Canecas para Presente

Nós sempre queremos agradar nossos cachorros e carinho é uma das melhores formas de fazê-lo. Além das brincadeiras, da melhor alimentação e dos cuidados com saúde, o carinho também se faz essencial no dia-a-dia para que os peludinhos se sintam amados e queridos. Porém, você sabe quais são os locais que eles mais gostam?

Quando falamos de cães, falamos de seres altamente sensoriais que simplesmente amam contato. O toque para eles é uma das maneiras mais intensas de demonstrar afeto e dentre seus locais favoritos para carinho estão a barriga, o focinho e o pescoço. Entretanto, nem todo cachorro sente o carinho da mesma forma e intensidade e por isso é importante que você observe as reações do seu cachorro para não fazê-lo se sentir amedrontado ao invés de amado.

Leia também: 8 comportamentos do tutor que o cachorro odeia

Carinho: Quais são os locais favoritos dos cachorros? 3

Como sei que o cachorro realmente está gostando?

Segundo os pesquisadores, existem certas formas de acariciar um cachorro que não são bem vindas e chegam a ser desconfortáveis para ele. Mesmo com boa intenção, pode ser que você esteja causando sentimentos ruins ao invés de bons e por isso é de suma importância tentar saber se seu amigão de quatro patas realmente esta curtindo as carícias.

Existem formas de carinho que são comuns dentre os tutores como batidinhas na cabeça, carícias na barriga ou ainda atrás da orelha que parecem inofensivas e adoráveis. Porém, existem cães que não gostam. Além disso, visualize você e o seu dia-a-dia. Quando alguém que você gosta muito vem abraçar você, claramente é comum que você se sinta feliz e amado. Entretanto, quando alguém que você não gosta vem abraça-lo, a reação é totalmente diferente.

O mesmo acontece com os cachorros. Você como tutor querer dar amor ao seu amigão é comum, uma relação de amor. Agora, um completo estranho vir dar carinho no seu cãozinho certamente despertará uma reação de negação, de algo não tão bom, de desconforto mesmo. Os cachorros não são diferentes de nós e não é qualquer carinho que agrada.

Mas voltando a pergunta: como eu sei que o cão está gostando? Basta observar! Os cachorros são seres transparentes emocionalmente e você com toda certeza irá perceber se seu cachorro está feliz onde está ou se está tentando fugir daquele carinho. É claro que ele possivelmente não irá morder você ou latir, porém dará passos para trás ou tentará se esquivar do seu amor não desejado.

Carinho: Quais são os locais favoritos dos cachorros? 4

Ranking: Os locais de carinho mais amados por seu cão

Agora, se você já possui uma relação de amor e cumplicidade com seu cachorro, ele com certeza irá adorar seu contato.

Entretanto, pesquisadores se preocuparam em descobrir quais são fisiologicamente os pontos mais amados e queridos por nossos cães. Nesta pesquisa foram avaliados cães de 28 raças diferentes que variavam entre idades e origens. O enfoque era descobrir quais eram suas reações ao serem tocados em cada ponto de 9 maneiras diferentes, 30 segundos cada vez. Assim foi definido um rank interessante.

Quando acariciados na cabeça, ombros ou patas, sinais de tranquilização eram emitidos junto a um desconforto devido ao contato físico com um estranho. Era possível ver que a frequência cardíaca aumentava junto com sinais claros de estresse e agitação por serem tocados por quem não gostariam. Ou seja, o cachorro não estava desfrutando dos carinho. Entretanto, ao serem acariciados no peito era possível ver que a frequência cardíaca diminuía e o corpo relaxava, diminuindo a quantidade de estresse. Ou seja, mesmo sendo um estranho, o carinho no peito trouxe um sentimento apaziguador, o que demonstra grande prazer na região.

Conclusão

Mesmo que seja praticamente irresistível, evite acariciar cachorros que você não conhece ou não tem relação para evitar causar estresse e medo no cãozinho.  Não faça com ele o que não gostaria que fizessem com seu pequeno melhor amigo, combinado?