Canecas para Presente

Não há quem não goste de um delicioso morango, fruta que combina com diversos alimentos e que pode ser ingerida através de sucos, em doces, sobremesas, sorvetes, iogurtes e muito mais. Entretanto, será que cachorros também podem gostar dela? Vamos descobrir!

Cachorro pode comer morango?

A resposta é sim! Veja bem, cada vez mais as rações industrializadas estão sendo vistas como vilãs da saúde canina. Isso não apenas em função da composição nutricional defasada como também pela imensa quantidade de sódio e de corantes que fazem muito mal ao organismo do cãozinho a longo prazo. Por esta razão cada vez mais tutores estão buscando complementar e até mesmo dar exclusivamente alimentos orgânicos e naturais para suprir as necessidades alimentares dos cães.

Ou seja, mesmo os cachorros sendo carnívoros por natureza, cada vez mais seus organismos tem se adaptado para uma dieta onívora que inclui algumas frutas, verduras e legumes. Felizmente, o morango é uma das frutas que compõe a não tão longa lista de alimentos permitidos para os cães. Caso você não saiba, existe uma série de vegetais que são extremamente tóxicos para cachorro, por isso esteja sempre atento na hora de adicionar um novo alimento a dieta do seu amigão.

Leia mais: Cachorro pode comer uva?

morango

Voltando ao morango, esta é uma fruta inofensiva ao organismo canino e ainda provém inúmeros benefícios para o corpo dos cães. Inclusive, uma informação interessante é que não é necessário se preocupar com as sementes da fruta, é possível dá-la por inteiro ao cão. Basta lava-la, retirar as folhas verdes e servi-la fresquinha.

Vale ressaltar que é possível que seu cãozinho tenha alguma alergia a fruta – seja a essa ou qualquer outro alimento – por isso lembre-se de oferecer aos poucos e ver como o organismo dele se comporta. Caso ocorra vômito, diarreia, apatia, aumento de ingestão de água ou ainda dificuldade na respiração, visite rapidamente seu veterinário de confiança e informe que você deu morango ao seu amigo peludo. Ele saberá como agir para reverter a reação alérgica com os medicamentos corretos.

Propriedades nutricionais da fruta

O morango é uma fruta que surgiu primeiro no continente europeu e foi levada para outras partes do mundo onde é plantada e consumida regularmente. Dentre suas qualidades está o baixo valor calórico, as propriedades diuréticas, o fato de possuir grande quantidade de vitaminas A, C e do Complexo B além de minerais como potássio, iodo e magnésio que são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico e também para o bom funcionamento do corpo.

A fruta ainda é capaz de combater o tártaro e apresenta fortes antioxidantes capazes de combater os radicais livres e prevenindo o desenvolvimento de células cancerígenas. Por último, o morango se destaca por suas propriedades anti-inflamatórias que reduzem as dores nas articulações e também a formação de inflamações em alguns tipos de tecidos.

Como faço para servir a fruta?

Esta é uma fruta vermelha adocicada conhecida por ter muita frutose, por isso é importante jamais servi-la em porções exageradas afim de evitar o estado de hiperglicemia e também o surgimento de diabetes canina.

Posso dar morango para cachorro? 2

A quantidade varia de acordo com o porte do cão e vai de um a três morangos por dia – sempre sem açúcar, chantili ou qualquer outro ingrediente que você esteja acostumado. É morango e só. Você pode usar a fruta como petisco, assim a utilizando como moeda de troca para treinamento positivo. Corte o morango em pequenos pedaços e vá dando a cada acerto.

Importante

Antes de adicionar qualquer tipo de alimento à dieta do seu cachorro é importante que você consulte seu veterinário de confiança. Isso porque apenas ele conhece as particularidades do seu cachorro, sabe quais foram os problemas de saúde já enfrentados ou se há algum risco de hipersensibilidade ou alergia. Além disso, ele poderá passar para você receitas e truques para aplicar o morango de forma sadia e divertida.

Lembre-se que a saúde do seu cachorro só depende de você e dos cuidados que você oferece. Então, jamais seja negligente e ao perceber qualquer tipo de sinal anormal, não demore para leva-lo ao veterinário. A sua ação rápida pode salvar a vida do seu amigão que ama tanto você. Logo, esteja sempre atento e tome decisões racionais e responsáveis.

Você já deu morango para o seu cachorro? Conte para a gente se ele gosta nos comentários…