Canecas para Presente

Quando uma cadela tem uma ninhada, muitas vezes a fila por adotantes é ansiosa e interminável. Afinal, quem não adoraria ter uma bolinha de pelos feita de puro amor em casa? Porém, é comum que os tutores fiquem em dúvida sobre quando começar a desfazer a ninhada e deixar que cada filhote tome seu rumo em suas novas famílias. Por isso, hoje iremos esclarecer esta dúvida.

Quando posso tirar um filhote da ninhada?

Apesar de toda a ansiedade, não existe nada mais importante do que a convivência de um filhote com sua mamãe e irmãozinhos. É com eles que o pequeno fortalece seu sistema imunológico, aprende a caminhar, a brincar e muito mais. Esse contato garante que o filhote cresça saudável e também forte, pronto para o mundo lá fora. Logo, todo veterinário que você perguntar dirá que o ideal é sempre esperar que o filhote complete 3 meses de vida.

Leia também: Dicas para adaptar bem um novo filhote de cachorro

Quando posso tirar um filhote da ninhada? 3

Porém, é preciso ter em mente que esta não é uma regra rígida e inquebrável. Existem situações em que o período deve ser maior, em outras deve ser menor e para compreender isso, é preciso conhecer o processo pelo qual os filhotes passam durante este período em família. Durante as primeiras semanas do cãozinho, é sua mamãe que irá o alimentar, aquecer e fornecer anticorpos.

Tudo isso ocorre até a sexta ou oitava semana de vida quando começa a ocorrer o desmame. Este não é feito de uma hora para outra, na verdade ocorre de forma gradual conforme os alimentos sólidos são oferecidos. Quando isso, ocorre, os filhotes começam a conquistar sua independência. Porém, aqui eles começam a aprender outras coisas sobre a vida e o mundo, aprendem a brincar, a se defender e a ser forte e destemido.

Infelizmente, poucas pessoas sabem da importância desses momentos e acabam separando as ninhadas logo após o período de desmame. E quais as consequências disso? Ocorre a temida má socialização que causa medos, desrespeitos e traumas também. Por isso, sempre espere os 90 dias de vida para garantir que seu filhote cresça forte e saudável não só fisicamente como mentalmente também.

O que acontecerá caso eu separe a ninhada antes?

Da mesma forma como nós, os cachorros aprendem a maior parte do que precisam para viver com sua mamãe e irmãos. É neste período que ocorre o chamado ‘imprinting’ que significa justamente que seu futuro amigão está aprendendo a ser um cachorro. Ele irá aprender tudo sobre o mundo ao seu redor, descobrir quando deve latir, quando deve comer ou ainda como respeitar a hierarquia. Brigando com seus irmãos, ele aprende a se defender, descobre como é viver em matilha e que deve sempre seguir o mais forte – no caso, sua mamãe. Tudo o que for mal compreendido nesta fase dificilmente é aprendido durante a vida adulta.

Quando posso tirar um filhote da ninhada? 4

Assim como o ser humano, os cães são seres sociais por natureza e possuem a necessidade de viver em grupo, em matilha. Eles precisam de um líder que guie diante das dificuldades e que apresente o mundo como um lugar seguro. Durante uma tempestade, é a mamãe que irá ensinar que eles estão em um local seguro e que nada irá machuca-los. Que durante o passeio irá ensinar onde andar e onde não andar e também que irá orientar como amar e ser amado também.

Além disso, conforme crescem a mamãe e os demais cães adultos começam a doutrinar os filhotes em relação a comportamentos não desejáveis. São exemplos deste comportamento acordar um cachorro adulto, roubar comida, latir sem razão, desafiar o líder e outros. Esses comportamentos são corrigidos já no primeiro mês de vida e vão sendo aperfeiçoados conforme o crescimento ocorre.

Se você hoje possui um cachorro que sente muito medo de tempestade e sons altos, que possui dificuldade em obedecer ou ainda que late sem razão ou perturba você durante a noite, saiba que a razão pode vir do fato dele ter sido retirado de sua mamãe antes dos três meses, ou seja, antes de aprender tudo o que deveria.

Você sabia de tudo isso? Comente!