autoridade. Entretanto, um cachorro feliz se porta de forma mais relaxada e com menor tensão nos músculos, além disso sua cauda se mantem relaxada assim como seu rosto também, isso porque ele compreende que você não é uma ameaça e respeita você porque há amor na relação. Por último, alguns cães ainda viram a cabeça em sinal de submissão além de evitar o contato visual, estes também são sinais de respeito a sua autoridade.

Você entra ou sai primeiro dos lugares?

Em uma matilha o líder é quem guia, logo ele é o primeiro a entrar ou sair dos lugares além de ser o responsável por andar a frente. Se seu cachorro deixa você passar na frente dele ao circular pela casa e aguarda sua entrada para segui-la, certamente há respeito. Em uma relação respeitosa também é possível observar que o cachorro sempre espera você se sentar para então escolher seu lugar. Agora, se seu cachorro corre na sua frente, não deixa você sentar no sofá em seu lugar favorito ou ainda não o segue pela casa… Você está em maus lençóis, hehe.

Canecas para Presente

Você pode estar causando o problema

Se você percebeu que seu cachorro não o respeita, vou dizer algo duro: Você pode estar causando o problema. Isso mesmo, você. Dentro de um relacionamento cão-tutor existe uma regra básica que precisa estar sempre em mente, um cachorro sempre respeita aqueles que o respeitam. Entretanto, se você demonstrar fragilidade ou tiver um estado emocional instável, é comum que seu cachorro se sinta desrespeitado e por isso aja da forma como costuma agir.

Como sei que meu cachorro me respeita? 4

Cães para terem uma vida plena e feliz precisam de estabilidade emocional, eles são seres extremamente sensoriais e conseguem perceber qualquer mudança no ambiente. Logo, não há como impor respeito sem ser demonstrando-o através de suas atitudes e astral emocional. Cães agem como uma extensão ao seu ambiente e assim medem suas reações. Se toda a vez que ele estiver parado na sua frente você simplesmente empurra-lo ou passar por cima dele ao invés de pedir licença, é normal que ele faça o mesmo com você já que a mensagem transmitida aqui é que você não tem autoridade para manda-lo sair.

Como exercitar a liderança

Quando um cachorro percebe que você é o líder, imediatamente ele irá obedecer você como senão houvesse amanhã e logo você percebera um comportamento agradável e adequado. Para isso é importante prestar atenção ao redor e usar dos recursos que tem ao seu dispor. Por exemplo, quando ele tiver uma atitude bacana com você, a elogie e faça festa para ele entender que agradou fazendo o que fez.

Eles também adoram seguir seus tutores, por isso utilize-se dessa situação mantendo-o seguro por todo o percurso para que ele compreenda que pode fazer isso sempre sem risco. Não esqueça também de demonstrar os comportamentos que são errados para ele com frases como ‘muito feio’ ou ‘não faça isso, é errado’. A estabilidade emocional também está em saber o que ele pode ou não pode fazer, inclusive cães adoram ter total noção desta distinção, por isso imponha sua liderança dando este norte a ele.

Você sabia dessas dicas? Comente!